Novembro 2010

Patrocínio
   Novo Nordisk

Caros Colegas,

Esta é a 47ª Newsletter, que aqui se associa ao Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro. No campo científico e clínico mantém-se alguma polémica em torno da HbA1c como elemento diagnóstico. Verificaram-se importantes desenvolvimentos ainda no capítulo da rosiglitazona, cuja decisão de retirada do mercado na Europa surge no seguimento da análise dos dados referente ao risco cardiovascular. Chamamos a atenção para o projecto DOCE (Diabetes: registo de Crianças e jovens), um instrumento precioso para melhor conhecermos a situação da Diabetes entre a população mais jovem do País. No plano da nossa Sociedade, destaca-se a preparação para a Reunião Anual e as Eleições para a Direcção no triénio 2011-2014.

Até breve

Pedro Carneiro de Melo

Fórum da Diabetes e Dia Mundial da Diabetes

Decorreu no Sábado, 13 de Novembro, em Aveiro, o quarto Fórum da Diabetes. Na sequência das edições anteriores, este Fórum pretende promover o diálogo entre as pessoas com diabetes, seus familiares, equipas de saúde, autoridades do SNS e a sociedade civil. Este é também um dos pontos altos do Dia Mundial da Diabetes, 14 de Novembro, que tem vindo a ser tradicionalmente assinalado pelas Associações de Diabéticos e pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, assim como pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Presente no Fórum, a Ministra das Saúde anunciou o alargamento da comparticipação dos dispositivos de infusão contínua de insulina e respectivos consumíveis às crianças com idade inferior a 5 anos.

Reunião Anual da SPD e Eleições

A próxima Reunião Anual da SPD realiza-se no final do primeiro trimestre de 2011, estando em preparação o respectivo programa. Brevemente será anunciado o local e a data concreta. Esta reunião é também o momento para a Assembleia Geral e, este ano, contempla ainda as Eleições para os corpos directivos da SPD.

Registo DOCE

No âmbito da colaboração existente entre a SPD e o Ministério da Saúde, tem vido a ser desenvolvido o trabalho em torno do DOCE (Diabetes: registO de Crianças e jovEns). Salientamos a importância deste registo que permitirá conhecer melhor a realidade nacional da diabetes nestas faixas etárias. Os profissionais que lidam diariamente com estes doentes deverão fazer o seu registo através da página da DGS.

Prevalência de Diabetes em Espanha

Após o reconhecimento da elevada prevalência da Diabetes em Portugal, graças ao PREVADIAB (e que aponta para que 11,7% da população adulta portuguesa tenha esta doença), foram recentemente divulgados os dados de um estudo espanhol. Assim, este estudo ' Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar - Estudio epidemiológico de la diabetes en España', envolvendo 5419 participantes, mostrou uma prevalência de 12,0%, sendo que 3,9% não sabiam que tinham diabetes; no total verificou-se que cerca de um quarto da população terá alguma forma de perturbação do metabolismo dos hidratos de carbono.

HbA1c como potencial método diagnóstico

Na recente reunião Anual da European Association for the Study of Diabetes foi equacionada a eventual adopção pela Organização Mundial de Saúde da Hemoglobina Glicada como método de diagnóstico da diabetes. Entre controvérsias e incertezas, aguardam-se os próximos capítulos.

Rosiglitazona suspensa na Europa

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a suspensão das Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) dos medicamentos antidiabéticos que contêm rosiglitazona, considerando que os benefícios desta tiazolidinediona não são superiores aos riscos associados ao seu uso. Em Portugal, estão comercializados dois medicamentos com esta substância activa: Avandia (rosiglitazona) e Avandamet (metformina + rosiglitazona). Estes medicamentos vão deixar de estar disponíveis na Europa dentro de alguns meses. De acordo com o Infarmed, os dados obtidos nos últimos 3 anos de monitorização da segurança cardiovascular indicaram um possível aumento do risco de doença isquémica cardíaca associada ao uso de rosiglitazona.

Actividades da Sociedade

Sede da SPD

Endereço:  Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq. 1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD:  Joana Cordoeiro / Joana Oliveira
Horário:  de 2.ª a 6.ª F das 9 às 13h
Contacto:  Telf.: 213 524 147   Tlm.: 968 252 297   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar '; document.write( '' ); document.write( addy_text45641 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

Revista

A Revista Portuguesa de Diabetes apresenta neste seu último número um estudo sobre caracterização das hipoglicemias graves em doentes assistidos pelas VMER, um trabalho sobre bom controlo glicémico na diabetes tipo 1 e outro sobre qualidade de vida na diabetes tipo 1, uma revisão das manifestações cutâneas na diabetes e ainda a tradução e adaptação de dois documentos internacionais: a declaração de posição sobre a doença cardiovascular e a diabetes em pessoas com doença mental grave, e as recomendações da IDF sobre saúde oral para as pessoas com diabetes.

Literatura

Sugere–se a leitura dos seguintes artigos:

Delipidated HDL for ACS

Relation of Different Measures of Low-Density Lipoprotein Cholesterol to Risk of Coronary Artery Disease and Death in a Meta-Regression Analysis of Large-Scale Trials of Statin Therapy

Incidence of End-Stage Renal Disease Attributed to Diabetes Among Persons With Diagnosed Diabetes – United States and Puerto Rico, 1996 – 2007

Mediterranean Diet Halves Incidence of New-Onset Diabetes

Severe Hypoglycemia and Risks of Vascular Events and Death

Serum and Dietary Potassium and Risk of Incident Type 2 Diabetes Mellitus - The Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC) Study

Destaques de Agenda – Reuniões Nacionais e Internacionais

26 e 27 de Novembro de 2010 (Auditório do CITEVE - Vila Nova de Famalicão)
5.ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus
da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna