Pesquisar

Newsletter



Programa da Direcção Eleita

Programa de candidatura a eleições para órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Diabetologia

A lista candidata é proposta pela Direcção actual da SPD e cumprirá escrupulosamente os objectivos gerais expressos nos Estatutos:

- Defender os interesses científicos, sociais e morais dos seus associados.

- Promover, cultivar e desenvolver a investigação e o ensino da Diabetologia e Ciências Afins.

- Formatar o convívio e troca de ideias entre sócios.

Assim, propomo-nos:

    - Manter activa, no debate social, a problemática da diabetes.

    - Dar parecer sobre todos os assuntos relacionados com a investigação e o ensino da Diabetologia e Ciências Afins:

Neste domínio continuaremos a acompanhar o desenvolvimento das Normas de orientação clínica, da responsabilidade da Direcção Geral da Saúde e expressar a sua opinião sobre as mesmas como já se fez no passado recente.

Continuaremos a elaborar Recomendações científicas baseadas na evidência e, sempre que possível, em concordância com as nossas congéneres internacionais (EASD; ADA e IDF) e nacionais. Estão já em elaboração adiantada a Recomendação sobre autovigilância glicémica na Diabetes tipo 2 e a Recomendação sobre o tratamento da hiperglicemia no internamento (em colaboração com a SPMI).

    - Desenvolver e apoiar a formação dos seus associados.

Assim, continuaremos a implementar bolsas de estudo e de apoio à actividade desenvolvida no âmbito dos grupos de trabalho e na investigação translacional e continuaremos a desenvolver esforços para conseguir mais Bolsas e Prémios de apoio à investigação.

Para cumprir todos estes objectivos continuaremos a promover e aprofundar o estabelecimento de relações científicas e profissionais através de Grupos de Estudo abertos a todos os sócios interessados nas áreas respectivas. Implementaremos e dinamizaremos Grupos de trabalho para estudo e resolução de problemas específicos, como seja, por exemplo, o Grupo de Enfermagem, o Grupo de Doenças Cardiovasculares e o novo Grupo de estudos da Hipoglicemia.

Continuaremos a atribuir subsídios financeiros aos Grupos de Estudo para trabalhos de investigação, pagamento de inscrições em congressos internacionais e financiamento de outras actividades científicas.

Manteremos as Reuniões e os Congressos em alternância, para apresentação e discussão de trabalhos científicos, simpósios da responsabilidade de cada Grupo de Estudo, encontros com especialistas nacionais e estrangeiros e conferências sobre temas actuais.

Continuaremos a promover e coordenar Cursos de Pós-graduação sobre áreas específicas da Diabetologia como, por exemplo, a Educação Terapêutica e o Pé Diabético.

Patrocinaremos cientificamente Cursos e Congressos organizados por Sociedades afins, ou por Serviços em que a diabetes constitua uma área preferencial de actuação, contribuindo para a dinamização e aprofundamento da Diabetologia.

Promoveremos e asseguraremos aos Sócios uma informação regular através do site da SPD e das newsletters publicadas no site.

A Revista da SPD tem sido enriquecida com entrada de mais elementos estrangeiros no Conselho Científico Internacional com possibilidade de mais publicações da responsabilidade de diabetologistas de renome internacional.

Colaboraremos em projectos sob os auspícios da Federação Internacional da Diabetes, Direcção Geral da Saúde/Programa Nacional da Diabetes, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e outras Sociedades como tem sido feito, por exemplo, com a Sociedade de Acidente Vascular Cerebral, a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Vascular.

Será mantida a colaboração científica no Observatório Nacional da Diabetes e na elaboração do Relatório Factos e Números (publicação Anual).

Aprofundaremos a colaboração com a Sociedade Espanhola de Diabetes e com a sua Fundação a qual continuará em reunião próxima para discussão de assuntos de interesse comum.