Diabetic Pregnancy Study Group of the EASD
9-12 de Setembro, Luso/Coimbra, Portugal


Realizou-se pela primeira vez em Portugal a Reunião do Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes. Este grupo é constituído por membros oriundos da Europa e membros honorários oriundos dos diversos Continentes não Europeu, nomeadamente o Americano (EUA), Asiático e Australiano. No que se refere à diferenciação cientifica é composto por Endocrinologistas/Diabetologistas Obstetras, Pediatras e Investigadores de ciências básicas. De acordo com os estatutos a aceitação como menmbro implica a apresentação de trabalhos inovadores (comunicaçõesorais ou cartazes) nas reuniões anuais e a apresentação de um CV que demonstre o interesse e a prática do candidato na área da Diabetes e gravidez. De Portugal apenas existe um membro, eu própria, desde 1998, sendo a minha presença regular nestas reuniões desde 1989.

Quem quiser estar presente deve consultar a página da Internet, www.dpsg.nu/ submeter um trabalho e se este for aceite pode estar presente na reunião anual do grupo.

O trabalho desenvolvido pela equipa da Consulta de Endocrinologia/Obstetrícia dos HUC, que tem apresentado trabalhos praticamente desde 1989, levou a que fosse concedido ao nosso grupo de trabalho a honra de realizar a 36ª reunião anual, no Luso/Coimbra.

Estiveram presentes cerca de 100 Congressistas de todos os países da Europa (Ulf Erikson, Alberto de Leiva, Moshe Hod, Lars Molsted-Pederson, Clara lowy. Anne Dornhorst entre outros) dos EUA (Boyd Metzer, Lois Javanovic, John Kitzmiller, Patrick Catalano, David Pettit entre outros), da Austrália, Nova Zelândia, Japão, Argentina e índia. De Portugal estivaram presentes colegas convidados de Lisboa, Porto e Coimbra, tendo em conta ser Portugal o país anfitrião.

O programa científico da responsabilidade da direcção da DPSG presidida pelo Prof. Gernot Desoye da Áustria, foi preenchido na quase totalidade por cartazes (29) e comunicações orais (30, uma das quais da equipa dos H.U.C.), sempre merecedores de animada discussão. Como habitualmente destacam-se várias conferências proferidas por prelectores convidados que passamos a enumerar: “Environmental Triggers and Determinants of Type 1 Diabetes”, Prof M. Knip de Helsínquia, Finlândia; “Understanding Islet Regeneration and its limits”, Prof D.J. Hill, Ontário, Canadá; “Adipose Tissue Hormones” Prof. M. Guerre-Millo, Paris, França; “On Funcional Teratogenesis and perinatal prevention of Lasting Health Risks in Offspring of Diabetes Mothers”, Prpf A. Plagemann, Berlim, Alemanha, “Aspects of Screening, Diagnosis and Aim of Treatment of GDM Pregnancies”, Prof. U. Hanson, Upsala, Suécia e “Fetal Programming and the Pancreatic B-cell”, Prof. L. Aerts, Lovaina, Bélgica.

Um cuidadoso programa social completou a reunião de que se destaca um passeio a Coimbra, completou a Reunião.

O ambiente relaxante do Luso, a gastronomia Portuguesa os fados de Coimbra e o vinho do Porto, juntamente com a cordial hospitalidade Lusa e uma organização exemplar, mereceram os maiores elogios e tornaram esta reunião inesquecível para os que nela participaram.

Em 2005, o 37th Annual Meeting terá lugar na ilha de Mikonos na Grécia de 15 a 18 de Setembro após o EASD em Atenas.



A Presidente do Grupo Organizador Local

Manuela Carvalheiro