Pesquisar

Newsletter



Ano de 2003/04

RELATORIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA no ano 2003/2004

Durante o último ano ( Março 2003 / Março 2004), as actividades dos Corpos Gerentes eleitos, centraram-se principalmente na preparação e discussão das propostas de revisão do Programa Nacional de Controlo da Diabetes que foram presentes ao Ministério da Saúde ( Secretário de Estado e Direcção Geral da Saúde) e da resultante posição na Comissão Coordenadora do respectivo Programa Nacional e, ainda, na preparação do Programa Científico do 6º Congresso português de Diabetes em colaboração com a Comissão Organizadora. Intensificou-se o apoio aos Grupos de Trabalho da SPD, a dinamização e divulgação da Página na Internet e a reactivação, criação e entrega de Bolsas de Estudo e Prémios para os sócios.


  1. Sócios

    Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 764. A campanha de actualização das quotas e a possibilidade do seu pagamento através de transferência bancária permitiu a actual existência de um maior número de sócios com as quotas em dia.

    Os Sócios Beneméritos - ( de platina: Bayer, Lilly Farma, Merck, Roche Diagnostics, Servier, Novartis, Abbott e Merck Sharp e Dhome) ( de ouro: A Menarini, Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pôde realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.

  2. 6º Congresso Português da Diabetes

    Está em pleno andamento o 6º Congresso da SPD. Citando a presidente da SPD: “O êxito do Congresso está no empenho dos associados, nos seus trabalhos e na sua presença activa, fazendo do Congresso mais um marco científico da vida da SPD”. Coube à Direcção, delinear o Programa Científico, escolher os tópicos dos simpósios, convidar os conferencistas de renome internacional e seleccionar os trabalhos presentes como comunicações livres. As escolhas, procuraram não repetir assuntos já abordados no Congresso anterior, focando temas de grande actualidade para a investigação e para a clínica na Diabetologia. A colaboração com a Comissão Organizadora e o Presidente do Congresso Prof. J. Luís Medina foi permanente através do seu tesoureiro Dr. Celestino, assim como a coordenação, com a empresa responsável, apesar das vicissitudes da mesma, pelo Secretário - Geral.

  3. Reunião Anual

    A Reunião Anual da SPD realizada em Março de 2003 em Tomar, foi uma reunião de sucesso, estando presentes mais de 200 sócios. Na Reunião, optou-se por privilegiar a acção dos Grupos de Trabalho da SPD os quais foram incentivados a terem uma participação activa nas actividades da SPD. Temas importantes abordados foram: A avaliação económica dos medicamentos, o Rastreio da Retinopatia e a Prevenção da Diabetes do tipo 2. Na Assembleia-geral da SPD, aí realizada, foram aprovados o relatório de contas e o relatório de actividades da direcção do ano transacto. Foi, ainda , aprovada a denominação de Prémio Hargreaves para o prémio anual da SPD/ Novartis e a instituição de novos prémio a atribuir a artigos publicados em revistas de renome internacional.

  4. Dia Mundial da Diabetes

    O Dia Mundial, 14 de Novembro, foi este ano dedicado à nefropatia diabética e à prevenção da Insuficiência Renal.. A sessão oficial, organizada, como habitualmente pela SPD em conjunto com a SPEDM e a APDP, decorreu no Hospital Militar do Porto com a presença de entidades oficiais e a presidenta da SPD proferiu um discurso alertando as autoridades para as necessidades crescentes dos cidadãos com Diabetes e da necessidade de melhorar o acesso aos novos medicamentos e tecnologias facilitadoras do melhor controlo e tratamento da Diabetes. A edição de um cartaz nacional e de um folheto alusivo ao tema foram largamente difundidos por todo o país e serviram de base a muitas iniciativas locais.


  5. Relações com o Ministério da Saúde

    Continuámos a participar nas reuniões de Preparação e de Acompanhamento do Programa Nacional dando conta das nossas posições em relação à actualização do âmbito de actuação da Comissão e das quais temos vindo a dar conta nas Cartas do Presidente que enviámos a todos os sócios.

    Considerámos necessário manter as actuais regalias dos doentes diabéticos mas, pretendemos ver alargadas as responsabilidades da SPD no âmbito da Formação dos profissionais de saúde na área da diabetes e defendemos a inclusão da área dos novos medicamentos e técnicas avançadas de monitorização e terapêutica da Diabetes no Programa de Controlo da Diabetes. Estas nossas reivindicações foram aceites, em princípio e fazem parte das competências da nova Comissão de Acompanhamento do Programa.

    A Direcção Geral de Saúde e o Sr. Secretário de Estado da Saúde convidaram a SPD, na pessoa do seu Presidente, para coordenadora científica do Programa, convite que foi aceite sob reserva dada a forma como tinha sido realizado, anteriormente e sem pré-aviso o Protocolo entre o Ministério da Saúde e a ANF. Lembramos que este Protocolo levou a uma tomada de posição enérgica por parte da SPD da qual demos conhecimento às partes interessadas e a todos os sócios da SPD em carta, encontrando-se, ainda, divulgada na página da SPD na Internet.

