Nº 3/00
Carta Nº3

Caros sócios,

Ao enviar a todos os membros da Sociedade Portuguesa de Diabetologia o programa do próximo Congresso Nacional de Diabetes, em que espero que quase todos possamos estar presentes, não quero deixar de juntar as minhas saudações e os meus melhores votos, neste início de 2000. Aproveito também para lhes dar algumas notícias sobre a nossa sociedade e a próxima reunião.
Os preparativos para o Congresso do Funchal prosseguem da melhor maneira e verifica-se grande interesse de todas as partes envolvidas, o que nos permite antever uma reunião muito concorrida, de excelente nível científico e que, espero se venha a revelar muito agradável para todos os participantes.

Os resumos das comunicações orais e em póster e das várias conferências serão publicados num número especial dos arquivos de medicina, uma das poucas revistas indexadas em língua portuguesa. Os melhores trabalhos apresentados, quer oralmente, quer em poster, serão premiados, havendo 2 prémios para os 2 melhores estudos clínicos ou epidemiológicos (um para o melhor estudo apresentado oralmente e outro para o melhor póster) e, igualmente 2 prémios para os trabalhos de investigação (um para a melhor comunicação oral e outro para o melhor póster). Embora saibamos que grande parte dos participantes que enviaram trabalhos se já convidados, a Sociedade está pronta a isentar de inscrição os primeiros autores que não obtenham patrocínios.

A Sociedade considera, no entanto, que as suas actividades não podem concentrar-se apenas nos seus congressos bianuais, por muito sucesso que estes possam ter. Pensamos ser uma prioridade incentivar a formação de grupos de trabalho, para estudo e discussão de phpectos específicos da especialidade. Neste contexto, estamos abertos a sugestões de sócios sobre temas que considerem ser desejável tratar, quer pela sua actualidade, quer pela importância que assumem na nossa prática do dia a dia.
Com esta menção das actividades que desejamos impulsionar nos períodos inter-congressos, encerro esta carta, esperando encontrá-los a todos no Funchal, para uma útil reunião profissional e uma activa troca de impressões.

Janeiro 2000
João Nunes Corrêa