Ano 2012

Nº 11/04
CARTA nº 11

Caros sócios :

Durante os meses que mediaram da última carta até hoje, a SPD processou as suas actividades dentro do programa a que esta direcção se havia comprometido após o último acto eleitoral.

Convém fazer o balanço rápido dessas actividades e recordar a todos os sócios, que um novo período eleitoral se avizinha. De facto, na próxima reunião da Sociedade, a Reunião Anual, que irá decorrer durante o mês de Março novas eleições deverão terão lugar.

Para que todos se preparem e para os que quiserem apresentar uma lista a escrutínio, integramos no contexto desta carta os prazos legais para o efeito, de acordo os estatutos. A Direcção da SPD apresentará uma lista.

1. Processo eleitoral a decorrer no mês de Março, na próxima Reunião Anual da SPD.

De acordo com os estatutos que regem as eleições para os Corpos Directivos da SPD para o próximo triénio, será convocada a Assembleia Eleitoral com pelo menos 1 mês de antecedência. É intenção desta Direcção apresentar uma proposta de lista. Podem ainda os sócios apresentar uma lista alternativa desde que subscrita pelo menos por 10% dos sócios activos. A apresentação das candidaturas terá que ocorrer até 20 dias antes do acto eleitoral. Os estatutos podem ser consultados na página da Internet www.spd.pt na barra: sociedade ( estatutos).

2. 6º Congresso da SPD

O 6º Congresso Português de Diabetes teve lugar na Exponor, Leça da Palmeira, nos dias 17 a 20 do passado mês de Março de 2004. O Congresso teve com Presidente o Sr. Prof. Doutor Luís Medina que igualmente presidiu à Comissão Organizadora local. O excelente trabalho desenvolvido por toda a Comissão merece um expressivo louvor que aqui deixo expresso em nome da Direcção da SPD. Estiveram presentes mais de 1300 Congressistas, de diferentes sectores profissionais oriundos das Unidades de cuidados primários e diferenciados, que no seu conjunto corporizam a heterogeneidade da equipa terapêutica da Diabetes e a necessidade da partilha de cuidados a diferentes níveis assistenciais que a Diabetes implica.

O Congresso foi uma grande manifestação da vitalidade científica dos sócios, já que foram apresentados mais de 100 trabalhos originais. Igualmente a aceitabilidade com que os cinco conferencistas de renome mundial (Prof Sobrinho Simões do Porto (Portugal); Prof. Bernat Soria de Alicante (Espanha); Prof Stefen Haffner, Santo António (EUA); Prof. Éric Renard, Montpellier, (França) e Prof Phillipe Froguel, Paris/Londres (França/UK) aceitaram colaborar, mostra que a SPD é já uma Sociedade reconhecida e implantada no panorama da Diabetologia Internacional.

3. A SPD e os contactos Internacionais

A SPD tem mantido contactos permanentes com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), estando sempre representada por um elementos da Direcção nas actividades que promove a nível das Sociedades nela filiada. Neste ano, já decorreu a reunião da IDF – Europa: « TWAS ( Together We Are Stronger)» e a Assembleia Geral, no recente mês de Outubro na Eslovénia. Desta reunião nasceu a chamada “Declaração de Otocec” – A call for Europe´s leaders to act – An EU Framework for Diabetes. Esta Declaração é uma chamada de atenção aos líderes da União Europeia para desenvolverem, dentro do Conselho Europeu, Recomendações para a Prevenção, Diagnóstico e Controlo da Diabetes.

Durante o ano de 2004, também União Europeia desenvolveu actividades no âmbito da Diabetes que mereceram a comparência da SPD. A primeira em Dublin, Irlanda, dias 7 e 8 de Abril, da responsabilidade da IDF Europa, denominada “Towards a European Framework for Diabetes Prevention and Care. European Challenges and Member State Perspectives” onde a SPD esteve presente através da sua Presidente que foi convidada a apresentar a realidade nacional. A segunda está agendada para o dia 12 de Novembro, na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, para comemoração do Dia Mundial da Diabetes. Esta acção promovida pela EASD, denominada “DIABETES: Europe rising to the research challenge”, tem como finalidade a chamada de atenção da União Europeia para os problemas decorrentes da Diabetes uma epidemia crescente na Europa e no Mundo.

