Pesquisar

Newsletter



Nº 2/00
Carta Nº2

Caros sócios,

De acordo com o compromisso assumido pela nova Direcção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, venho novamente contactar com todos os membros da nossa sociedade, para lhes dar conta das iniciativas e actividades que a Direcção empreendeu nos últimos meses.
Desde a minha carta de Junho, têm-se acelerado os preparativos para o IV Congresso Português de Diabetes, que vai ter lugar no próximo mês de Fevereiro no Funchal. O programa está quase finalizado e os convites para os palestrantes e moderadores foram, na sua maioria, enviados e aceites, estando já garantidas as presenças dos professores Paul Zimmet, Jean Philippe Assal, Thomas Buchanan, Herrera Pombo e Gilberto Velho.
Esperamos pois, que este evento, em que vamos ter a possibilidade de nos reunirmos todos, vá ter um alto nível científico e grande impacto na permanente melhoria dos cuidados que prestamos aos diabétios que a nós recorrem. A página do Congresso pode ser já consultada na internet (www.4cpd.web.pt). Contamos ter uma ampla representação de trabalhos nacionais e que os colegas interessados nos enviem as suas comunicações até ao próximo dia 8 de Janeiro.

Aproxima-se também o Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro) que, como em anos anteriores, terá uma comemoração nacional, patrocinada pelas Sociedades Portuguesas de Diabetologia, Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, além das múltiplas e tão importantes iniciativas locais e regionais destinadas a chamar a atenção da opinião pública do país para a magnitude do problema da diabetes. A comemoração nacional terá, este ano, lugar em Coimbra, no anfiteatro dos Hospitais da Universidade, pelas 11 horas, e constará de um programa especialmente dedicado ao problema dos custos da diabetes: custos pessoais, sociais e económicos. Contará com a colaboração de especialistas na matéria, quer da área económica, quer da área médica, e de diabéticos, que pela sua vivência terão também um testemunho importante a fornecer.

Esperamos distribuir o próximo número do nosso boletim na altura do congresso. O seu tema base será também o dos custos da diabetes. No futuro, é nossa intenção abrir as suas páginas a todos quantos nele queiram colaborar, de modo a alargar o mais possível o âmbito dos temas da especialidade que nele serão tratados.
No passado mês de Julho a Direcção da Sociedade teve a honra de ser recebida por Sua Excelência a Senhora Ministra da Saúde, com quem dialogou longamente sobre temas de preocupação para todos os que se ocupam da diabetes. A Senhora Ministra mostrou-se sensível a todas as preocupações expostas e mostrou vontade de, através dos vários departamentos do Ministério, encontrar soluções para elas, tendo embora, em atenção as inevitáveis limitações de recursos.

A Sociedade foi ainda nomeada por Sua Excelência a Senhora Ministra da Saúde para participar no Conselho Nacional de Qualidade na Saúde, tendo-se feito representar pelo seu Secretário Geral, Sr. Dr. José Manuel Boavida, que foi eleito para o Secretariado deste Conselho.
Dado o impulso que estamos a tentar imprimir a todas as actividades da nossa Sociedade, gostaríamos de, mais uma vez, pedir a todos que actualizem as suas fichas, com todos os contactos necessários. Esperamos, também, que todos os Sócios Agregados que pretendam passar a Sócios Efectivos, nos enviem, com a possível brevidade, o sumário dos seus Currículos, de modo a efectivar-se essa passagem, de acordo com os Estatutos. Sabemos que alguns Sócios Agregados já o fizeram, em anos anteriores, sem que a sua situação se tivesse alterado. Pensamos que terá havido, provavelmente, extravio desses requerimentos, que muito lamentamos, pelo que gostaríamos de, tão cedo quanto possível, corrigir essa situação anómala.

Relativamente aos Estatutos da nossa Sociedade, tem-se a nova Direcção apercebido, de que, algumas cláusulas têm perdido a sua actualidade, além de haver pontos pouco claros e passíveis de interpretações ambíguas, pelo que pensamos, que na devida oportunidade seria desejável fazer a sua revisão. Logo que possível, faremos algumas propostas de alteração e clarificação, para serem apresentadas à Assembleia Geral. Se, entretanto alguns Sócios quiserem fazer sugestões sobre quaisquer pontos que lhe pareçam controversos e que desejem ver considerados, pedimos que as enviem, pois poderão servir de base à constituição de um gruo de trabalho para a elaboração de uma proposta final.

Espero que, antes do fim do ano, possamos enviar a todos os Sócios o programa definitivo do Congresso e, sobretudo, espero poder ver a todos, brevemente, no Funchal.
Envio as mais cordiais saudações da parte de toda a Direcção.
Lisboa, 25 de Maio de 1999

Lisboa, 4 de Novembro de 1999
João Nunes Corrêa