Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina

Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

• . Participação da Indústria Farmacêutica

• . Posters

• . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”

Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.

Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.

HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

• Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

• Centro Hospitalar do Porto

• Centro Hospitalar de S. João

• Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

• Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

• Hospital Beatriz Ângelo – Loures

• Hospital Distrital de Faro

Patrocínio MSD

Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.

Patrocínio Novartis

Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)

Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.

Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Nº 7/02
Carta Nº7

Caros sócios

Neste início de ano não quero deixar de mais uma vez, contactar com todos os membros do nossa Sociedade. No último período de 2001, vários phpectos relevantes para a SPD e para a Diabetologia nacional devem ser assinalados.
Em Setembro, realizou-se, como habitualmente, a reunião da European Association for the Study of Diabetes, em Glasgow. Esta reunião, provavelmente a mais importante reunião anual sobre Diabetes no Mundo, teve a participação de inúmeros profissionais portugueses, que apresentaram trabalhos científicos e tomaram parte em diversos grupos de estudo.

No dia 14 de Novembro foi comemorado internacionalmente o Dia Mundial da Diabetes. Em Portugal as comemorações centraram-se este ano em Lisboa, onde a SPD, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e a SPEDM realizaram conjuntamente uma sessão presidida por sua Excelência o Sr. Ministro do Saúde e com a presença do Sr. Secretário de Estado para os Assuntos Parlamentares, em representação do Sr. Primeiro Ministro e do Sr. Presidente da Câmara Municipal. O Dr. Pedra Matos, Cardiologista de APDP, alertou para os altos custos sociais e individuais das complicações cardiovasculares da Diabetes, caso não sejam tomadas medidas preventivas, não só pelos doentes mas por toda a população. O Sr. Ministro da Saúde transmitiu à audiência a sua preocupação com todas estas patologias crónicas que atingem cada vez mais a população mundial, defendendo a necessidade de se desenvolver um programa global de luta contra a diabetes em Portugal.
A esta sessão seguiu-se uma merenda, gentilmente oferecida às largas dezenas de participantes pelos laboratórios Novartis, integrando-se numa iniciativa que esta entidade vem tomando, no Dia Mundial da Diabetes, em numerosos países.

Continuam a decorrer os preparativos para o 5º Congresso Português de Diabetes, que este ano se realiza em Vilamoura de 20 a 23 de Março. Dado que se prevê uma ampla participação, não quero deixar de lembrar a todos os associados que a data limite para a aceitação de trabalhos, quer para posters, quer para apresentações orais, é a 18 de Janeiro.
Teremos a presença de alguns grandes nomes da Diabetologia mundial, como o Prof. Lefèbvre, Presidente eleito do Federaçao Internacional de Diabetes, o Prof. Standl, o Prof. Ferranini e o Prof. Eizirik, além de quase todos os Diabetologistas nacionais.

Durante o 5º Congresso terá também lugar a Assembleia Geral ordinária da Sociedade e a Assembleia Eleitoral para os próximos corpos directivos. Para informações complementares sobre o Congresso, a nossa Sociedade em geral ou os seus grupos de estudo, assim como sobre outros phpectos relacionados com a Diabetologia, os Colegas poderão contactar o nosso site na internet – www.spd.pt.
Na perspectiva de nos encontrarmos todos brevemente em Vilamoura, não quero, no entanto, deixar de lhes enviar os melhores votos para o ano de 2002.

Janeiro de 2002
João Nunes Corrêa