Pesquisar

Newsletter



Junho/2012

Newsletter de Junho de 2012 - SPD

Patrocínio
Novo Nordisk



As Principais

 

 

 

Novas Recomendações ADA / EASD sobre a Abordagem

da Hiperglicemia na Diabetes tipo 2.

 

http://care.diabetesjournals.org/content/early/2012/04/17/dc12-0413.full.pdf+html

 

 

 

Posição da SPD acerca da Norma 52/2011 da DGS

 

NOC´s e RECOMENDAÇÕES TERAPÊUTICAS PARA A DIABETES TIPO 2:

A Direção da SPD, após uma análise detalhada e fundamentada da Norma da DGS/OM referente à terapêutica farmacológica da Diabetes tipo 2 e que esteve em discussão pública no site da DGS até final de abril, resolveu emitir o seguinte comunicado aos seus sócios:

 

A SPD enaltece o trabalho realizado pelos colegas que redigiram o documento, está ciente da real complexidade da realização de uma Norma sobre este tema, dos prazos de tempo limitados, geralmente maus conselheiros para uma discussão construtiva, inviabilizando muitas vezes consensos entre peritos e impedindo uma maturação de conceitos e atitudes.

 

No âmbito da competência científica que lhe assiste, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, após análise e discussão da Norma nº 052/2011 – Abordagem Terapêutica Farmacológica na Diabetes Tipo 2 – transmitiu às entidades responsáveis pela mesma (DGS e OM) a sua posição perante a sua pertinência e sobre o seu conteúdo. A sua conclusão foi a seguinte: salvo se o conteúdo da Norma puder ainda sofrer uma remodelação profunda, tornando-a mais percetível e sem contradições relevantes com os estudos de evidência e com a prática clínica, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia não se poderá rever no enunciado expresso nesta Norma.

 

A Direção da SPD expressa ainda o seu agrado pela publicação recente (Abril de 2012) do Documento de consenso entre a EASD (European Association for the Study of Diabetes) e a ADA (American Diabetes Association) intitulado – Management of Hyperglycemia in Type 2 Diabetes: A Patient-Centered Approach, Position Statement of the American Diabetes Association (ADA) and the European Association for the Study of Diabetes (EASD). Este Documento de consenso tem reunido um muito favorável conjunto de opiniões entre os peritos internacionais como foi evidente, por exemplo, na mais recente Reunião científica da ADA. A SPD entendeu desde já constituir um grupo de trabalho para rever as suas atuais Recomendações nacionais para o tratamento da hiperglicemia na Diabetes tipo 2, tendo como base de trabalho o Documento de consenso da EASD/ADA.

 

 

 

72nd Scientific Sessions ADA 2012

Filadélfia, 8-12 junho 2012


(Principais Sessões com especial ênfase na epidemia / tsunami da Diabetes e na nova abordagem da hiperglicemia na Diabetes tipo 2 – ver acima).

 

http://professional.diabetes.org/webcasts.aspx

 

 

 

Ecos do congresso anual da ADA

(ADA 72nd Scientific Sessions)


O foco na epidemia global da Diabetes e a necessidade de elevar a atenção geral acerca do consequente problema de Saúde Pública, a necessidade da prevenção da Diabetes tipo 2 e do envolvimento dos profissionais de saúde e educadores neste processo, constituiu a principal mensagem da presidência da ADA.

 

Neste sentido, foi importante, também, a apresentação do resultado do estudo DPPOS (follow-up do DPPP) publicado na ocasião no Lancet. A principal conclusão deste estudo consistiu na verificação que aqueles «pré-diabéticos» que conseguiram regredir para normoglicemia, independentemente da metodologia usada (estilo de vida e/ou metformina) foram os que tinham maior possibilidade de não desenvolver diabetes durante o período de follow-up (menos 56% de risco).

 

Na área da terapêutica, houve vários estudos favoráveis às terapêuticas baseadas no efeito incretina (quer inibidores DPP IV, quer análogos GLP-1). Por exemplo, um estudo revelou menor falência terapêutica com Exenatide comparativamente à sulfonilureia – glimepirida, alem de menos hipoglicemias e maior perda de peso (publicação, também, no Lancet).

