Relatório de Actividade

Ano 2012

 

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Pesquisar

Newsletter



Ano de 2001

Relatório de Actividades da Direcção da SPD referente ao ano 2001

No ano de 2001 as nossas actividades centraram-se na preparação e realização da Reunião Anual, em Tomar, na preparação do 5º Congresso Português de Diabetes, em Vilamoura e na continuação da reestruturação da Sociedade com a aprovação dos novos Estatutos, a normalização financeira, o aluguer duma sede e o pedido de reconhecimento da SPD como instituição de utilidade pública. A continuação da colaboração com o Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Controlo da Diabetes Mellitus foi outra das nossas principais actividades.

 

1- Sócios

Sessenta e quatro novos sócios inscreveram-se em 2001. Totalizando 730 sócios a SPD continua a colocar-se como uma das principais das Sociedades Científicas do país. Já em 2000 tinham sido aceites 56 novos sócios.

Os sócios institucionais – 8 sócios de Platina (Menarini Diagnostics, Abbott Laboratórios, Bayer, Lilly Farma, Merck Farma e Química, Novartis Farma, Roche Diagnostic, Servier), 5 de Ouro (Astra-Zeneca, Aventis, Lifescan, Novo Nordisk, Glaxo) mantiveram o seu importante apoio à Sociedade.

 

2- Reunião Anual 2001

O ano de 2001 iniciou-se com a preparação da Reunião Anual. Cerca de 130 sócios, reuniram-se em Tomar, nos dias 30 e 31 de Março, num modelo novo de reunião. Após uma conferência sobre o estado actual da terapêutica da diabetes, pelo Prof. José Luís Medina, decorreu um animado e participado debate sobre as relações entre os cuidados primários e os cuidados especializados no acompanhamento dos doentes com diabetes. Após o almoço os responsáveis pelos grupos de trabalho apresentaram as suas propostas ao que se seguiu a Assembleia Geral. Para além da aprovação do Relatório de Actividades e Contas, do parecer do Conselho Fiscal e do Programa de Acção para 2001 foi também aprovada a proposta de novos Estatutos e a actualização das quotas. Este novo figurino conseguiu uma boa participação nas sessões e uma aprovação geral de todos os sócios presentes. O programa social também mereceu o aplauso de todos. A Direcção não pode deixar de reiterar os agradecimentos ao trabalho da Comissão Organizadora.

 

3- 5ºCongresso Português de Diabetes

A organização desta reunião magna da diabetes em Portugal progrediu cumprindo todos os prazos previstos. A apresentação de 91 comunicações, 33 sob a forma de comunicações orais e de 58 sob a forma de cartazes, mostra bem a mobilização dos sócios para participar no seu Congresso. Para além das 6 conferências, quatro de diabetologistas estrangeiros de renome mundial e duas de prestigiados investigadores portugueses, haverá 10 simpósios, 6 encontros com especialistas, 6 sessões de comunicações orais e ainda 6 sessões de discussão de cartazes. Quatro simpósios paralelos completarão o alargado leque de opções para todos aqueles que se dirijam a Vilamoura.

 

4- Relações com o Ministério da Saúde

Continuámos a participar nas reuniões da Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional de Controlo da Diabetes Mellitus e do Grupo Gestor da Direcção Geral de Saúde. Após o alargamento a todos os subsistemas da comparticipação das tiras reagentes e da gratuitidade das seringas e lancetas, nosso principal objectivo na Comissão de Acompanhamento, esta diminuiu claramente a sua importância, tanto mais que a implementação de programas de formação contínua em diabetes, para todos os técnicos que acompanham doentes com diabetes, sempre se deparou com a oposição do Ministério, embora fossem programas baseados nas estruturas regionais de saúde e que articulariam os diferentes níveis de cuidados. No Grupo Gestor foi elaborada a circular normativa sobre o pé diabético. A circular sobre a Nova classificação da diabetes mellitus e os Novos critérios de diagnóstico deverá, finalmente, sair em 2002, sendo ambos integrados no Dossier da Diabetes, sendo assim feito o reconhecimento oficial desta importante modificação. A Sociedade fez-se ainda representar no Grupo de Trabalho da Direcção Geral de Saúde sobre Marcadores de Saúde na Diabetes.

