Estudo Lira-SPD

Acesso >>

Novembro/2013

Patrocínio

Aqui damos conta de iniciativas que foram tendo lugar, sinal da prevalência desta temática em múltiplos locais e formatos quer para profissionais quer para a população.

Eu e a Diabetes – Curso gratuito

Nos meses de Abril e Maio , a Unidade de Cuidados na Comunidade Cham´Al do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, organizou o curso “Eu e a Diabetes”-curso gratuito é dirigido à população em geral e constituído por quatro módulos teóricos e práticos de 60 a 90 minutos com os seguintes temas a debater: “Entender a diabetes”, “Auto vigilância da diabetes”, “Cuidados a ter com o pé diabético”, “Alimentação e a diabetes, o que posso comer” e “Diabetes e exercício físico de mãos dadas”.

•••••••••

A Associação Protectora de Diabéticos de Portugal (APDP) e a Fundação Vodafone Portugal vão apresentaram em 18 de abril, na Escola da Diabetes Ernesto Roma, em Lisboa, o Sistema de Monitorização Remota de Diabéticos. Este sistema permite aos diabéticos e aos profissionais de saúde gerir a Diabetes à distância, aumentando a qualidade do acompanhamento da doença.

•••••••••
A Associação Hospitalar de Endocrinologia e Diabetes organizou, nos dias 11, 12 e 13 de abril, as VII Jornadas de Endocrinologia para o Clínico Geral.
No primeiro dia das jornadas realizaram-se cursos sobre nutrição e insulinoterapia e apresentados e discutidos um "Caso Clínico Hospitalar" e um  "Caso Clínico Centro de Saúde  - UCSP Benfica". No final do dia o Dr. José Luis Sánchez, da Catalunha, proferiu a palestra "As normas clínicas em Espanha". Esta conferência teve como presidentes o Prof. José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, a Dr.ª Manuela Peleteiro, presidente da ACES Norte, o Prof. Luz Rodrigues e o Dr. Mário Jorge, presidente da FNAM - Federação Nacional dos Médicos.Nos dias 12 e 13 de abril foram apresentados diversos casos clínicos de unidades hospitalares e dos centros de saúde da USF Gerações, USF Carnide Quer e USF Rodrigues Miguéis.
•••••••••

Realizaram-se nos dias 23 e 24 de maio as V Jornadas de Endocrinologia e Diabetes do Centro Hospitalar Lisboa Central - Hospital Curry Cabral.

"Endocrinologia Geral", "Diabetes Mellitus" e "Obesidade" foram alguns dos temas em análise.

•••••••••

AssociaÇÃo Protectora dos DiabÉticos de Portugal (APDP) comemora 87.º aniversÁrio

Dia 13 de maio a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) comemorou o seu 87º aniversário. Foram atribuídas medalhas às pessoas com mais de 50 anos de diabetes e decorrereu a cerimónia de Entrega do Prémio Ernesto Roma 2012/2013.

XII Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Minho

ocorreram a 10 e 11 de Maio em Viana do Castelo, no Castelo Santiago da Barra

Presidente da RepÚblica entrega PrÉmio Bial 2012

O investigador canadiano Peter St. George-Hyslop foi distinguido com o Grande Prémio BIAL de Medicina. José Cunha-Vaz venceu Prémio BIAL de Medicina Clínica com investigação sobre Retinopatia Diabética e foram ainda atribuídas duas menções honrosas para investigações sobre o cancro.

Portuguese Diabetes Leadership Forum

Realizou-se, dia 23 de maio, em Lisboa, um fórum internacional sobre a diabetes que reúniu médicos, doentes, indústria farmacêutica, decisores políticos e sociedade civil num evento de partilha de ideias e soluções para o combate da doença. "Hoje, podemos mudar o amanhã" foi o lema do fórum.
O principal objetivo desta reunião, acolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian e organizada também pela da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian e Embaixada da Dinamarca, foi definir prioridades e ações na prevenção, diagnóstico precoce, intervenção e gestão de diabetes, com o propósito da melhoria da qualidade de vida da população e a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.