 

A insulina Glargina esteve em foco através da divulgação de vários estudos que confirmaram a sua segurança (estudos observacionais) mas também em ensaios clínicos: Origin e Easie. O estudo Easie (pub: Lancet) revelou superioridade no controlo metabólico da Glargina relativamente à sitagliptina em adição à metformina, embora com mais hipoglicemias (mesmo assim, relativamente raras) e ganho ponderal. No estudo Origin (pub: NEJM) nem a Glargina nem o acido omega-3 mostraram benefícios na prevenção cardiovascular na «Pré-diabetes» ou diabetes de curta duração.

 

Outros assuntos em destaque incluíram o tratamento eficaz da diabetes tipo 2 através da cirurgia de bypass gástrico com remissão em 90% dos casos operados com BMI entre 30-35 Kg/m2; o desenvolvimento da genética na predição da Diabetes tipo 2 e a evolução tecnológica no tratamento insulínico da diabetes tipo 1, por exemplo.

 

Rui Duarte

 

 

 

Eventos com Presença / Representação da SPD


Em representação da SPD, o Prof. José Luís Medina participou no EUROPEAN DIABETES LEADERSHIP FORUM sob o lema "Today we can change tomorrow", que se realizou em Copenhaga a 25 e 26 de abril, organizado pela Associação Dinamarquesa de Diabetes, sob os auspícios da Presidência Dinamarquesa da União Europeia e do Ministério da Saúde Dinamarquês. Presentes no evento o Embaixador da Dinamarca em Portugal, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde Dr. Leal da Costa, a Dra. Maria de Belém Roseira, o Prof. Jorge Soares da Fundação Gulbenkian, o Dr. José Manuel Boavida, o Dr. Gardete Correia e o Prof. João Raposo. O Forum teve o patrocínio da Novo Nordisk.

Parceiros do Forum: EASD, IDF Europa, FEND, Primary Care Diabetes Europe e Steno Diabetes Center.

Os grandes temas abordados: Prevenção, Diagnóstico e Intervenção Precoces e Melhor Abordagem e Controlo.

 

http://vimeo.com/41279178

 

Em representação da SPD, o Prof. Medina participou também, a 25 de junho, na reunião do Programa Nacional da Diabetes e na reunião do DOCE, que tiveram lugar na DGS, presididas pelo Dr. José Manuel Boavida.

 

Representando a SPD, o Prof. Medina esteve presente, a 22 de maio, na inauguração da delegação da APDP Norte localizada em Matosinhos.

 

http://www2.apdp.pt/Noticias.aspx?id=33&area=Not%C3%ADcias&idn=25

 

O Prof. José Luís Medina, fez parte da Comissão de Honra do XI Congresso de Nutrição e Alimentação – 24 e 25 de maio, Porto.

 

O Prof. Medina participou igualmente no 7.º Dia DEO (Diabetes, Endocrinologia e Obesidade) – 30 e 31 de maio, Setúbal.

 

 

 

Revista Portuguesa de Diabetes


A sair brevemente o n.º 2, volume 7, da Revista. Divulgamos em primeira mão extrato do Editorial:

……………………….

No rescaldo do nosso recente Congresso português de Diabetes, a RPD tem a honra e o privilégio de apresentar neste nº o texto da brilhante conferência do Prof. Daniel Serrão, intitulada «A Ética na Prática Clínica». Este texto merece leitura atenta e é verdadeiramente inspirador para todos os profissionais de saúde para quem a Medicina vai muito além das visões economicistas ou tecnocratas que nos querem impor no nosso dia-a-dia dedicado à prática clínica. "O dia-a-dia do médico é vivido em relação com o outro, o doente. A forma como esta relação se estrutura marca a qualidade ética, ou a eticidade deste relacionamento". Ora, nem de propósito, a Diabetologia internacional na forma das suas principais entidades científicas, a ADA ( American Diabetes Association ) e a EASD ( European Association for the Study of Diabetes ) foi exemplar, alterando o paradigma das habituais Guidelines, ao elaborar umas Recomendações para o tratamento da hiperglicemia na diabetes tipo 2 baseadas numa abordagem centrada na pessoa com diabetes e privilegiando a individualização da terapêutica: Management of Hyperglycemia in Type 2 Diabetes: A Patient-Centered Approach: Position Statement of the American Diabetes Association (ADA) and the European Association for the Study of Diabetes (EASD). Diabetes Care. 2012 Apr 19.; Diabetologia (2012) 55:1577–1596; Diabetes Care June 2012 vol. 35 no. 6 1364-1379.

