Ano 2009/2010

RELATORIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA no ano 2009/2010

Durante o seu segundo ano de mandato, a Direcção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, tem seguido o programa com que se candidatou e tem procurado expandir as actividades da Sociedade no âmbito da Diabetologia.

Assim:

Reuniões da Sociedade

No seu segundo ano de mandato a Direcção da SPD reuniu-se quatro vezes .

Grupos de trabalho

-A Direcção da Sociedade tem desde sempre apoiado os seus Grupos de trabalho e fomentado a sua criação. Nesse sentido a Direcção da SPD congratulou-se pela formação dentro da SPD do “ Grupo de Investigação Fundamental e Translacional-GIFT “, liderado pela Profª Paula Macedo e cuja 1ª reunião decorreu a 23/6/09 e convidou o Dr. Bragança Parreira a criar um grupo de Monitorização Contínua de Glicémia.

A sociedade manteve o apoio ao Registo Nacional da Diabetes Gestacional durante o ano de 2009,que mais uma vez foi coordenado pelo Dr. Tiago Rocha.

Dia Mundial da Diabetes/Colaboração com outras Sociedades

Dia 14 de Novembro de 2009, assinalou-se mais uma vez com enorme sucesso e impacto em toda a imprensa o Dia Mundial da Diabetes.

A SPD tem desde sempre colaborado de forma activa com as Associações de Pessoas com diabetes e com outras Sociedades Médicas na promoção dos eventos e assim as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, resultaram da colaboração da SPD com a APDP, a SPEDMe a APMCG .

O ponto alto das comemorações foi a realização do 3º Fórum da Diabetes em Oeiras, que á semelhança dos anteriores foi muito participado e decorreu com assinalável êxito.

Colaboração da SPD com a revista “Semana Médica”

A SPD , iniciou em 2009 a colaboração institucional com a “Revista Semana Médica” com elaboração e envio regulares de artigos da responsabilidade da Direcção da SPD. Esta revista é de ampla divulgação junto aos colegas de Medicina Geral e Familiar com uma tiragem média de cerca de 3500 exemplares.

Reunião Anual da SPD e Congresso Nacional de Diabetes

A Direcção da SPD tem mantido a habitual alternância anual entre a Reunião Anual da SPD, que se realizou em Março de 2009 em Tomar (cujo tema central foi a Epidemiologia da Diabetes em Portugal) e o Congresso Nacional de Diabetes- o 9º cujo Presidente da Comissão organizadora foi este ano o Prof. Medina.

Relações com o Ministério da Saúde

A SPD tem-se mantido colaborante com a Direcção Geral da Saúde, sendo o interlocutor científico junto da mesma na área da Diabetes. O Presidente da SPD - Dr. J. M. Boavida é o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes (PNPCD).

No âmbito deste programa, a Sociedade continua representada na sua Comissão Nacional de Acompanhamento e integra a Comissão de Acompanhamento dos Centros de Perfusão Continua de Insulina, e o Grupo de Trabalho para o registo Nacional da Diabetes em crianças e Jovens (DOCE).

Relações com o Ministério da Saúde/Projectos Nacionais.

A SPD tem colaborado com a Direcção-Geral de Saúde (DGS) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes e ao abrigo do protocolo assinado entre essas entidades a SPD tem:.

1-Prestado apoio ao Programa em matéria organizacional e estatístico/epidemiológica.

2-A SPD está a desenvolver um grande estudo nacional, intitulado “Estudo da Monitorização da Implementação Regional e Nacional de rastreio sistemático e tratamento da retinopatia e nefropatia diabética e cuidados ao pé diabético”o DIACOMP, cujos resultados deverão estar prontos no Dia Mundial da Diabetes

3-A SPD procedeu á constituição formal do Observatório Nacional da Diabetes, cujo coordenador é o Dr. Luis Gardete Correia, com apresentação das suas actividades e do relatório Anual do Observatório, sobre a evolução da Diabetes em Portugal, no dia 13 de Janeiro de 2010, com a presença da Sr.ª Ministra da Saúde.

4-Na sequência da conclusão do Estudo Nacional da Prevalência da Diabetes em Portugal, a SPD em colaboração com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a Faculdade de Medicina de Coimbra e a DGS, iniciou este ano o projecto “Validação da Escala de Risco de Desenvolver Diabetes para a População Portuguesa-FRINDISK-Portugal”, projecto que irá decorrer até Novembro de 2013.

Relações Internacionais

A SPD tem mantido a sua participação activa na Federação Internacional de Diabetes (IDF), tendo-se feito representar pelo seu Presidente e pela sua Secretária-geral na Reunião da IDF-Global e da IDF-Europa que decorreram em Outubro de 2009 em Montreal.

A SPD muito se congratula pela eleição do Prof. João Nabais para o cargo de Presidente-Eleito da IDF-Europa, eleição que contou com o apoio expresso e activo de toda a Delegação Portuguesa.

Sócios

1- Actualmente o nº de sócios da Sociedade é de 961. Tem-se procurado promover o crescimento da Sociedade, divulgando as suas actividades e promovendo a angariação de novos sócios. Por outro lado tem-se procurado melhorar a relação entre o secretariado e os sócios, e durante este ano foram contactados os sócios por carta para actualização da base de dados da Sociedade, actualização das quotas e agilização do processo de pagamento das mesmas.

A SPD tem 15 sócios institucionais ( de Platina: Abbott, Bayer, Lilly Farma, Merck, Merck Sharp & Dhome, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier e de ouro: Astra-Zeneca, Sanofi-Aventis, GlaxoSmithKline, J Neves, Lifescan, Menarini Diagnostics, Novo Nordisk ),cujo valioso apoio tem permitido o desenvolvimento das actividades da Sociedade.

2- A S.P.D. tem mantido a comunicação com os seus sócios através da actualização periódica da sua página da Internet e do envio regular das “Newsletters” aos sócios, sob a responsabilidade do Vice-Presidente da SPD ,Dr. Pedro Melo.

3-A Revista Portuguesa de Diabetes, tem mantido o seu dinamismo com a publicação trimestral de artigos de enorme actualidade e interesse científico.

O processo de Indexação e referenciação na “ Net” está em curso e aguarda-se os resultados.

O grande prestígio da revista deve-se sem dúvida, ao dinamismo e persistência do seu Director o Dr. Rui Duarte.

4- A SPD continua a dar o maior relevo e incremento à atribuição das Bolsas e Prémios instituídos.

Durante o Congresso de Diabetes, proceder-se-á á atribuição das Bolsas e Prémios referentes ao ano de 2009.

5-Durante este ano a SPD manteve o patrocínio às reuniões cientificas promovidas por Sociedades ou Instituições de reconhecido mérito cientifico na área da Diabetologia.

6-Por ultimo, no decorrer deste ano foi feita a escritura da nova sede, e a mesma foi equipada e mobilada, o que permite neste momento um espaço de conforto e de trabalho ao dispor dos sócios. A nova sede tem um secretariado a funcionar diariamente das 9h às 13h.

Estatuto de Utilidade Pública

A SPD formalizou o pedido para ser considerada pelo Estado, como uma Instituição de Utilidade Pública, tendo já enviado todos os documentos necessários a este processo, e encontramo-nos a aguardar a resposta oficial ao pedido.

Março de 2010-02-16

A Secretária-Geral da SPD