Relatório de Actividade

Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

 

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

 

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina



Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

  • . Participação da Indústria Farmacêutica

  • . Posters

  • . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”



Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.



Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.



HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

  • Centro Hospitalar do Porto

  • Centro Hospitalar de S. João

  • Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

  • Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

  • Hospital Beatriz Ângelo – Loures

  • Hospital Distrital de Faro



Patrocínio MSD



Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.



Patrocínio Novartis



Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)



Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.



Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Pesquisar

Newsletter



Ano de 2002

Relatório de Actividades da Direcção da SPD referente ao ano 2002

Durante o último ano (março 2002/março 2003), as actividades dos Corpos gerentes eleitos, centraram-se principalmente na reorganização e actualização do ficheiro dos sócios, na preparação da Reunião Anual e apoio aos Grupos de Trabalho, na dinamização da Página na Internet, na reactivação e criação de Bolsas de Estudo para os sócios e, no âmbito da intervenção pública e de colaboração com o Ministério da Saúde, na elaboração de propostas de Revisão do Programa Nacional de Controlo da Diabetes.

1. Sócios

A aquisição de um novo programa informático permitiu uma melhor gestão e a actualização da listagem de sócios. Actualmente o número de sócios activos na SPD é de: 737. A campanha de actualização das quotas e a possibilidade do seu pagamento através de transferência bancária permitiu a actual existência de um maior número de sócios com as quotas em dia.

Os sócios institucionais - ( de platina: Menarini Diagnostics, Bayer, Lilly Farma, Merck Farma e Química, Roche Diagnostics, Servier, Novartis e Abbott) ( de ouro: Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo e J.Neves) mantiveram o seu importante apoio à SPD e foi com base nesse apoio que a SPD pode realizar a Reunião Anual de Tomar e o apoio aos Grupos de Trabalho.


2. 5º e 6º Congresso Português da Diabetes

No rescaldo do 5º Congresso Português de Diabetes realizado em Vilamoura, congratulou-se a SPD com o seu êxito aos diversos níveis. O número de pessoas inscrito foi de 920, o que consolida o Congresso como um dos maiores do País. O nível dos convidados estrangeiros, e a actualidade dos temas focados bem como da participação nacional (só em trabalhos originais foram apresentados 58 cartazes e 33 comunicações orais), demonstra a vitalidade da SPD. O trabalho da Comissão Organizadora e o profissionalismo e a eficiência da empresa contratada foram fundamentais e objecto de públicos louvores.

Está em pleno andamento a preparação do 6º Congresso a realizar no Porto. Existe já um site oficial do Congresso ( www.diabetesporto2004.com), onde podem ser obtidas informações preliminares.


3.Reunião Anual

Dado o êxito da Reunião anual realizada em Tomar no ano de 2001, entendeu-se que se deveria manter para 2003 o mesmo «formato» e local de Reunião para 2003. Na Reunião deste ano optou-se por privilegiar a acção dos Grupos de Trabalho da SPD os quais foram incentivados a terem uma participação activa no conteúdo do Programa. Temas importantes e actuais como: A avaliação económica dos medicamentos, o Rastreio da Retinopatia e a Prevenção da Diabetes do tipo 2 serão os outros temas abordados.

 

4.Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial, 14 de Novembro, foi este ano dedicado à retinopatia diabética e à prevenção da cegueira. A sessão oficial, organizada, como habitualmente pela SPD em conjunto com a SPEDM e a APDP, decorreu em Coimbra nos HUC com a presença de entidades oficiais, entre elas o Presidente da ARS, em representação do Sr Ministro da Saúde e da ARS-Centro, então novel Presidente do Infarmed, Dr. Rui Ivo. Intervieram a Presidente da SPD, Profª Manuela Carvalheiro, o Prof. Faria de Abreu e uma doente representante da Associação de Diabéticos local.

No decorrer deste dia, várias entrevistas com membros da SPD, em órgãos de informação, alertaram publicamente para o, então, grave momento por que estava a passar o Programa Nacional de Controlo da Diabetes e para a iminência do fim do Protocolo que permite a comparticipação do Estado no material de autovigilância do diabético.

Estamos em crer que essa acção foi decisiva para o «acordar» para o problema por parte das entidades oficiais da saúde.


