Pesquisar

Newsletter



Ano 2008/2009

RELATORIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA no ano 2008/2009


A actual Direcção da SPD foi eleita no dia 29 de Fevereiro de 2008. Decorrido o 1º ano a Direcção procurou cumprir o programa com o qual se comprometeu. Assim:

Sócios

A--Actualmente o nº de sócios é de 924. A Sociedade tem continuado a promover o seu crescimento, divulgando as suas actividades e procurando agilizar o contacto entre os sócios e o secretariado.

A SPD mantém 15 sócios institucionais ( de Platina: Abbott, Bayer, Lilly Farma, Merck, Merck Sharp & Dhome, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier e de ouro: Astra-Zeneca, Sanofi-Aventis, GlaxoSmithKline, J Neves, Lifescan, Menarini Diagnostics, Novo Nordisk ) cujos apoios tem permitido á Sociedade, o desenvolvimento das suas actividades nas diversas áreas.

B- Durante o ano de 2008, a Direcção da Sociedade passou a funcionar numa nova Sede Social, em edifício adquirido para esse efeito, que foi inaugurada oficialmente em Julho de 2008 e cuja escritura será feita no dia 12 de Março de 2009.

A nova Sede permitiu ter em regime diário , um Secretariado a funcionar todas as manhãs das 9h às 13h e aberto ás necessidades dos Sócios.

Na Sede está a ser criado o Arquivo Central da SPD.

C- A SPD tem mantido a comunicação com os sócios nomeadamente através da sua pagina na Internet e do envio periódico aos sócios das “ NewsLetters” ( quatro durante este ano).

D- A Revista Portuguesa de Diabetes tem angariado um enorme prestígio dado o seu dinamismo, conseguindo manter a regularidade trimestral, em grande medida pelo esforço do seu Director, Dr. Rui Duarte.

E- A SPD continua a dar o maior relevo e incremento à atribuição das Bolsas e Prémios instituidos.

Na Reunião Anual de 2009, proceder-se-á á atribuição das Bolsas e Prémios referentes ao ano de 2008.

F- A SPD tem mantido o patrocínio as reuniões cientificas promovidas por Sociedades ou Instituições de reconhecido mérito cientifico na área da Diabetologia.


Reuniões da Direcção

No decurso da sua actividade regular a Direcção da SPD reuniu-se por 5 vezes para discussão e deliberações.


Grupos de trabalho

A SPD tem mantido o apoio aos grupos de trabalho , nomeadamente ao Grupo de Estudo da Diabetes e Gravidez, continuando a patrocinar o Registo Nacional da Diabetes Gestacional, que tem mantido a sua actualização regular.

A SPD manteve o apoio aos Estudos Epidemiológicos estando concluído o Estudo GLIPP que contou com o apoio da SPD em colaboração do Prof. Massano Cardoso,

Dia Mundial da Diabetes- Fórum da Diabetes

Mais uma vez realizaram-se com enorme sucesso as comemorações do Dia Mundial da Diabetes em 2008. Neste âmbito realizou-se nas Caldas da Rainha o II Fórum da Diabetes, que alcançou mais um êxito assinalável, com mais de 1200 inscritos. Este sucesso deve-se á permanente colaboração da SPD com as actividades desenvolvidas pelas Associações de Pessoas com Diabetes e as Sociedades congéneres, nomeadamente a SPEDM e a APMCG.

Colaboração com outras Sociedades Médicas

Cumprindo o seu programa a SPD tem incrementado a colaboração com outras sociedades e seus organismos representativos, nomeadamente aquando do Fórum Nacional de Diabetes ,como anteriormente referido.

A campanha das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, foi resultado da colaboração da SPD com a APDP, a SPEDM, a APMCG e a SPDEP.


Outras iniciativas

Em 2009 deu-se inicio á colaboração institucional com a Revista “Semana Médica” com elaboração de artigos científicos periódicos da responsabilidade da Direcção da SPD.

Esta revista é de ampla divulgação junto aos colegas de Medicina Geral e Familiar com uma tiragem de cerca de 3500 exemplares.

Reunião Anual da Sociedade

Dando continuidade ao trabalho efectuado pelas Direcções anteriores, a Direcção manteve a habitual alternância anual da Reunião Anual da SPD com o Congresso Nacional de Diabetes. Assim a Reunião Anual de Tomar deste ano, tem como ponto alto a divulgação do Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal.

Relações com o Ministério da Saúde

A SPD tem-se mantido colaborante com a Direcção Geral da Saúde, sendo o interlocutor científico junto da mesma na área da Diabetes. O Presidente da SPD - Dr. J. M. Boavida é o actual coordenador do Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes.

A Sociedade no âmbito deste programa continua representada na sua Comissão Nacional de Acompanhamento e integra os grupos de trabalho na mesma, que estão a elaborar os Manuais de Boas Praticas Clínicas na área da Diabetes , o Curriculum mínimo de Diabetes e o Manual de Educação Terapêutica, assim como a Comissão de Acompanhamento dos Centros de Perfusão Continua de Insulina.

Neste âmbito vão ser divulgados um cartaz, um díptico sobre o Guia da Pessoa com Diabetes, um tríptico sobre a diabetes para a população e um folheto de divulgação do PNPCD para os profissionais de saúde sob o patrocínio da SPD e da DGS. Ainda com a colaboração da SPD foi contratada uma estatista para colaborar no levantamento das bases de dados sobre a mortalidade em Portugal, por diabetes desde 1980 e dos dados dos GDHs. Foi ainda neste âmbito elaborado um caderno de encargos.


Relações Internacionais

A SPD tem-se mantido colaborante e participante na IDF através da nossa representação na reunião da IDF Europa , ocorrida em Malta no mês de Setembro de 2008, e onde contribuímos para a eleição do Prof. Dr. João Nabais para o seu Board, e também na IDF Global.

Projectos Nacionais

Como grande projecto Nacional destaca-se pela sua importância a conclusão do Estudo Nacional da Prevalência da Diabetes tipo 2 em Portugal, projecto desenvolvido pela SPD , com a colaboração da Faculdade de Medicina de Coimbra e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

Coordenado pelo Dr. Gardete Correia, este estudo abrangeu cerca de 5000 pessoas e 122 Centros em Portugal e Ilhas.

É o único estudo jamais realizado nesta área na população Portuguesa, tendo tido o patrocínio da Direcção Geral de Saúde e ao vir colmatar o enorme hiato de informação existente nesta matéria, afirma-se pela sua dimensão e valor como um marco de referencia entre a comunidade cientifica portuguesa e internacional . Os seus dados já serão publicados na nova edição do Atlas da Diabetes da IDF, a sair no seu congresso, em Outubro ,em Montreal. .


Dentro dos projectos Nacionais a SPD mantém ainda como objectivo prioritário desenvolver e impulsionar a criação do Observatório Nacional da Diabetes.


1 de Março de 2009

A Secretária -Geral da SPD

Cristina Valadas