Relatório de Actividade

Ano 2012

 

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Pesquisar

Newsletter



Programa da Direcção Eleita

Para o ano de 2010/2011 a direcção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, propõe-se a consolidar o trabalho que tem vindo a realizar, e a cumprir até ao final do seu mandato, o programa com o a qual foi eleita.

Nesse sentido, temos como base de trabalho, para o próximo ano, a dinamização dos seguintes aspectos:

Relações com o Ministério da Saúde

-Manter a estreita colaboração existente entre a SPD e o Ministério da Saúde, nomeadamente na colaboração das actividades conjuntas que já estão em curso através do Protocolo conjunto com a ACSS. Manter a representação da SPD nos grupos de trabalho da DGS, nomeadamente na Comissão Nacional de Acompanhamento dos Centros de perfusão continua de insulina, e continuar a integrar o Grupo de Trabalho para o registo Nacional da Diabetes nas Crianças e Jovens (DOCE)

Projectos Nacionais

-Após a constituição formal do Observatório Nacional da Diabetes, e da apresentação do relatório Anual de Actividades em Janeiro deste ano, a SPD vai continuar a desenvolver e impulsionar as actividades do Observatório como estrutura capaz de recolher, validar, gerar e disseminar informação fiável e cientificamente credível sobre Diabetes em Portugal.

-Após a conclusão do Estudo Nacional da Prevalência da Diabetes tipo 2 em Portugal (PREVADIAB), a SPD em colaboração com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a Faculdade de Medicina de Coimbra e a DGS, vai levar a cabo o projecto “Validação da Escala de Risco de Desenvolver Diabetes para a População Portuguesa-FINDRISK-Portugal”, projecto que irá decorrer até Novembro de 2013.

- A SPD espera concluir o estudo nacional, intitulado “Estudo da Monitorização da Implementação Regional e Nacional de rastreio sistemático e tratamento da retinopatia e nefropatia diabética e cuidados ao pé diabético”O DIACOMP.

Sócios

A SPD vai continuar a promover o crescimento e a dinamização da Sociedade, e a trabalhar para aumentar o número de sócios.

A SPD manterá a comunicação com os sócios através da página da Internet, do envio regular das “newsletters” e através da publicação trimestral da Revista Portuguesa de Diabetes, estando -se a trabalhar no processo de Indexação e Referenciação da mesma.

Grupos de Trabalho

Vamos manter o apoio instituído aos grupos de trabalho já constituídos e incentivar a criação de novos grupos cuja constituição esteja de acordo com as linhas gerais da SPD.

Patrocínios de reuniões científicas

A Sociedade vai manter, divulgar e prestigiar os Prémios e Bolsas já existentes e dar o seu patrocínio às reuniões promovidas no âmbito da Diabetologia.

Colaboração com outras Sociedades e Associações/Dia Mundial da Diabetes

-A SPD irá continuar a trabalhar com outras Sociedades Médicas e de áreas confinantes da Diabetes.

-A SPD irá manter a colaboração com a APDP, SPDEM e a APMCG e com outras Sociedades congéneres na comemoração do Dia Mundial da Diabetes sob os auspícios da IDF.

- A SPD continuará a trabalhar em conjunto com as Associações de Pessoas com Diabetes e outras Sociedades congéneres, para dar continuidade ao enorme sucesso que tem sido a realização anual do Fórum da Diabetes, que este ano será em Aveiro, presidido pelo Dr. Carlos Simões Pereira.

A SPD continuará a dar continuidade á actual colaboração com a revista “Semana Médica”.

Relações Internacionais

A SPD vai manter a sua representação nos organismos internacionais, nomeadamente na IDF Europa e IDF Global, com participação activa nas suas reuniões e iniciativas

Reunião Anual da SPD

A SPD irá dar continuidade á alternância entre o Congresso Nacional de Diabetes e a Reunião Anual, e irá promover a realização desta última no próximo ano, em local a decidir

Eleições para a Direcção da SPD

Durante o próximo ano, a actual Direcção da SPD, preparará o próximo processo eleitoral para a eleição da nova Direcção durante a Reunião Anual de 2011


A Secretária-Geral

Cristina Valadas