|

O 6.º Forum Nacional da Diabetes teve lugar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no dia 17 de Novembro de 2012 e foi presidido pelo Dr. Carlos Godinho.
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e patrocinado pela Direção Geral da Saúde, este evento juntou não só pessoas com diabetes e seus familiares, mas também especialistas nesta área que, em conjunto, debateram vários temas de interesse mútuo, nomeadamente estratégias de prevenção da doença e das suas complicações.
Com cerca de 1100 participantes inscritos, individualmente ou através das várias associações de diabéticos que se fizeram representar, mais uma vez cumpriram o objetivo principal deste evento que consiste em reforçar as parcerias entre pessoas com diabetes e as estruturas prestadoras de cuidados de saúde.
O papel das pessoas com diabetes na prevenção da doença foi um dos principais temas deste Forum, o qual suscitou a intervenção de vários elementos da audiência. De assinalar também outro aspeto que mereceu o maior interesse de todos, “As Autarquias na Prevenção da Diabetes”. Mereceu particular aplauso a intervenção do Dr. Francisco Amaral, Presidente da Câmara de Alcoutim, pela obra realizada naquele concelho em prol do fomento da actividade física e consequente prevenção da Diabetes.
Mais uma vez o Chefe Hélio Loureiro confeccionou uma refeição ao mesmo tempo que ia dando algumas dicas para uma alimentação saudável que todas as pessoas com diabetes devem fazer, estimulado pelo seu ajudante e nosso Presidente, Prof. Dr. José Luís Medina.
Como habitualmente uma sessão de actividade física conjunta encerrou o Forum.
No dia 5 Janeiro de 2013, a convite da Direção da SPD, reuniu em Fátima um largo grupo de interessados na área da Diabetologia, composto por médicos especialistas em Endocrinologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar com objectivo de uma discussão conjunta e consequente contribuição para melhorar a proposta da SPD sobre o tratamento da Diabetes tipo 2 tendo por base as guidelines da ADA/EASD. Nesta reunião, orientada pelo Dr. Rui Duarte, houve um contributo muito importante de todos os presentes para o aperfeiçoamento da proposta apresentada. De referir que mesmo alguns colegas, na impossibilidade de estarem presentes, enviaram também as suas propostas.
Em 19 de Fevereiro de 2013, o Observatório Nacional da Diabetes, estrutura integrada na S.P.D., apresentou publicamente através do seu Presidente, Dr. Luís Gardete Correia, “Diabetes Factos e Números 2012”, relativa à informação disponível em Portugal sobre a Diabetes no ano de 2011.
Nos dias 1 e 2 de Março de 2013 a SPD realizou a sua Reunião Anual em Tomar. Com uma grande participação de associados, este ano houve também Exposição da Indústria Farmacêutica e a realização, pela mesma de dois Simpósios.
A parte científica da Reunião começou com a apresentação da proposta da SPD de adaptação para Portugal das recentes recomendações da ADA/EASD para o tratamento da Diabetes tipo 2. É importante referir que para esta proposta já muito haviam contribuído o grupo de colegas anteriormente reunidos em Fátima A proposta foi apresentada pelo Dr. Rui Duarte e amplamente discutida, não só por um painel de debate seleccionado, mas também por vários elementos da audiência.
O Programa Nacional da Diabetes, no qual a SPD está também profundamente empenhada, foi tema para uma conferência do seu Diretor, Dr. José Manuel Boavida, sobre o passado, o presente e o futuro do programa.
A manhã do dia 2 foi dedicada aos grupos de trabalho da SPD, os quais , depois de reunirem, apresentaram as suas propostas para o futuro.
A tarde foi dedicada à apresentação de comunicações livres às quais se seguiu a apresentação dos resultados preliminares do Estudo TEDDI nos cuidados primários.
Seguiu-se a entrega do Prémio Sanofi/SPD, o qual, por unanimidade do júri, foi entregue à Prof.ª Dr.ª Manuela Carvalheiro.
Depois da Assembleia Geral da SPD, convocada para cumprimento do disposto nos estatutos, houve visita aos posters.
A Reunião terminou com a entrega de prémios e o Encerramento feito pelo nosso Presidente.
Carlos Simões Pereira
Actividades da Sociedade
SEDE DA SPD
Sítio da SPD
Aguardamos mais ideias e sugestões
o Sítio da SPD na internet:
www.spd.pt
|