Nº 7/02
Carta Nº7

Caros sócios

Neste início de ano não quero deixar de mais uma vez, contactar com todos os membros do nossa Sociedade. No último período de 2001, vários phpectos relevantes para a SPD e para a Diabetologia nacional devem ser assinalados.
Em Setembro, realizou-se, como habitualmente, a reunião da European Association for the Study of Diabetes, em Glasgow. Esta reunião, provavelmente a mais importante reunião anual sobre Diabetes no Mundo, teve a participação de inúmeros profissionais portugueses, que apresentaram trabalhos científicos e tomaram parte em diversos grupos de estudo.

No dia 14 de Novembro foi comemorado internacionalmente o Dia Mundial da Diabetes. Em Portugal as comemorações centraram-se este ano em Lisboa, onde a SPD, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e a SPEDM realizaram conjuntamente uma sessão presidida por sua Excelência o Sr. Ministro do Saúde e com a presença do Sr. Secretário de Estado para os Assuntos Parlamentares, em representação do Sr. Primeiro Ministro e do Sr. Presidente da Câmara Municipal. O Dr. Pedra Matos, Cardiologista de APDP, alertou para os altos custos sociais e individuais das complicações cardiovasculares da Diabetes, caso não sejam tomadas medidas preventivas, não só pelos doentes mas por toda a população. O Sr. Ministro da Saúde transmitiu à audiência a sua preocupação com todas estas patologias crónicas que atingem cada vez mais a população mundial, defendendo a necessidade de se desenvolver um programa global de luta contra a diabetes em Portugal.
A esta sessão seguiu-se uma merenda, gentilmente oferecida às largas dezenas de participantes pelos laboratórios Novartis, integrando-se numa iniciativa que esta entidade vem tomando, no Dia Mundial da Diabetes, em numerosos países.

Continuam a decorrer os preparativos para o 5º Congresso Português de Diabetes, que este ano se realiza em Vilamoura de 20 a 23 de Março. Dado que se prevê uma ampla participação, não quero deixar de lembrar a todos os associados que a data limite para a aceitação de trabalhos, quer para posters, quer para apresentações orais, é a 18 de Janeiro.
Teremos a presença de alguns grandes nomes da Diabetologia mundial, como o Prof. Lefèbvre, Presidente eleito do Federaçao Internacional de Diabetes, o Prof. Standl, o Prof. Ferranini e o Prof. Eizirik, além de quase todos os Diabetologistas nacionais.

Durante o 5º Congresso terá também lugar a Assembleia Geral ordinária da Sociedade e a Assembleia Eleitoral para os próximos corpos directivos. Para informações complementares sobre o Congresso, a nossa Sociedade em geral ou os seus grupos de estudo, assim como sobre outros phpectos relacionados com a Diabetologia, os Colegas poderão contactar o nosso site na internet – www.spd.pt.
Na perspectiva de nos encontrarmos todos brevemente em Vilamoura, não quero, no entanto, deixar de lhes enviar os melhores votos para o ano de 2002.

Janeiro de 2002
João Nunes Corrêa