Ano 2012

Nº 1/99
Carta Nº1

Caros Colegas Consócios,

Não queremos deixar de lhe dar notícias da nossa Sociedade, na altura em que verificou uma uma mudança na sua Direcção, decorrente das eleições trienais. Um dos principais objectivos da presente Direcção é o de tentar, na medida do possível, manter todos os sócios informados, com regularidade, de todas as actividades da sociedade. Pretendemos, com efeito, que os sócios possam expressar a sua opinião sobre as diferentes actividades desenvolvidas, estabelecendo-se assim um diálogo entre Sócios e Direcção que dê à nossa Sociedade uma maior vivacidade e uma maior utilidade práctica.

Nesse sentido gostaríamos de pedir a todos os sócios que actualizassem a moradas constantes dos nossos ficheiros (pois têm-se verificado algumas dificuldades de contacto) e que se possível nos enviassem os seus números de fax e email, dos serviços ou particulares, o que facilitaris muito as comunicações.

Como é do conhecimento de muitos dos sócios o próximo Congresso Nacional de Diabetelogia vai realizar-se no Funchal em finais de Fevereiro do ano 2000. Estamos já numa fase adiantada de preparação do programa, que deverá incluir temas em que se têm registado avanços desde a nossa última reunião:
Genética em diabetes mellitus, Epidemiologia, Diabetes e gravidez, Diabetes e sexualidade, Controvérsias na classificação da DM, Resultados do UKPDS, Educação terapêutica na doença crónica, Apoptose, Doença coronária no doente diabético, Diabetes e cuidados de saúde primários, Diabetes na infância e adolescência, etc.
Além dos temas referidos haverá períodos de apresentação de comunicações livres e de discussão de posters, de modo a permitir a participação de todos os sócios, que consideramos essencial para a troca de informação sobre o trabalho que cada um realiza na respectiva região.

Será esta a próxima ocasião de estarmos todos reunidos e de podermos discutir, além de temas de interesse técnico ou científico, asectos prácticos da nossa actividade diária e das dificuldades com que lutamos. O próprio programa social, que esperemos seja aliciante, será também ocasião de convívio, e de troca de impressões e experiências.

Mas embora atribuamos a maior importância a este forum bienal da diabetologia portuguesa, não queremos que as actividades da sociedade se resumam à sua preparação. Pensamos que outros objectivos devem também ser atingidos: formação de grupos de estudo sobre temas de maior importância, com o fim de elaborar protocolos e consensos; reuniões de âmbito mais restrito (tipo seminário ou workshop) para discussão de phpectos prácticos da nossa actividade profissional, etc.

Terminamos esta carta com os nossos melhores votos para todos os sócios e desde já declarando-nos ao dispôr para todas as informações que considerem úteis, de modo a estabelecer uma efectiva colaboração entre todos

Lisboa, 25 de Maio de 1999
João Nunes Corrêa