4. Comissão Coordenadora do Programa da Diabetes

Tem sido muito moroso e infelizmente pouco proveitoso o trabalho da Comissão. Durante 2004, apenas teve lugar uma reunião, antes das férias grandes, prevendo-se nova reunião durante o mês de Novembro. Cabe à DGS a marcação das referidas reuniões. Da primeira reunião saíram várias subcomissões para avançar com aspectos concretos como: reformulação do Guia do Diabético, Educação Terapêutica da Diabetes, indicadores de qualidade em diabetes e bombas infusoras de insulina. Até ao momento, as duas últimas nunca reuniram, sendo convocação das reuniões a cargo respectivamente da ARS Algarve. e do INFARMED.

Pensamos ser dever da SPD informar os sócios que de todos os organismos oficiais integrantes da Comissão o INFARMED é o que se tem mostrado menos colaborante, inclusive no cumprimento das deliberações tomadas no seio da Comissão e constantes das actas, nomeadamente na solicitação da presença da SPD, como parceiro técnico, na análise dos novos fármacos presentes para avaliação e comparticipação. No entanto, recentemente o INFARMED reiterou a disponibilidade em acordar um mecanismo adequado entre a Instituição, a SPD e as Associações de Doentes, a apresentar pela SPD na próxima reunião da Comissão. Registamos com agrado a disposição para uma reunião de trabalho conjunta, durante o mês de Novembro.

5. Comunicação da SPD com os sócios

Como já tiveram ocasião de verificar a SPD iniciou em Julho uma nova forma de diálogo com os seus associados, as Newsletters via e-mail, com uma periodicidade Mensal. Solicitamos a todos os sócios que tenham informações importantes que contactem a SPD ) : Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar para que estas possam constar da Newsletter.

Chamamos, ainda, a atenção de que é muito fácil fazerem-nos chegar o endereço electrónico ( a inscrição pode ser feita logo na página inicial do site ( www.spd.pt ) . As anteriores newsletters podem aí ser consultadas.

6. Dia Mundial da Diabetes

De novo no dia 14 de Novembro se vai comemorar o Dia Mundial da Diabetes. O tema proposto pela IDF e OMS para este ano é: «Combater a obesidade é prevenir a Diabetes». Nunca é demais lembrar a relação entre a obesidade e a diabetes (tipo 2) e o paralelismo entre as duas epidemias a nível mundial, que atinge, além de adultos, também já e em número crescendo, as crianças.

A celebração oficial vai ter lugar em Lisboa, sendo uma actividade conjunta da SPD, APDP, SPEDM, e SPEO, contando ainda com a participação de outras associações de doentes. Está prevista uma Conferencia de Imprensa no dia 11 de Novembro e uma «Caminhada» entre Alcântara e Belém pelas 11 horas, no dia 14, Domingo.

É um dia em que todos nos devemos empenhar em colaboração com as Associações de pessoas com diabetes, a chamar a atenção para a doença, a sua morbilidade e mortalidade. Assim, todas as manifestações e comemorações locais deste Dia Mundial da Diabetes serão bem vindas e servirão o fim a que se destina este dia. O tema deste ano permite ainda levar os cidadãos em geral a pensar os seus hábitos de vida, alimentação e actividade física, e deles partir para a prevenção da obesidade e consequentemente da Diabetes, nomeadamente, a tipo 2.

7. Bolsas e Prémio

Lembramos, ainda que a SPD tem 2 Bolsas a Concurso e exortamos os sócios a apresentarem candidaturas quanto antes ( Atenção ao Prazo das candidaturas! ).

Também o Prémio Hargreaves SPD/Jaba será uma realidade e pretendemos entregá-lo no próximo mês de Março, pelo que o prazo para o seu concurso será até ao dia 31 de Janeiro de 2005. ( Consulte a nossa página na Internet s.f.f.).

Colegas e amigos, de novo reforçamos a necessidade do todos se manterem activos no combate à epidemia que é a Diabetes e esforçarmo-nos pelo desenvolvimento de acções quer no âmbito terapêutico quer de prevenção que contribua para minorar os danos inerentes a esta doença. Lutar pela qualidade de cuidados é uma obrigação de todos nós, enquanto profissionais de saúde e cidadãos.

A nossa força passa pelo reforço da SPD enquanto Sociedade científica em que nos revemos.

Vem aí um período eleitoral, a participação de todos só contribuirá para tornar a SPD mais forte.

Apresentar listas, debater ideias é responsabilidade de todos os associados.