5.Relações com o Ministério da Saúde

Continuámos a participar nas reuniões de Acompanhamento do Programa Nacional e da nossa posição em relação à actualização do âmbito de actuação da Comissão, demos conta nas Cartas do Presidente que enviámos a todos os sócios.

Considerámos necessário manter as actuais regalias dos doentes diabéticos mas, pretendemos ver alargadas as responsabilidades da SPD no âmbito da Formação dos profissionais de saúde na área da diabetes e defendemos a inclusão da área dos novos medicamentos e técnicas avançadas de monitorização e terapêutica da Diabetes no Programa de Controlo da Diabetes.

A Direcção Geral de Saúde convidou, a Presidenta da SPD, para coordenadora científica do Programa, convite que aguarda oficialização. Em Dezembro de 2001, uma delegação da SPD foi recebida pelo Ministro da Saúde, o que deu oportunidade à exposição dos problemas mais relevantes nomeadamente a problemática dos novos fármacos e do prosseguimento do Protocolo.

Em Janeiro de 2002, foi oficialmente prorrogado o actual Protocolo por 6 meses mas, não houve nenhuma Reunião para reestruturação do Programa até agora ( Março de 2003), pese embora, a vontade quanto à celeridade da negociação, verbalizada pelo Sr Secretario de Estado que presidiu à cerimonia.

 

6.Cartas do Presidente

A informação aos sócios das actividades da Sociedade continuou a ser feita através das cartas do Presidente, tendo sido editadas duas ( três, se incluirmos o convite para a reunião Anual) e através da página na Internet.


7.Página na Internet


Desde o início de 2003, a página na Internet www.spd.pt sofreu alterações sensíveis e a sua actualização será mensal. Como exemplo: a possibilidade que houve de inscrição na Reunião Anual nesta página. A divulgação das actividades da SPD e o contacto com os grupos de trabalho e com o Secretário-Geral está muito facilitada através da página.


8.Grupos de Trabalho

Tem sido difícil a implementação da actividade dos Grupos de Trabalho na SPD. Os motivos são conhecidos e fazem parte do dia-a-dia de todos nós.

Apesar disso, foram criados novos grupos de trabalho que muito poderão contribuir para o crescimento científico da SPD: ( Epidemiologia, Qualidade de Vida e Enfermagem na Diabetes). Reforçamos as nossas intenções enunciadas no Programa de Candidatura.

A SPD dispõe, hoje, de meios para patrocinar as actividades consideradas relevantes para o bom funcionamento dos grupos de Trabalho. Nesse sentido, reuniu-se a Direcção da SPD com os coordenadores dos grupos de trabalho em Setembro passado onde foram apresentadas e discutidas as possíveis formas de que se poderiam revestir as actividades dos Grupos .

Na Reunião Anual em Tomar, esperamos que sejam proveitosas as reuniões dos Grupos.

 

9.Bolsas de Estudo. Prémios.

Foram , num caso reactivada ( Bolsa SPD-Bayer/ Pedro Eurico Lisboa ) e noutro, criada ( Bolsa M M Almeida Ruas da SPD/Novo-Nordisk) 2 bolsas de estudo de incentivo à investigação e/ou formação pós-graduada.

A Bolsa M M A Ruas será entregue no decorrer da Reunião Anual.

A Bolsa Pedro Eurico Lisboa será anunciada até ao dia 14 de Novembro.

O Prémio SPD/Novartis está a ser reformulado e o seu regulamento em breve será anunciado ( ver página da Internet!).


10.Outras actividades

A SPD manteve-se atenta às relações internacionais com a IDF, tendo estado presente na pessoa do Secretário-Geral na Reunião da IDF-Europa « Together we are stronger» em Chipre no passado mês de Outubro.

A SPD tem mantido, através de 3 especialistas convidados, uma colaboração no Site www.comunidadediabetes.com patrocinado pela Novo-Nordisk.


A SPD tem atribuído patrocínio científico a diversas reuniões científicas nacionais no âmbito da Diabetologia, sempre que para tal tenha sido solicitada e existindo idoneidade das entidades organizadoras.




Relatório de Actividade
Ano de 2000 | Ano de 2001 | Ano de 2002