Relatório de Actividade

Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

 

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

 

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina



Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

  • . Participação da Indústria Farmacêutica

  • . Posters

  • . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”



Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.



Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.



HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

  • Centro Hospitalar do Porto

  • Centro Hospitalar de S. João

  • Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

  • Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

  • Hospital Beatriz Ângelo – Loures

  • Hospital Distrital de Faro



Patrocínio MSD



Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.



Patrocínio Novartis



Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)



Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.



Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Pesquisar

Newsletter



Ano de 2006/2007
Durante o último ano (Março 2006 / Março 2007), a actividade da Direcção centrou-se na consolidação de iniciativas que já se tinham revelado bem...

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia
no ano 2006/2007


Durante o último ano (Março 2006 / Março 2007), a actividade da Direcção centrou-se na consolidação de iniciativas que já se tinham revelado bem sucedidas e procurando alargar as frentes de contacto com os Sócios, assim como a divulgação das suas actividades.

1.Assim, realizou-se com assinalável êxito e mais de 1000 participantes o 7º Congresso da SPD em Vilamoura com Organização local do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC e Serviço de Endocrinologia do IPO de Coimbra, sob a Presidência da Profª. Manuela Carvalheiro.
2.Consolidou-se o apoio aos Grupos de Trabalho da SPD, nomeadamente ao Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez no desenvolvimento do Registo Nacional da Diabetes Gestacional e desenvolveu-se o Grupo de Estudos Epidemiológicos para o que muito contou com a colaboração estreita com o Prof. S. Massano Cardoso no acompanhamento do Estudo TEDDI, no desenho do Estudo GLIPP e nos preparativos decisivos para o Estudo de Prevalência da Diabetes em Portugal há já alguns anos em gestação.
3.Manteve-se a colaboração nos preparativos e celebração do Dia Mundial da Diabetes. As comemorações oficiais decorreram na Assembleia da Republica numa sessão presidida pelo Senhor Presidente da Assembleia da Republica e onde participaram o senhor Ministro da Saúde, o Director Clínico da APDP, o Presidente da SPD e o Presidente da SPEDM.
4.Deu-se, ainda, maior relevo e incremento à atribuição de Bolsas de Estudo e Prémios para os sócios com a criação de um novo Prémio destinado a premiar uma personalidade que se tenha distinguido pela actividade desenvolvida na clínica, na investigação ou na educação terapêutica na área da diabetes mellitus e das suas complicações.
5.Manteve-se a SPD colaborante com a Direcção Geral de Saúde na elaboração do novo Programa Nacional de PREVENÇÃO E CONTROLO DA DIABETES.
Uma comissão de redacção do novo programa presidida pela Profª Manuela Carvalheiro e formada pelo Dr.Alexandre Diniz, Dr. Carlos Pipa, Dr. Gardete Correia, Dr. Mário Pereira, Dr. Rui Duarte e Dr. José Boavida completou os seus trabalhos no final do ano passado encontrando-se o documento final em fase de revisão na DGS.
6.Saliente-se, ainda, que ao nível da intervenção pública, a SPD manteve-se atenta ao desenrolar de algumas situações que têm ameaçado pôr em causa a acessibilidade dos cidadãos com diabetes a alguns meios terapêuticos e de autocontrolo tendo nesse sentido, intervido publicamente e junto das autoridades da saúde.

7.
A nível internacional foi a SPD parceira da APDP no seio da IDF na campanha «UNite for Diabetes» que conduziu à aprovação pela ONU de uma moção estratégica mundial de luta contra a Diabetes.
8.A Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) manteve a periodicidade trimestral prevista, tornando-se assim um fórum de actualização e partilha de informação na área da Diabetologia nacional.
9.Deu a SPD um passo decisivo para a aquisição da sua Sede Social que esperamos poder vir a inaugurar ainda durante este ano de 2007.
10.Finalmente, vai a SPD divulgar as suas Recomendações para o tratamento da Diabetes tipo 1 e tipo 2, documentos que irão ser divulgados em larga escala após serem obtidos os consensos necessários.


1. Sócios
Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 908.
Existem 15 Sócios Institucionais (laboratórios)

Os sócios institucionais - ( de platina: Abbott ,Bayer, Lilly Farma, Merck, Merck Sharp & Dhome, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier  e de ouro: Astra-Zeneca, Sanofi-Aventis ,GlaxoSmithKline, J Neves, Lifescan, Menarini Diagnostics, Novo Nordisk Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pôde realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.


2.   7º Congresso Português da Diabetes e Reunião Anual de Tomar
O 7º Congresso Português de Diabetes e a organização do seu Programa Científico foi mais um êxito assinalável..... A Dra. Ana Fagulha, vice-presidente da SPD foi o elemento de ligação com a Comissão organizadora do Congresso Presidida pela Prof. Manuela Carvalheiro.
A Reunião Anual de Tomar deste ano tem como pontos fulcrais a divulgação de trabalhos realizados no seio da SPD ou com a sua colaboração e a apresentação e discussão das Recomendações portuguesas para o tratamento da Diabetes.


