Congresso Nacional da Diabetes

Cara(o)s Sócia(o)s Reuniu-se em Vilamoura, no dia 1 de Março, no decurso do Congresso Nacional de Diabetes, a nova Direcção eleita da SPD. Foi unanimemente reafirmada a intenção de consolidar e continuar o trabalho desenvolvido pelas anteriores Direcções e traçaram-se as linhas gerais de desenvolvimento do plano de acção votado.

Durante esta reunião foram discutidos e aprovados os seguintes pontos:

1- Manter e estreitar a colaboração existente entre a SPD e a Direcção Geral de Saúde na implementação do novo Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes

2- Actualizar e manter a comunicação com os sócios através de Cartas do Presidente e das “news letters da SPD” tendo sido proposto para sua coordenação o Dr. Pedro Carneiro de Melo, Vice-Presidente.

3- Conservar o dinamismo de publicação e actualização científica da revista Portuguesa de Diabetes permanecendo como seu Director o Dr. Rui Duarte e foi nomeada como directora adjunta a Dra. Elisabete Rodrigues. Para integrar o novo corpo editorial foi ainda votada a Dra. Margarida Bastos.

4- A Direcção da SPD reafirmou a intenção de desenvolver e impulsionar a criação do Observatório Nacional da Diabetes e nomeou como seu coordenador o Dr. Gardete Correia

5- Durante a reunião salientou-se o dinamismo com que está a decorrer o Estudo Nacional de Prevalência da Diabetes tipo 2 que se iniciou em Dezembro último. Neste contexto discutiu-se a hipótese da próxima reunião anual de Tomar possa ter como tema principal a “Epidemiologia da Diabetes tipo 2” colocando-se desde já o assunto à discussão dos sócios. Foi ainda proposta como data da realização da Reunião Anual o fim-de-semana de 28 e 29 de Março, de 2009, afim de que os sócios possam desde já reservar a data na agenda.

6- Foi decidido ainda iniciar a partir de Março 2008 o funcionamento da nossa nova sede adquirida na rua do Salitre, nº 149, 3ºEsq. 1250 – 198 Lisboa. Uma secretária, D. Custódia Domingues, estará diariamente na sede das 12 às 15h, mantendo o antigo nº de telemóvel: 968252297. Sempre que os grupos de trabalho ou grupos de colegas aí se queiram reunir só terão que combinar! Fazemos votos para que consigamos torná-la no espaço ideal para as nossas reuniões que se esperam de convívio e trabalho sempre com enorme dinamismo em prol do desenvolvimento da Diabetologia Portuguesa.

Saudações cordiais

Presidente                                                   Secretária Geral