Relatório de Actividade

Ano 2012

 

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Pesquisar

Newsletter



Ano de 2005/06

Durante o último ano (Março 2005 / Março 2006), a actividade da Direcção centrou-se no cumprimento...

Durante o último ano (Março 2005 / Março 2006), a actividade da Direcção centrou-se no cumprimento do Programa da Lista vencedora na última eleição para os Corpos Directivos da SPD realizada em 2 de Abril de 2005 durante a Reunião Anual da SPD em Tomar. Este Programa seguia uma linha de continuidade com as Direcções anteriores, consolidando as iniciativas que já se tinham revelado bem sucedidas e procurando alargar as frentes de contacto com os Sócios, assim como a divulgação das suas actividades. Manteve-se a SPD representada na Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional de Controlo da Diabetes e coordenando-a cientificamente através do seu Presidente.

Consolidou-se o apoio aos Grupos de Trabalho da SPD, nomeadamente ao Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez no desenvolvimento do Registo Nacional da Diabetes Gestacional.

Manteve-se a colaboração nos preparativos e celebração do Dia Mundial da Diabetes e deu-se, ainda, maior relevo e incremento à atribuição de Bolsas de Estudo e Prémios para os sócios.

Saliente-se, ainda, que ao nível da intervenção pública, a SPD manteve-se atenta ao desenrolar de algumas situações que têm ameaçado pôr em causa a acessibilidade dos cidadãos com diabetes a alguns meios terapêuticos e de autocontrolo tendo nesse sentido, intervido publicamente e junto das autoridades da saúde.

Finalmente, nasceu a Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) dando-se, assim, resposta a uma necessidade e aspiração antigas.

1. Sócios

Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 824. A campanha de actualização das quotas e a possibilidade do seu pagamento através de transferência bancária confirmou a actual existência de um maior número de sócios com as quotas em dia.

Os sócios institucionais - ( de platina: Abbott ,Bayer, Lilly Farma, Merck, Merck Sharp & Dhome, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier  e de ouro: Astra-Zeneca, Sanofi-Aventis ,GlaxoSmithKline, J Neves, Lifescan, Menarini Diagnostics, Novo Nordisk Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pôde realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.
 

2. Reunião Anual de Tomar e 7º Congresso Português da Diabetes

A Reunião Anual de Tomar, ainda da responsabilidade da anterior Direcção decorreu entre 1 e 2 de Abril tendo registado uma boa adesão dos sócios. Recordamos que a Reunião teve como pontos-chave: um curso de pós-graduação sobre diabetes tipo 2 numa iniciativa conjunta com os responsáveis portugueses do Grupo Mediterrânico para o Estudo da Diabetes e a apresentação do Registo Nacional da Diabetes Gestacional da iniciativa do Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez e dos trabalhos preparatórios para um estudo epidemiológico da Diabetes tipo 2 em Portugal.

A preparação do 7º Congresso Português de Diabetes e a organização do seu Programa Científico ocupou grande parte das reuniões da Direcção durante a 2ª metade do ano passado e o início do corrente ano. A Dra. Ana Fagulha, vice-presidente da SPD foi o elemento de ligação com a Comissão organizadora do Congresso Presidida pela Prof. Manuela Carvalheiro.
 

3. Dia Mundial da Diabetes
 
O Dia Mundial, 14 de Novembro, foi este ano dedicado ao pé diabético e à prevenção das amputações. As comemorações oficiais, organizadas, como habitualmente pela SPD em conjunto com a SPEDM e a APDP, decorreram em Coimbra. A edição de um cartaz nacional e de um folheto alusivo ao tema foram largamente difundidos por todo o país e serviram de base a muitas iniciativas locais.


4. A SPD e os contactos Internacionais

SPD tem mantido contactos permanentes com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), estando sempre representada por um elementos da Direcção nas actividades que promove a nível das Sociedades nela filiada. Reunião anual da IDF – Europa: « TWAS ( Together We Are Stronger)» e a Assembleia Geral realizada em Munique. Durante o ano de 2005, também a União Europeia deu início a uma série de actividades no âmbito da Diabetes, nomeadamente que mereceram a comparência e participação da SPD e que culminaram na Conferencia de Viena sobre Prevenção da Diabetes tipo2 realizada em Fevereiro de 2006.
    

5. Comissão Coordenadora do Programa da Diabetes

Continuámos a participar nas reuniões de Preparação e de Acompanhamento do Programa Nacional dando conta das nossas posições em relação à actualização do âmbito de actuação da Comissão e das quais temos vindo a dar conta nas Cartas do Presidente e newsletters que enviámos a todos os sócios.

O trabalho da Comissão sofreu algumas vicissitudes às quais não foram alheias as alterações políticas, entretanto registadas. No entanto, funcionaram várias subcomissões onde a SPD participou activamente com aspectos concretos como: Reformulação do Guia do Diabético, Educação Terapêutica da Diabetes, Indicadores de Qualidade em Diabetes e Bombas Infusoras de Insulina.

Após no fim do ano de 2004, o INFARMED ter reiterado a disponibilidade em acordar um mecanismo adequado entre a Instituição, a SPD e as Associações de Doentes, cujo protocolo pode ser consultado na página da SPD e, em consonância, ter sido realizada uma Reunião prometedora entre as partes, desde a tomada de posse da actual administração do Infarmed este Protocolo tem sido ignorado o que já motivou o respectivo protesto por parte da SPD.

Este ano, deu-se início aos trabalhos para a formulação de um novo Programa Nacional, agora chamado de Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes no qual a SPD tem participado e assumido uma parte importante na sua redacção.

Não deixámos, contudo, de manifestar estranheza, junto da DGS e do Ministério da Saúde pelo facto de a Diabetes não constar de entre os Planos as prioritários do chamado Plano Nacional de Saúde.

Na página (site) da SPD estão à disposição algumas posições e textos em discussão, nomeadamente:

Terapêutica Infusora Subcutânea Continua com Insulina na Diabetes (CSII) ou Terapêutica por Bombas Infusoras de Insulina; Protocolo de colaboração SPD – INFARMED; Posição da SPD face à nova metodologia de medição da Hemoglobina Glicada; Posição da SPD face ao Guia do Diabético e, mais recentemente, o parecer quanto à utilidade da utilização da autovigilância glicémica nos diabéticos tipo 2.


6. Comunicação da SPD com os sócios

A SPD privilegiou como forma de diálogo com os seus associados, as Newsletters via e-mail, com uma periodicidade Mensal. Temos vindo a chamar a atenção para o facto de ser muito fácil fazerem-nos chegar o endereço electrónico (a inscrição pode ser feita logo na página inicial do site (www.spd.pt). As anteriores newsletters podem aí ser consultadas.


7. Cartas do Presidente

A informação aos sócios das actividades e posições da Sociedade continuou a ser feita, também, através de cartas do Presidente sempre que se justificou.
 

8. Página na Internet

Quanto à página na Internet www.spd.pt a sua actualização tem sido frequente (no mínimo: quinzenal). A divulgação das cartas do Presidente, newsletters, Bolsas e Prémios da SPD a concurso e já atribuídos e dos artigos publicados por autores nacionais em revistas de prestígio são rubricas permanentes. Nela, temos procurado divulgar qualquer documento, posição ou texto emanados da Direcção que pareçam importantes de dar conhecimento aos sócios.

 
9. Bolsas de Estudo. Prémios.

A Bolsa M M A Ruas de 2005 foi entregue durante a Reunião Anual de Tomar e a de 2006 foi já atribuída e será entregue durante o 7º Congresso

A Bolsa Pedro Eurico Lisboa de 2005 foi já atribuída e será entregue durante o 7º Congresso

O Prémio SPD/ Hargreaves de 2006 será entregue durante o 7º Congresso.

Pela 1ª vez foi atribuído o Prémio Sá Marques destinado a um primeiro autor português com artigo publicado em Revista internacional de prestígio na área da Diabetologia.

Foi, ainda, decidido em reunião da Direcção considerar, no futuro, a atribuição de Bolsas para a deslocação de associados seus com comunicações científicas aceites em Congressos Internacionais de referência.

 
10. Revista Portuguesa de Diabetes.

Dando forma a uma velha ambição da SPD, nasceu durante este ano a Revista Portuguesa de Diabetes. Foi feito um contrato anual com a entidade editora: Cortex, Lda para edição de uma Revista trimestral e de, pelo menos, um número suplementar contendo os resumos do Congresso e Reunião anual da SPD.
 

11 Grupos de Estudo

O Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez conseguiu pelo 2º ano consecutivo realizar o Registo Nacional da Diabetes Gestacional , com o apoio da Direcção.
 

12. Outras actividades

A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, colaborando nos seus inquéritos, notícias e actividades sempre que solicitada.

A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.


Março de 2006.

O Secretário-Geral.

Plano de Actividades para o ano 2006-07

A Direcção da SPD propõe-se:

  1. Manter a edição mensal das newsletters electrónicas como forma preferencial de comunicação com os sócios. Serão aceites sugestões e colaboração dos sócios interessados.

  2. Renovação da página da Internet, tornando-a mais atractiva e mais funcional.

  3. Ajudar o desenvolvimento da Revista Portuguesa de Diabetes ( RPD).

  4. Dar continuidade ao processo de aquisição de uma Sede social para a SPD de acordo com o determinado na Assembleia Geral de Abril de 2005.

  5. Manter todo o apoio aos Grupos de Trabalho e aos Projectos que estes entendam desenvolver dentro da linha programática estabelecida pela Direcção.

  6. Dar início aos trabalhos no terreno referentes ao estudo epidemiológico de prevalência da Diabetes tipo2 em Portugal.

  7. Manter a sua colaboração com a DGS no acompanhamento do actual Programa e formulação do novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.

  8. Exercer toda a sua influência no sentido de dar à Diabetes o papel relevante que merece no Plano Nacional de Saúde e nas prioridades na política de saúde do Governo.

  9. Estar atenta e manifestar-se publicamente e junto das autoridades de saúde acerca de todos os problemas relacionados com a Diabetes e com os cuidados de saúde prestados aos portugueses com Diabetes.


Pela Direcção da SPD

O Secretário-Geral

Rui Duarte.

19 Março 2006

 

Relatório de Actividade
Ano de 2000 | Ano de 2001 | Ano de 2002