  6. Cartas do Presidente

    A informação aos sócios das actividades da Sociedade continuou a ser feita através das cartas do Presidente, tendo sido editadas duas, e, ainda, através da página na Internet.

  7. Página na Internet

    Desde o início de 2003, a página na Internet www.spd.pt sofreu alterações sensíveis e a sua actualização tem sido frequente. Como exemplo: a possibilidade que houve de inscrição na Reunião Anual nesta página. A divulgação das actividades da SPD e o contacto com os grupos de trabalho e com o Secretário-Geral está muito facilitada através da página.

    A divulgação das cartas do Presidente, das Bolsas e Prémios da SPD a concurso e já atribuídos, dos artigos publicados por autores nacionais em revistas de prestígio são rubricas permanentes.

    É, intenção da Direcção criar newsletters electrónicas de informação sobre temas de actualização para os sócios que aderirem a esta iniciativa.

  8. Grupos de Trabalho

    Tem sido difícil a implementação da actividade dos Grupos de Trabalho na SPD. Os motivos são conhecidos e fazem parte do dia-a-dia de todos nós.

    Apesar disso, foram criados novos grupos de trabalho que muito poderão contribuir para o crescimento científico da SPD: ( Epidemiologia, Qualidade de Vida e Enfermagem na Diabetes). Reforçamos as nossas intenções enunciadas no Programa de Candidatura.

    A SPD dispõe, hoje, de meios para patrocinar as actividades consideradas relevantes para o bom funcionamento dos grupos de Trabalho, assim haja iniciativas!

    Da Reunião Anual em Tomar, resultaram propostas de trabalho já em curso pelos Grupos de Estudo da Diabetes e Gravidez e do Grupo de estudo da Nefropatia e Transplantação .

  9. Bolsas de Estudo. Prémios.

    Foram , num caso reactivada ( Bolsa SPD-Bayer/ Pedro Eurico Lisboa ) e noutro, criada ( Bolsa M M Almeida Ruas da SPD/Novo-Nordisk) 2 bolsas de estudo de incentivo à investigação e/ou formação pós-graduada.

    A Bolsa M M A Ruas 2003 foi entregue no decorrer da Reunião Anual. A bolsa de 2004 será entregue durante o decorrer do 6º Congresso.

    A Bolsa Pedro Eurico Lisboa foi atribuída no final de 2003 e será entregue durante o 6º congresso. A Bolsa de 2004 encontra-se a concurso.

    O Prémio SPD/Novartis, Hargreaves, 2004 será atribuído durante o 6º Congresso.

  10. Boletim da SPD

    Durante o 6º Congresso será distribuído o nº 7 do nosso Boletim. Renovado e alargado no nº de páginas, dando primazia à divulgação do trabalho dos grupos de trabalho da SPD e a um artigo de fundo da Presidente.

  11. Outras actividades

    A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, colaborando nos seus inquéritos, notícias e actividades sempre que solicitada.

    A SPD tem mantido, através de 3 especialistas convidados, uma colaboração no Site www.comunidadediabetes.com patrocinado pela Novo-Nordisk.

    A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.


    Março de 2004.



    Plano de actividades para o ano 2004-2005


    1. Como coordenadora científica na Comissão de acompanhamento do programa nacional da Diabetes a SPD irá empenhar-se em defender:

      1. A nível terapêutico a implantação das bombas infusoras em Portugal e a sua comparticipação pelos Sistemas de saúde. Deverá continuar a manter «pressão» sobre o Infarmed para rever o actual modelo de comparticipação dos novos fármacos para a terapêutica da Diabetes.

      2. A necessidade de ver reconhecida pelo IGIF, a educação terapêutica e as suas componentes como acto terapêutico.

      3. A nível cientifico, pôr no terreno um estudo epidemiológico sobre a
        prevalência da diabetes tipo 1 e tipo 2.

    2. Como actividade associativa/científica:

      1. Desenvolver e-newsletters para melhor comunicação com os sócio acerca das actividades da SPD e de notícias importantes na área da Diabetologia mundial. Renovação do «site» da Internet

      2. Preparar a Reunião Anual e a Assembleia Geral Eleitoral de 2005.

      3. Regulamentar o Prémio Sá Marques da SPD para premiar os artigos escritos por autores nacionais no âmbito da Diabetologia em revistas de prestígio internacional no âmbito dos incentivos à melhoria e progressão científica da Diabetologia nacional.

      4. Manter as actuais Bolsas M.M. Ruas e Pedro Eurico Lisboa e o Prémio Hargreaves com a periocidade anual.

      5. Aumentar a periodicidade do Boletim da SPD

      6. Manter a divulgação de Cartas do Presidente.


Lisboa, 12 de Março de 2004

Relatório de Actividade
Ano de 2000 | Ano de 2001 | Ano de 2002