Pesquisar

Newsletter



Ano 2007/2008

RELATORIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA no ano 2007/2008




Durante o último ano do actual mandato desta Direcção (Março 2007 / Março 2008), foi possível cumprir três dos principais objectivos que constavam do seu Programa de acção e que estavam por realizar:

Assim:

1) Adquiriu-se uma Sede própria, em local central de Lisboa (já sinalizada e faltando apenas a escritura para que possa ser oficializada);

2) Deu-se início ao Estudo Nacional de Prevalência da Diabetes tipo 2 com trabalho de campo já em curso desde início de Janeiro de 2008 e

3) Publicaram-se as primeiras Recomendações nacionais para o Tratamento da hiperglicemia e factores de risco na Diabetes tipo 2.

- Foi, ainda, dado início ao processo de constituição de um Observatório Nacional para a Diabetes sob a condução da SPD.

A restante actividade da Direcção centrou-se na consolidação de iniciativas que já se tinham revelado bem sucedidas e procurando alargar as frentes de contacto com os Sócios, assim como a divulgação das suas actividades.


    1. Assim, realizou-se com assinalável êxito a Reunião Anual de Tomar, onde entre outras actividades foram divulgadas e discutidas por todos os sócios presentes as recomendações para a Diabetes tipo2 (cujo documento final foi publicado no nº suplementar de Dezembro da RPD), Diabetes tipo 1 e da Diabetes pós-transplantação (publicadas no nº3 de Junho d 2007 da RPD).
    2. Na mesma Reunião foram, ainda, apresentados os Resultados do Estudo TEDDI que correu sob o patrocínio científico da SPD e cujo investigador principal foi o Prof. S. Massano Cardoso (O estudo TEDDI será brevemente publicado na RPD)

    3. Consolidou-se o apoio aos Grupos de Trabalho da SPD, nomeadamente ao Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez no desenvolvimento do Registo Nacional da Diabetes Gestacional e do Registo da Diabetes Prévia e Gravidez; desenvolveu-se o Grupo de Estudos Epidemiológicos com a colaboração estreita com o Prof. S. Massano Cardoso, no desenho do Estudo GLIPP iniciado em finais de 2007 e nos preparativos decisivos para o Estudo de Prevalência da Diabetes em Portugal cujo início no terreno se iniciaram já sob a coordenação do Dr. L. Gardete Correia.
    4. Manteve-se a colaboração nos preparativos e celebração do Dia Mundial da Diabetes. Este ano assinalado com a Realização do 1º Fórum Nacional da Diabetes realizado no Porto em associação com a APDP, SPEDM e associações de doentes diabéticos de todo o país e que constituiu um assinalável êxito.
    5. Deu-se, ainda, maior relevo e incremento à atribuição de Bolsas de Estudo e Prémios para os sócios com a criação de um novo Prémio: Dr. Nuno Castel-Branco da SPD/Lilly destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na Diabetes destinado a jovens investigadores na área da diabetes mellitus e das suas complicações e a ser atribuído pela 1ª vez já em 2008.
    6. Uma comissão de redacção do novo programa presidida pela Profª Manuela Carvalheiro e formada pelo Dr.Alexandre Diniz, Dr. Carlos Pipa, Dr. Gardete Correia, Dr. Mário Pereira, Dr. Rui Duarte e Dr. José Boavida

    7. Saliente-se, ainda, que ao nível da intervenção pública, a SPD manteve-se atenta ao desenrolar de algumas situações que têm ameaçado pôr em causa a acessibilidade dos cidadãos com diabetes a alguns meios terapêuticos e de autocontrolo tendo nesse sentido, intervido publicamente e junto das autoridades da saúde.
    8. A nível internacional foi a SPD parceira da APDP no seio da IDF na reunião anual da IDF- Europa e na Reunião Health Strategies in Europe realizada em Julho em Lisboa onde colaborou no Grupo de Trabalho referente à Diabetes.
    9. A Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) manteve a periodicidade trimestral prevista e 2 números suplementares, confirmando-se, assim um fórum de actualização e partilha de informação na área da Diabetologia nacional.
    10. Deu a SPD um passo decisivo para a aquisição da sua Sede Social que esperamos poder vir a inaugurar durante o ano de 2008.
    11. Finalmente, publicou as suas Recomendações para o tratamento da Diabetes tipo 2

Sócios


Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 927.

Existem 15 Sócios Institucionais (laboratórios)


Os sócios institucionais - ( de platina: Abbott ,Bayer, Lilly Farma, Merck, Merck Sharp & Dhome, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier e de ouro: Astra-Zeneca, Sanofi-Aventis ,GlaxoSmithKline, J Neves, Lifescan, Menarini Diagnostics, Novo Nordisk Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pôde realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.


A Preparação do 8º Congresso Nacional de Diabetes –


O 8º Congresso da SPD a decorrer em Vilamoura e o desenvolvimento do seu Programa Científico ocuparam grande parte do tempo de actividade da Direcção da SPD durante o ultimo semestre do seu mandato.

A colaboração com a Comissão Organizadora foi excelente e espera-se que este congresso constitua um sucesso, pelo menos, comparável aos Congressos anteriores.

 

Comunicação da SPD com os sócios

A SPD continuou a privilegiar como forma de diálogo com os seus associados, as Newsletters via e-mail, com uma periodicidade Mensal. Nesta altura são aproximadamente 390 os sócios que recebem a «newsletter» mensalmente. Temos vindo a chamar a atenção para o facto de ser muito fácil fazerem-nos chegar o endereço electrónico (a inscrição pode ser feita logo na página inicial do site (www.spd.pt). As anteriores newsletters podem aí ser consultadas.


Cartas do Presidente


A informação aos sócios das actividades e posições da Sociedade continuou a ser feita, também, através de cartas do Presidente sempre que se justificou.


Página na Internet


Quanto à página na Internet www.spd.pt a sua actualização tem sido frequente (no mínimo: quinzenal). Divulgam-se lá as Bolsas e Prémios da SPD a concurso e já atribuídos. Nela, temos procurado, também, divulgar qualquer documento, posição ou texto emanados da Direcção que pareçam importantes de dar conhecimento aos sócios. A RPD pode ser lida e importada em formato pdf na sua totalidade a partir da Página.


Bolsas de Estudo. Prémios.

A Bolsa Pedro Eurico Lisboa foi atribuída e será entregue durante o 8º Congresso

O Prémio SPD/ Hargreaves será entregue durante o 8º Congresso.

Será atribuído pela 2ª vez o Prémio SPD//Sanofi-Aventis destinado a premiar uma personalidade que se tenha distinguido pela actividade desenvolvida na clínica, na investigação ou na educação terapêutica na área da diabetes mellitus e das suas complicações.

Foi, mantida pela Direcção a atribuição de Bolsas para a deslocação de associados seus com comunicações científicas aceites em Congressos Internacionais de referência assim como o Prémio Sá Marques destinado a um primeiro autor português com artigo publicado em Revista internacional de prestígio na área da Diabetologia.

 

Foi ainda criado um Prémio de Jornalismo em conjunto com a ADP e a Lilly a ser atribuído, pela 1ª vez em 2008.


Outras actividades

A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, colaborando nos seus inquéritos, notícias e actividades sempre que solicitada.


A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.


Fevereiro de 2008



O Secretário-Geral.