 

Chamada de atenção, portanto para a nossa pág. 91, onde a SPD se pronuncia acerca da NOC da DGS/OM para o tratamento da diabetes tipo 2 e da criação de um grupo de trabalho para a revisão das recomendações nacionais para o tratamento da diabetes tipo2.

 

Rui Duarte

 

 

 

Eventos Nacionais com o Patrocínio Científico da SPD

 

II Congresso Luso-Galaico de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo
Ofir, 10 e 11 de janeiro de 2012

 

XII Jornadas de Endocrinologia do Hospital Egas Moniz

21 a 23 de março

 

XIII Curso Pós Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

Hospital de São João, 29 a 31 de março

 

XII Jornadas da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia

11 e 12 de maio

 

12.º Workshop de Diabetologia da Região Centro

18 de maio

 

3.º Curso Pós Graduado de Diabetes da AEDMADA

Alcoutim, 15 e 16 de junho

 

9.º Curso do Pé Diabético do Hospital da Horta

27 a 29 de junho

 

4as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar

29 e 30 de junho

 

Jornadas do Pé Diabético promovidas pela CEPSU e APP

7 de julho

 

 

 

Breves

 

"Rutura" de stocks de medicamentos (já tem acontecido várias vezes até com as insulinas – ver informação importante do INFARMED sobre exportação de medicamentos).

http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/PUBLICACOES/

TEMATICOS/SAIBA_MAIS_SOBRE

 

Novas Guidelines para a Abordagem da Infeção no Pé Diabético.

IDSA Issues Diabetic Foot Infection Management Guidelines

 

First Euro-India International Conference on Diabetes

Kottayam, Kerala, India, 9-11 abril 2012

http://www.diabetes.macromol.in/

 

14th National Conference: Diabetes (UK)

Londres, 3 e 4 julho 2012

http://www.diabetes.org.uk/Events_in_full/Conferences/Conferences_External/14th-National-Conference-Diabetes/

 

3rd International Congress on Abdominal Obesity

Québec, 9-11 julho 2012

http://www2.kenes.com/icao/Pages/home.aspx?gclid=CIa9pLnQ-bACFRMgtAodmVZGiA

 

EASD 2012 - 48th EASD Annual Meeting

Berlim, 1-5 outubro 2012

http://www.easd.org/easd/

 

7th World Congress on Prevention of Diabetes and its Complications (WCPD 2012)

Madrid, 11-14 novembro 2012

http://www.wcpd2012.com/welcome.html

 

The 4th World Congress on Controversies to Consensus in Diabetes, Obesity and Hypertension (CODHy)

Barcelona, 15-18 novembro 2012

http://www.codhy.com/2012/

 

Site da FEND – Foundation of European Nurses in Diabetes

http://www.fend.org/

 

III Congresso Luso-Galaico de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

Porto, 11 e 12 de janeiro de 2013 (secretariado ACRÓPOLE – Porto)

 

 

 

Agradecimento

 

Agradecemos ao colega Rui Duarte a sua preciosa colaboração na divulgação do extrato do Editorial do próximo número da Revista e nos "Ecos da ADA".

 

Recordamos aos colegas a vantagem de nos darem conhecimento das realizações científicas que organizarem na área da Diabetes (para as quais poderão, se assim o entenderem, solicitar o patrocínio científico da Sociedade), para que possamos publicitá-las nas nossas newsletters e/ou na Revista da SPD.

 

Até breve!

 

Carlos Godinho

 

 

 

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq. 1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Cordoeiro/Joana Oliveira
Horário: de 2.ª a 6.ª F das 9 às 13h
Contacto: telefone: 213 524 147
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

 

 

 

Sítio da SPD

Aguardamos mais ideias e sugestões

o Sítio da SPD na internet:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

© Sociedade Portuguesa de Diabetologia todos os direitos reservados
<7div>