 

5- Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, 14 de Novembro, foi este ano dedicado às doenças cardio-vasculares. A sessão oficial, organizada, como habitualmente, com a APDP e a SPDEM, decorreu em Lisboa, com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Correia de Campos e do Presidente da Câmara de Lisboa, para além de outras importantes personalidades. Na sua intervenção o Ministro reconheceu a necessidade a amplitude do impacto da Diabetes na sociedade portuguesa e de se desenvolver um Programa Global de Luta contra a Diabetes, com a participação das Associações de Doentes e das Sociedades Científicas.

 

6- Cartas do Presidente e Página na Net

A informação aos sócios das actividades da Sociedade continuou a ser feita pelas cartas do Presidente, tendo sido editadas duas, e através da página na net, que foi sendo actualizada regularmente.

 

7- Prémios e Bolsas

Continuou a ser uma prioridade da Direcção o apoio à investigação e nesse sentido foi pela primeira vez atribuído o prémio SPD/Novartis, no valor de 1.500.000 escudos. Novos prémios, sob a forma de bolsas, estão em vias de ser apresentados aos sócios, provavelmente já no ano de 2002.

 

8- Novos Estatutos e Pedido do Estatuto de Utilidade Pública

Depois de aprovados, na Reunião Anual de 2001, os Estatutos continuam a aguardar publicação em Diário da República. O reconhecimento da SPD como Organismo de Utilidade Pública está em marcha, aguardando-se os pareceres da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério da Saúde.

 

9- Grupos de Trabalho

Embora tenha sido uma das prioridades assumidas pela Direcção o arranque dos grupos de trabalho tem sido difícil. Para além da publicação do importante consenso europeu sobre pé diabético: “Directivas Práticas sobre o Tratamento e a Prevenção do Pé diabético” sob a orientação do grupo de trabalho do Pé Diabético, pouco mais se conseguiu avançar. Os responsáveis nomeados em Tomar têm a seu cargo uma enorme tarefa. A nova Direcção, a ser eleita em Vilamoura, terá que encontrar outras formas de conseguir apoiá-los, pois pensamos que a sua actividade é fundamental para a vida da Sociedade.

 

10- Eleições para os Corpos Sociais da SPD

Como estatutariamente lhe é permitido a Direcção apresentou aos

sócios uma lista candidata aos Corpos Sociais para o triénio 2002-2004. A importância de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar justificava claramente esta atitude. Embora a maioria dos membros da Direcção se mantenha, a renovação é fundamental na vida de uma Sociedade, tal como afirmamos quando fomos eleitos. Pensamos ter conseguido harmonizar a continuidade da equipa que dirigiu a Sociedade no três últimos anos, com a renovação de alguns cargos importantes e a consequente chamada de sangue novo aos Corpos Dirrigentes. Assim pensamos continuar a contribuir para a necessária dinamização da nossa Sociedade.

 

11 – Relações com a IDF

A Sociedade continuou a cumprir os seus compromissos com a IDF. Foi uma honra para nós que o seu Presidente eleito, o Prof. Pierre Lefèbvre, tenha aceite deslocar-se ao nosso Congresso. A Sociedade fez-se representar numa reunião da IDF-Europa e no 75ºAniversário da APDP teve a possibilidade de trocar impressões sobre a situação em Portugal e na Europa, com o Prof. Massimo Bennedeti, Presidente da IDF-Europa.

 

12 – Patrocínios de Reuniões Científicas

Foi concedido o patrocínio da SPD às seguintes reuniões:

  • XI Curso Avançado de Endocrinologia e XXIII Cursos pós Graduados de Endocrinologia e Andrologia – NEDEM do Hospital de Stª Maria;

  • II Congresso de Educadores em Diabetes – APDP ;

  • II Jornadas de Endocrinologia do Minho –Serviço de Endocrinologia de Viana do Castelo;

  • 3º Curso do Doente Diabético, Hospital da Horta – Açores.

  • XI Jornadas de Diabetologia de Coimbra – Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC

  • VI Simpósio Diabetes e Gravidez - Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC

  • Jornadas de Endocrinologia do Hospital Militar Principal – Serviço Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital Militar Principal

  • VII Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores – Unidade Autónoma de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino espírito Santo – Ponta Delgada

  • VIII Jornadas de Diabetologia - Unidade Autónoma de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino espírito Santo – Ponta Delgada

  • Curso pós-graduado de Diabetes – Serviço Endocrinologia do Hospital de São João, Faculdade Medicina do Porto – Porto.


Relatório de Actividade
Ano de 2000 | Ano de 2001 | Ano de 2002