Ano 2012

Nº 9/03

CARTA Nº9

Caros sócios

Nos próximos dias 21 (pelas 20h) e 22 de Março, vai realizar-se a Reunião Anual da SPD, de novo em Tomar no Hotel dos Templários.
O programa de 2003, foi elaborado no sentido de dar visibilidade e trazer ao conhecimento dos Associados, phpectos práticos importantes na área da Diabetologia e da própria SPD.
Referimo-nos ao Diagnóstico sistemático e tratamento da retinopatia diabética, em implementação na região Centro (Prof. Faria de Abreu e Dra. Maria Gphpar), cuja dinâmica é importante conhecer e se possível transportar com as adaptações convenientes para outras regiões, e ao trabalho já desenvolvido por alguns dos Grupos de trabalho da SPD, nomeadamente o da Qualidade de Vida ( Dr. Eduardo Moos, Enfª Conceição Neves e Dra. Zulmira Jorge) e Complicações Cardiovasculares (Dr. Pedro Matos e Dr. Vítor Ramalhinho).
Para completar o programa teremos uma pequena palestra sobre a Avaliação económica dos medicamentos, aplicada à diabetes (Prof. Gouveia Pinto) e a apresentação do estudo Xendos (Profª. Isabel do Carmo, Profª. Helena Cardoso e Dra. Luisa Cortesão), que demonstrou pela evidência o efeito do orlistat na prevenção da diabetes.
Esperamos que a Reunião sirva igualmente para dinamizar os restantes Grupos de Trabalho, núcleos fundamentais do crescimento científico da SPD.
Nesta Reunião será ainda feita pela primeira vez a atribuição da Bolsa Dr. M.M. Almeida Ruas, SPD/Novo Nordisk, cujo regulamento tem vindo a ser largamente distribuído e consta da página da SPD na Net.
Contamos com a presença dos colegas, indispensáveis para a dinamização deste evento científico. Relembramos que no intervalo dos Congressos, a Reunião Anual é a actividade mais relevante da SPD, e nela terá lugar a Assembleia Geral da Sociedade.
Um agradecimento atempado aos oradores, à industria farmacêutica e aos colegas. Contamos a vossa presença.
Não esqueçam que é preciso fazer a inscrição. Mais detalhes, podem ser consultados no seguinte endereço www.spd.pt.
Cumprimentos amigos e até Tomar

João Nunes Corrêa