90 anos de tratamento com insulina
Para assinalar os 90 anos do primeiro tratamento com insulina decorreu, também na Gulbenkian e em simultâneo com o Fórum, uma exposição histórica, presente pela primeira vez em Portugal, que relata a evolução da insulina nas últimas nove décadas, desde a sua descoberta até à utilização para o controlo da diabetes. A Novo Nordisk, patrocinadora deste evento, tem sido pioneira em muitos avanços marcantes na história da insulina, como a disponibilização da primeira caneta de administração deste medicamento.

Cerca de 80 escolas nacionais aderem ao Movimento pela Diabetes

Setenta e oito escolas do 2.º ciclo do Ensino Básico de todo o país aceitaram o desafio e juntaram-se ao Movimento pela Diabetes através da criação de um filme original sobre hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir a Diabetes. A iniciativa chegou assim à comunidade escolar e conseguiu envolver mais de 16 mil pessoas, de todas as idades, confrontando-as com informação e propostas de vida mais saudáveis.
O Movimento pela Diabetes desafiou alunos e professores a criarem um filme original sobre hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir a Diabetes. Em apenas 15 dias, os filmes, que estiveram em votação no sítio www.movimentopeladiabetes.pt, foram vistos por mais de 16 mil pessoas, gerando múltiplas partilhas nas redes sociais. No total, foram contabilizados mais de 120 mil votos.
As três escolas com os vídeos mais votados foram o Agrupamento de Escolas da Madalena, em Gaia; a E.B. de São Lourenço, em Ermesinde e a E.B. S. Tomás de Borba, na Ilha Terceira.
A estas escolas será entregue material desportivo e terão um "Dia em Movimento" na escola, com atividades que irão sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da prevenção da Diabetes.

Dia em Movimento pela Diabetes na Escola:
27 de maio: Agrupamento de Escolas da Madalena, em Vila Nova de Gaia
28 de maio: E.B. de São Lourenço, em Ermesinde
4 de junho: E.B.S. Tomás de Borba, na Ilha Terceira, Açores
Nestas datas, foram promovidas ações de esclarecimento sobre a diabetes por parte da APDP e SPD. Realizadas sessões de exercício físico e um showcooking com a presença de um chef que ensinou alunos, professores e pais a confecionar receitas saborosas e muito equilibradas do ponto de vista nutricional. Por fim, será apresentado o filme vencedor e entregue o prémio à escola.
Ainda no âmbito do Movimento pela Diabetes, todas as escolas participantes vão receber material informativo para que os professores possam trabalhar com os alunos de forma a desmistificarem alguns mitos que persistem sobre a Diabetes.

O que é o MOVIMENTO PELA DIABETES?
O desconhecimento relativo à Diabetes, as ideias preconcebidas e os mitos associados criam um sério obstáculo ao tratamento e à prevenção desta doença. Por isso, a Lilly Portugal em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) pensaram num conceito que ao longo do tempo vai agregar diversos setores de atividade, envolvendo crianças, jovens e adultos por todo o país, com o objetivo de informar e motivar uma mudança de estilo de vida que contribua para uma tentativa de diminuição da incidência da Diabetes Tipo 2 – o MOVIMENTO PELA DIABETES.
O setor da restauração foi o primeiro a juntar-se ao MOVIMENTO PELA DIABETES e neste momento mais de 80 restaurantes, de norte a sul do país, já estão envolvidos nesta iniciativa, que continua a crescer contribuindo para que seja o maior movimento nacional por um país mais saudável e com menos pessoas com Diabetes Tipo 2.
Agora foi a vez das escolas e no futuro o MOVIMENTO PELA DIABETES quer chegar a outros sectores criando uma onda de mudança que leve os portugueses a agir, revertendo assim a tendência crescente para a identificação de pessoas com diabetes não diagnosticada.

•••••••••

Dias 6 e 7 de julho o 26.º Curso Pós-Graduado organizado pelo Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Endocrinologia (NEDO). Esta ação de formação decorreu em Castelo Branco.
O Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade (NEDO) é uma estrutura médica multidisciplinar, dedicada à Endocrinologia nas suas múltiplas vertentes: clínica, investigação, ensino e divulgação.

