Abril/2012

Patrocínio
Novo Nordisk

Caros Colegas,

Este primeiro trimestre foi rico em congressos e reuniões científicas relacionados com a Diabetes Mellitus. Destes salientamos:

ATTD (Advanced Technologies and Treatments for Diabetes)

Realizou-se em Barcelona, entre 10 e 12 de Fevereiro, «5th International Conference on Advanced Technologies and Treatments for Diabetes». Esta conferência centrou-se em dois temas fundamentais: pâncreas artificial e monitorização da glicose no liquido intersticial. Em relação ao primeiro tema, foram apresentados os resultados preliminares da utilização do pâncreas artificial, no período nocturno, fora do ambiente hospitalar: APHome Project encabeçado pelo Prof. E. Renard e DREAM pelos Prof. M. Phillip e Prof. T. Battelino. Em ambos os projectos, os resultados obtidos foram fantásticos. O próximo passa pela sua aplicação, fora do ambiente hospitalar, no período diurno. Os próximos tempos são promissores. Em relação ao segundo tema, foi proposta a criação de um grupo europeu com vista à obtenção de consenso sobre as indicações desta tecnologia e seus benefícios. Numa segunda etapa este grupo teria como missão tentar influenciar o poder político no sentido da necessidade da comparticipação desta tecnologia.

Relatório do Observatório Nacional da Diabetes

Foi apresentado pelo Dr. Gardete Correia, em Lisboa, a 15 de Fevereiro, o Relatório do Observatório Nacional da Diabetes de 2011. Este relatório vai já na sua 3ª edição e reporta à informação disponível, no nosso país, sobre a Diabetes Mellitus no ano de 2010. Informações sobre a prevalência desta doença e suas complicações, sobre o controlo metabólico e tratamento que se efectua no nosso país, estão disponíveis, entre outras, neste relatório. Convidamos todos os colegas a lerem-no.

10.º Congresso Português de Diabetes

Realizou-se entre 7 e 10 de Março, em Vilamoura, o 10º Congresso Português de Diabetes. Foi Presidente do Congresso, o Dr. Manuel João Gomes, e Presidente da Comissão Científica, o Prof. José Luís Medina. Este congresso, reuniu importantes profissionais de saúde, nacionais e internacionais, que trabalham nesta área constituindo, sem dúvida um marco importante no panorama científico nacional. Foi, mais uma vez, um congresso muito concorrido tendo sido apresentados 71 posters e 24 comunicações orais. Foram efectuadas várias conferências e simpósios que abordaram temas como «Diabetes e cancro», «Novos fármacos do tratamento da diabetes tipo 2», «Controvérsias na clinica da diabetes». Foram ainda apresentados todos os Centros Nacionais de Tratamento para Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina e foi feita a divulgação do registo Nacional da Diabetes Gestacional. Foram, também, criados novos grupos de estudo: GREPED (grupo estudo do pé diabético) cujo coordenador é o Dr. Rui Carvalho , Neuropatia Diabética ( coordenadora Dra Luisa Raimundo) e foram convidados para coordenadores e fundadores dos grupos de estudo de Educação Terapêutica ( Prof João Raposo) e de Cirurgia Bariátrica ( Profª Mariana Monteiro). Não podemos deixar de referir a homenagem à memória do Prof. Eurico Lisboa, com uma conferência proferida por um dos seus colaboradores, o Dr. Jorge Caldeira. Os colegas podem consultar o programa do Congresso no website: www.diabetologia2012.co, no qual existe ainda a possibilidade de fazer "download" de algumas comunicações.

Para finalizar, convidamos os colegas a escreveram artigos para a nossa revista.

Até breve !!!

Carla Baptista

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD