Relatório de Actividade

Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

 

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

 

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina



Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

  • . Participação da Indústria Farmacêutica

  • . Posters

  • . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”



Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.



Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.



HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

  • Centro Hospitalar do Porto

  • Centro Hospitalar de S. João

  • Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

  • Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

  • Hospital Beatriz Ângelo – Loures

  • Hospital Distrital de Faro



Patrocínio MSD



Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.



Patrocínio Novartis



Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)



Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.



Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Pesquisar

Newsletter



Ano de 2004/05

RELATORIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA 

de DIABETOLOGIA no ano 2004/2005

Durante o último ano ( Março 2004 / Março 2005), a actividade da Direcção centrou-se principalmente na preparação e discussão de propostas de revisão do Programa Nacional de Controlo da Diabetes que foram presentes ao Ministério da Saúde (Direcção Geral da Saúde) e da resultante posição na Comissão Coordenadora do respectivo Programa Nacional e, ainda,  no desenvolvimento de novos meios de contacto com os sócios com o início das newsletters electrónicas mensais.

Intensificou-se o apoio aos Grupos de Trabalho da SPD, nomeadamente ao Grupo de Estudos da Diabetes e Gravidez no desenvolvimento do registo nacional da diabetes gestacional. Manteve-se a colaboração nos preparativos e celebração do Dia Mundial da Diabetes  e os concursos e entrega de Bolsas de Estudo e Prémios para os sócios.


Saliente-se, ainda, que
ao nível da intervenção pública, a SPD teve um papel, que acreditamos ter sido relevante, no contributo que deu para a solução de problemas potencialmente graves como foram a ameaça de retirada do mercado nacional das insulinas Humalog ( verão de 2004 ) e Actrapid 3ml (Inverno de 2005) por dificuldades de aprovação pelo Infarmed dos novos preços.


  1. Sócios

    Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 831. A campanha de actualização das quotas e a possibilidade do seu  pagamento através de transferência bancária confirmou a actual existência de um maior número de sócios com as quotas em dia.

    Os sócios institucionais - ( de platina:  Menarini Diagnostics, Bayer, Lilly Farma, Merck Farma e Química, Roche Diagnostics, Servier, Jaba e Abbott)  ( de ouro: Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pôde realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.


  2. 6º Congresso Português da Diabetes

      . O 6º Congresso Português de Diabetes teve lugar na Exponor, Leça da Palmeira, nos dias 17 a 20 do passado mês de Março de 2004. O Congresso teve com Presidente o Sr. Prof. Doutor Luís Medina que igualmente presidiu à Comissão Organizadora local. O excelente trabalho desenvolvido por toda a Comissão mereceu um expressivo  louvor  da Direcção da SPD. Estiveram presentes mais de 1300 Congressistas, de diferentes sectores profissionais oriundos das Unidades de cuidados primários e diferenciados, que no seu conjunto corporizam a heterogeneidade da equipa terapêutica da Diabetes e a necessidade da partilha de cuidados a diferentes níveis assistenciais que a  Diabetes implica.

       O Congresso foi uma grande manifestação da vitalidade científica dos sócios, já que foram apresentados mais de 100 trabalhos originais. Igualmente a aceitabilidade com que os cinco conferencistas de renome mundial (Prof Sobrinho Simões do Porto (Portugal); Prof. Bernat Soria de Alicante (Espanha); Prof Stefen Haffner, Santo António (EUA); Prof. Éric Renard, Montpellier, (França) e Prof Phillipe Froguel, Paris/Londres (França/UK) aceitaram colaborar, mostra que a SPD é já uma Sociedade reconhecida e implantada no panorama da Diabetologia Internacional.


  3. Dia Mundial da Diabetes

    O Dia Mundial, 14 de Novembro, foi este ano dedicado à obesidade e à prevenção da Diabetes tipo 2.. As comemorações oficiais, organizadas, como habitualmente pela SPD em conjunto com a SPEDM e a APDP, decorreram  em Lisboa  A edição de um cartaz nacional e de um folheto alusivo ao tema foram largamente difundidos por todo o país e serviram de base a muitas iniciativas locais.


  4. A SPD e os contactos Internacionais

    A SPD tem mantido contactos permanentes com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), estando sempre representada por um elementos da Direcção nas actividades que promove a nível das Sociedades nela filiada. Reunião anual da IDF – Europa: « TWAS ( Together We Are Stronger)» e a Assembleia Geral, Durante o ano de 2004, também a União Europeia desenvolveu actividades no âmbito da Diabetes que mereceram a comparência da SPD. A primeira em Dublin, Irlanda, dias 7 e 8 de Abril, da responsabilidade da IDF Europa, denominada
    “Towards a European Framework for Diabetes Prevention and Care.

    European Challenges and Member State Perspectives”
    onde a SPD esteve presente através da sua Presidente que foi convidada a apresentar a realidade nacional. A segunda ocorreu no dia 12 de Novembro, na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, para comemoração do Dia Mundial da Diabetes. Esta acção foi promovida pela EASD e denominada: “DIABETES: Europe rising to the research challenge”.


  5. Comissão Coordenadora do Programa da Diabetes

    Continuámos a participar nas reuniões de Preparação e de Acompanhamento do Programa Nacional dando conta das nossas posições em relação à actualização do âmbito de actuação da Comissão e das quais temos vindo a dar conta nas Cartas do Presidente que enviámos a todos os sóciosO trabalho  da Comissão sofreu novo impulso a partir do mês de Novembro de 2004.

    Encontram-se em funcionamento várias subcomissões onde a SPD tem participado activamente  com aspectos concretos como: Reformulação do Guia do Diabético, Educação Terapêutica da Diabetes, Indicadores de qualidade em diabetes e Bombas infusoras de.
    Só no fim do ano de 2004, o INFARMED reiterou a disponibilidade em acordar um mecanismo adequado entre a Instituição, a SPD e as Associações de Doentes. Registamos a disposição para futuras reuniões de trabalho.

    Na página ( site) da SPD estão à disposição algumas posições e  textos em discussão, nomeadamente:

    Terapêutica Infusora Subcutânea Continua com Insulina na Diabetes (CSII) ou Terapêutica por Bombas Infusoras de Insulina;  Protocolo de colaboração SPD – INFARMED;  Posição da SPD face à nova metodologia de medição da Hemoglobina Glicada;  Posição da SPD face ao Guia do Diabético


  6. Comunicação da SPD com os sócios

    A SPD iniciou em Julho de 2004, uma nova forma de diálogo com os seus associados, as Newsletters via e-mail, com uma periodicidade Mensal. Temos vindo a chamar a atenção para o facto de ser muito fácil fazerem-nos chegar o endereço electrónico ( a inscrição pode ser feita logo na página inicial do site (www.spd.pt). As anteriores  newsletters podem aí ser consultadas.


  7. Cartas do Presidente

    A informação aos sócios das actividades da Sociedade continuou a ser feita através das cartas do Presidente, tendo sido editadas duas,  e, ainda,  através da página na Internet.


  8. Página na Internet

    Quanto à   página na Internet www.spd.pt a sua actualização tem sido frequente ( no mínimo: quinzenal). A divulgação das cartas do Presidente, newsletters, Bolsas e Prémios da SPD a concurso e já atribuídos e dos artigos publicados por autores nacionais em revistas de prestígio são rubricas permanentes. Nela, temos procurado divulgar qualquer documento, posição ou texto emanados da Direcção que pareçam importantes de dar conhecimento aos sócios.

  9. Bolsas de Estudo. Prémios.

    A Bolsa M M A Ruas de 2004 foi entregue durante o 6º Congresso e a de 2005 foi já atribuída e será entregue durante a Reunião Anual  de Tomar.

    A Bolsa Pedro Eurico Lisboa de 2004 foi já atribuída e será entregue durante a Reunião Anual  de Tomar.

    O Prémio SPD/ Hargreaves de 2004  foi atribuído durante o 6º Congresso e o de 2005 entretanto  patrocinado pela Jaba foi já atribuído e será entregue durante a Reunião Anual de Tomar.

  10. Outras actividades

    A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, colaborando nos seus inquéritos., notícias e actividades sempre que solicitada.

    A SPD tem mantido, através de 3 especialistas convidados, uma  colaboração no Site www.comunidadediabetes.com

    patrocinado pela Novo-Nordisk.

    A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.


 

Março de 2005.

 
O Secretário-Geral.

Relatório de Actividade
Ano de 2000 | Ano de 2001 | Ano de 2002