3. Dia Mundial da Diabetes
O Dia Mundial, 14 de Novembro, foi este ano dedicado `a acessibilidade e igualdade de oportunidades aos cuidados de saúde dos diabéticos. As comemorações oficiais, organizadas, como habitualmente pela SPD em conjunto com a SPEDM e a APDP, decorreram em Lisboa e tiveram como ponto alto uma sessão na Assembleia da República.


4. A SPD e os contactos Internacionais
A SPD tem mantido contactos permanentes com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), estando sempre representada por um elementos da Direcção nas actividades que promove a nível das Sociedades nela filiada. Reunião anual da IDF – Europa: « TWAS ( Together We Are Stronger)» e a Assembleia Geral realizada em Varsóvia. No final do ano de 2006, na Cidade do Cabo realizou-se uma Assembleia magna da IDF onde o papel de Portugal na Campanha UNite for Diabetes foi alvo de elogios e aplauso. Estiveram presentes os Presidente e o secretário-geral da SPD ao lado dos representantes da APDP em representação do país.


5. Comunicação da SPD com os sócios
A SPD continuou a privilegiar como forma de diálogo com os seus associados, as Newsletters via e-mail, com uma periodicidade Mensal. Nesta altura são em número de 253 os sócios que recebem a «newsletter» mensalmente. Temos vindo a chamar a atenção para o facto de ser muito fácil fazerem-nos chegar o endereço electrónico (a inscrição pode ser feita logo na página inicial do site (www.spd.pt). As anteriores newsletters podem aí ser consultadas.


6. Cartas do Presidente
A informação aos sócios das actividades e posições da Sociedade continuou a ser feita, também, através de cartas do Presidente sempre que se justificou.


7. Página na Internet
Quanto à página na Internet www.spd.pt a sua actualização tem sido frequente (no mínimo: quinzenal). A divulgação das newsletters, Bolsas e Prémios da SPD a concurso e já atribuídos e dos artigos publicados por autores nacionais em revistas de prestígio são rubricas permanentes. Nela, temos procurado divulgar qualquer documento, posição ou texto emanados da Direcção que pareçam importantes de dar conhecimento aos sócios. A RPD pode ser lida e importada em formato pdf na sua totalidade a partir da Página.


8. Bolsas de Estudo. Prémios.
As Bolsa M M A Ruas  e Pedro Eurico Lisboa foram atribuídas e serão entregues na Reunião Anual.
O Prémio SPD/ Hargreaves será entregue durante a Reunião Anual.
Foi atribuído pela 1ª vez O Prémio SPD//Sanofi-Aventis destinado a premiar uma personalidade que se tenha distinguido pela actividade desenvolvida na clínica, na investigação ou na educação terapêutica na área da diabetes mellitus e das suas complicações.
Foi, decidida pela Direcção a atribuição de Bolsas para a deslocação de associados seus com comunicações científicas aceites em Congressos Internacionais de referência
O Prémio Sá Marques destinado a um primeiro autor português com artigo publicado em Revista internacional de prestígio na área da Diabetologia não foi atribuído durante este ano..


9. Revista Portuguesa de Diabetes.
Foram publicados 4 números da RPD além do nº suplementar correspondente aos Resumos dos trabalhos apresentados no 7º Congresso.


10. Grupos de Estudo     
O Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez conseguiu pelo 3º ano consecutivo realizar o Registo Nacional da Diabetes Gestacional, com o apoio da Direcção. A introdução via Internet dos dados referentes ao registo de cada Centro foi um progresso assinalável e poderá ser a base de desenvolvimentos futuros.


11. Outras actividades
A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, colaborando nos seus inquéritos, notícias e actividades sempre que solicitada.

A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.

Março de 2007.


O Secretário-Geral.




Plano de Actividades para o ano 2007-8

A Direcção da SPD propõe-se:

1.Manter a edição mensal das newsletters electrónicas como forma preferencial de comunicação com os sócios. Serão aceites sugestões e colaboração dos sócios interessados.

2.Manter a periodicidade da Revista Portuguesa de Diabetes ( RPD).

3.Divulgar e implementar as Recomendações Nacionais para o tratamento da Diabetes tipo1 e tipo2

4.Terminar o processo de aquisição de uma Sede social para a SPD de acordo com o determinado na Assembleia-geral de Abril de 2005.

5.Manter todo o apoio aos Grupos de Trabalho e aos Projectos que estes entendam desenvolver dentro da linha programática estabelecida pela Direcção.

6.Dar início aos trabalhos no terreno referentes ao estudo epidemiológico de prevalência da Diabetes tipo2 em Portugal.

7.Manter a sua colaboração com a DGS no acompanhamento do novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.

8.Exercer toda a sua influência no sentido de dar à Diabetes o papel relevante que merece no Plano Nacional de Saúde e nas prioridades na política de saúde do Governo.

9.Estar atenta e manifestar-se publicamente e junto das autoridades de saúde acerca de todos os problemas relacionados com a Diabetes e com os cuidados de saúde prestados aos portugueses com Diabetes.



Pela Direcção da SPD

O Secretário-Geral
Rui Duarte.

31 de Março 2007