Editorial

Depois de uma interrupção de dois anos, é com grande prazer que apresentamos o novo número do Boletim da Sociedade Portuguesa de Diabetologia. É desejo da Nova Direcção tentar regularizar a publicação deste orgão de contacto entre todos os membros. Foi decidido dedicá-lo, nesta ocasião, à Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Diabetes que teve lugar em Coimbra a 14 de Novembro passado e ao seu tema central, o problema dos custos da Diabetes, que preocupa profundamente todos os diabetologistas.

Suas Excelências a Senhora Ministra da Saúde e os Senhores Secretários de Estado honraram-nos com a sua presença, o que demonstra bem a importância que atribuem à Diabetes e aos seus múltiplos problemas. phpectos relevantes dos custos da Diabetes, quer custos pessoais, quer custos financeiros para o diabético e para o Estado, foram documentados e analisados pelos vários intervenientes e achámos que era importante trazer ao conhecimento de todos os que não puderam estar presentes o teor dessas comunicações.
Dada a controvérsia que se tem gerado à volta dos novos critérios de diagnóstico e classificação da Diabetes Mellitus e da importância que este tema assume na actualidade, decidimos incluir o texto do grupo de trabalho sobre o assunto que a OMS publicou em 1999 e que deverá servir de base a uma ampla discussão por todos os Diabetologistas Portugueses.

Futuramente, tencionamos dedicar outros números a diversos phpectos igualmente importantes, quer estritamente científicos e técnicos, quer de organização da prestação de cuidados aos diabéticos. Gostaríamos também de incentivar a colaboração de todos os Sócios e inclusivamente de iniciar uma pequena secção de notícias, para onde todos poderiam enviar informações relevantes. Esperamos que o novo número do nosso Boletim seja do vosso agrado e aguardamos as vossas sugestões para o futuro.

João Nunes Corrêa