«PÕe-te a Mexer... pela Diabetes!» juntou famÍlias em caminhada solidária

No  dia 9 de junho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) associaram-se a uma iniciativa de sensibilização e de angariação de fundos para investigação clínica e apoio aos doentes com diabetes intitulada: «Põe-te a Mexer...pela Diabetes!».
A iniciativa integrou uma caminhada, com início às 10h00 na marginal de Matosinhos, e uma ação de sensibilização para desmistificar os mitos existentes relativamente à doença.
Envolvidas na iniciativa estiveram o Lions Clube de Matosinhos e a Governadoria do Distrito 115 Centro Norte do Lions International, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Os fundos angariados, provenientes da venda de camisolas alusivas aos participantes na caminhada, revertem a favor da APDP e da SPD, para serem utilizados no financiamento de ações de promoção da investigação sobre a diabetes e no apoio aos doentes, em Portugal.

•••••••••

FamÍlias portuguesas com menos recursos apresentam maiores proporÇÕes de obesidade e diabetes

O Ciclo de Conferências «Diabetes Século XXI: O Desafio» esteve de regresso dia, 25 de junho, na Escola da Diabetes Ernesto Roma, em Lisboa. Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, falou sobre «As alimentações e a Diabetes: As desigualdades sociais e o risco de diabetes».
De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, verifica-se a existência de uma relação entre o escalão de Índice de Massa Corporal (IMC) e a Diabetes, com cerca de 90% da população com Diabetes a apresentar excesso de peso ou obesidade. Uma pessoa obesa apresenta um risco 3 vezes superior de desenvolver Diabetes do que uma pessoa com peso normal. Outro fator alarmante é o aumento da obesidade infantil, que terá um impacto no crescimento da Diabetes, estimando-se que em 2020 cerca de 20% da população portuguesa seja atingida pela doença.

•••••••••

Portugal participou pela primeira vez no Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes

Entre os dias 26 e 31 de agosto decorreu na Croácia o Dia Euro 2013 (Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes), com 12 equipas da Europa. Portugal participou este ano pela primeira vez e esteve representado pelo Núcleo Jovem da APDP e pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.
A equipa de jovens portugueses arrecadou um honroso segundo lugar num 4-3 em penalties contra a Hungria.
Este campeonato tem como alguns dos objetivos: aumentar a consciencialização para os problemas relacionados com a Diabetes, fomentar e divulgar um estilo de vida saudável, envolver a camada jovem na participação de movimentos pela Diabetes.

AssociaÇÃo de Jovens DiabÉticos de Portugal organiza 6.º Encontro

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) realizou entre os dias 4 e 6 de outubro, em Albufeira, o seu 6º Encontro com o intuito de reunir jovens com diabetes, familiares e amigos num fim-de-semana recheado de actividades.
Esta iniciativa desenvolve-se num ambiente de convívio e animação com muitas actividades que potenciam a troca de experiências entre todos os participantes.

V Jornadas de Diabetes do CHEDV e da ADF

Ao longo dos dias 25 e 26 de outubro realizaram-se, em Santa Maria da Feira, as V Jornadas de Diabetes do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e da Associação Diabético Feira (ADF). As atividades do primeiro dia foram dirigidas a todos os profissionais de saúde que estão envolvidos na luta contra a diabetes. No segundo dia, o evento esteve também aberto a doentes e familiares.

EM BREVE:

4.º Congresso Luso Galaico de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

A Associação Luso Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (ALGEDM) vai organizar o seu 4.º Congresso ao longo dos dias 10 e 11 de janeiro de 2014, no Hotel Tiara Park Atlantic Porto.
Serão debatidos temas como: "Transplante de ilhéus pancreáticos. Estado da arte", "Novas tecnologias aplicadas à diabetes", "Deficiência de Vitamina D e inflamação", "Análogos do GLP-1. Da investigação à clínica", "Hipoglicemias, Epidemiologia e consequências", "Terapêutica oral da diabetes tipo 2. Condicionantes para a prescrição dos diferentes fármacos".

Para mais informações:
ALGEDM
Secretariado - Acropole Lda
Rua de Gondarém n.º 956 Rch | 4150-375 Porto
Tel:
226 199 686 | 968 174 969
Site do Congresso: http://algedm2014.admeus.net/

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq.
1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Cordoeiro
Horário: de 2.ª a 6.ª feira das 9 às 13h
Contacto: telefone: 213 524 147