Pesquisar

Estudo Lira-SPD

Acesso >>

Newsletter



Abril/2013

Patrocínio
Novo Nordisk



O 6.º Forum Nacional da Diabetes teve lugar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no dia 17 de Novembro de 2012 e foi presidido pelo Dr. Carlos Godinho.

 

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e patrocinado pela Direção Geral da Saúde, este evento juntou não só pessoas com diabetes e seus familiares, mas também especialistas nesta área que, em conjunto, debateram vários temas de interesse mútuo, nomeadamente estratégias de prevenção da doença e das suas complicações.

 

Com cerca de 1100 participantes inscritos, individualmente ou através das várias associações de diabéticos que se fizeram representar, mais uma vez cumpriram o objetivo principal deste evento que consiste em reforçar as parcerias entre pessoas com diabetes e as estruturas prestadoras de cuidados de saúde.

 

O papel das pessoas com diabetes na prevenção da doença foi um dos principais temas deste Forum, o qual suscitou a intervenção de vários elementos da audiência. De assinalar também  outro aspeto que mereceu o maior interesse de todos, “As Autarquias na Prevenção da Diabetes”. Mereceu particular aplauso a intervenção do Dr. Francisco Amaral, Presidente da Câmara de Alcoutim, pela obra realizada naquele concelho em prol do fomento da actividade física e consequente prevenção da Diabetes.

 

Mais uma vez o Chefe Hélio Loureiro confeccionou uma refeição  ao mesmo tempo que ia dando algumas dicas para uma alimentação saudável que todas as pessoas com diabetes devem fazer, estimulado pelo seu ajudante e nosso Presidente, Prof. Dr. José Luís Medina.

 

Como habitualmente uma sessão de actividade física conjunta encerrou o Forum.

 

No dia 5 Janeiro de 2013, a convite da Direção da SPD, reuniu em Fátima um largo grupo de interessados na área da Diabetologia, composto por médicos especialistas em Endocrinologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar com objectivo de uma discussão conjunta e consequente contribuição para melhorar a proposta da SPD sobre o tratamento da Diabetes tipo 2 tendo por base as guidelines da ADA/EASD. Nesta reunião, orientada pelo Dr. Rui Duarte, houve um contributo muito importante de todos os presentes para o aperfeiçoamento da proposta apresentada. De referir que mesmo alguns colegas, na impossibilidade de estarem presentes, enviaram também as suas propostas.

 

Em 19 de Fevereiro de 2013, o Observatório Nacional da Diabetes, estrutura integrada na S.P.D., apresentou publicamente através do seu Presidente, Dr. Luís Gardete Correia, “Diabetes Factos e Números 2012”, relativa à informação disponível em Portugal sobre a Diabetes no ano de 2011.

 

Nos dias 1 e 2 de Março de 2013 a SPD realizou a sua Reunião Anual em Tomar. Com uma grande participação de associados, este ano houve também Exposição da Indústria Farmacêutica e a realização, pela mesma de dois Simpósios.

 

A parte científica da Reunião começou com a apresentação da proposta da SPD de adaptação para Portugal das recentes recomendações da ADA/EASD para o tratamento da Diabetes tipo 2. É importante referir que para esta proposta já muito haviam contribuído o grupo de colegas anteriormente reunidos em Fátima A proposta foi apresentada pelo Dr. Rui Duarte e amplamente discutida, não só por um painel de debate seleccionado, mas também por vários elementos da audiência.

 

O Programa Nacional da Diabetes, no qual a SPD está também profundamente empenhada, foi tema para uma conferência do seu Diretor, Dr. José Manuel Boavida, sobre o passado, o presente e o futuro do programa.

 

A manhã do dia 2 foi dedicada aos grupos de trabalho da SPD, os quais , depois de reunirem, apresentaram as suas propostas para o futuro.

 

A tarde foi dedicada à apresentação de comunicações livres às quais se seguiu a apresentação dos resultados preliminares do Estudo TEDDI nos cuidados primários.

 

Seguiu-se a entrega do Prémio Sanofi/SPD, o qual, por unanimidade do júri, foi entregue à Prof.ª Dr.ª Manuela Carvalheiro.

 

Depois da Assembleia Geral da SPD, convocada para cumprimento do disposto nos estatutos, houve visita aos posters.

 

A Reunião terminou com a entrega de prémios e o Encerramento feito pelo nosso Presidente.

Carlos Simões Pereira

 

 

 

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq.
1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Cordoeiro / Joana Oliveira
Horário: de 2.ª a 6.ª feira das 9 às 13h
Contacto: telefone: 213 524 147
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar '; document.write( '' ); document.write( addy_text80446 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

 

 

 

Sítio da SPD

Aguardamos mais ideias e sugestões

o Sítio da SPD na internet:

www.spd.pt

© Sociedade Portuguesa de Diabetologia todos os direitos reservados