Maio 2008

Caros Colegas,
A SPD conta com uma nova Direcção, eleita na Assembleia-geral que decorreu aquando do 8.º Congresso Português de Diabetes.
Neste novo ciclo que se inicia, a Newsletter permanecerá como um meio privilegiado de contacto com os sócios, proporcionando informação actualizada sobre os aspectos relevantes da Diabetologia e da SPD.

Um Novo Ciclo
Nova Direcção da SPD

O Programa de acção da Direcção para o triénio 2008/2010 aposta na consolidação e desenvolvimento dos trabalhos das anteriores Direcções.
Pretende-se contar com uma Sociedade impulsionadora no campo científico e organizacional, colaborando com o Ministério da Saúde (MS) na implementação do novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes. Neste sentido também se aposta no recém-criado Observatório Nacional de Diabetes, tendo sido nomeado seu coordenador o Dr. Luís Gardete Correia.
A SPD irá empenhar-se em promover junto do MS a defesa e o reconhecimento efectivo da Educação Terapêutica como instrumento fundamental de prossecução das Boas Práticas nesta área, manifestando igualmente a sua disponibilidade e interesse em promover a Formação Contínua na Diabetologia.
Na SPD irá continuar o dinamismo da publicação e actualização científica da revista Portuguesa de Diabetes, permanecendo como seu Director o Dr. Rui Duarte.
A SPD deve continuar a assumir um papel de protagonismo na intervenção social exercendo a sua influência para dar à Diabetes o papel relevante que deve merecer na política de saúde do Governo.

Três anos na Direcção da SPD – Dr. Luís Gardete Correia
“A minha passagem pela Direcção da SPD constituiu uma experiência admirável sob todos os aspectos. Começaria pela forma agradável como todos os elementos dos corpos gerentes se reuniam e com entusiasmo participavam nos projectos da Sociedade. Lembro que neste período foi possível realizar dois dos maiores Congressos de Diabetes realizados, o últimos dos quais com uma participação de mais de 1500 delegados e a presença das mais conceituadas figuras mundiais da diabetes.
Não foi alheio a esta dinâmica o trabalho do Secretário-geral Dr. Rui Duarte, que se responsabilizou e conseguiu congregar esforços que levaram ao aparecimento da Revista Portuguesa de Diabetes e à Newsletter que todos os sócios através de email recebem regularmente nas suas casas. Duas iniciativas de largo sucesso e eficácia no diálogo com os sócios e também no papel importante da formação contínua.
O Estudo da Prevalência da Diabetes, outra das iniciativas da SPD, representa um dos projectos aliciantes que a Direcção passada pôde iniciar e que resultou de uma larga congregação de esforços. Uma vez terminado, irá constituir certamente uma referência entre a comunidade científica.
Finalmente uma velha aspiração concretizada. A aquisição da Sede foi uma realidade.
Com a passagem aos novos Corpos Gerentes há entre todos os elementos o sentimento de trabalho realizado, que será, certamente, continuado por quem nos sucede.”

LGC

Nova Sede
A SPD conta com uma nova sede social, local privilegiado para as reuniões de direcção e sócios, e para acolher o secretariado e o arquivo central.
Sempre que os grupos de trabalho ou grupos de colegas aí se queiram reunir só terão que combinar!

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq
1250-198 Lisboa
Secretariado da SPD: D. Custódia Domingues
Horário: de 2.ª a 5.ª F das 12 às 15h
Contacto: telefone: 213 524 147
telemóvel:  968 252 297

Estudo de Prevalência da Diabetes em Portugal
Integrado no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, está em curso desde o início do ano um “Estudo de Prevalência da Diabetes em Portugal”. O projecto é de responsabilidade do Observatório da Diabetes da SPD, tem a colaboração do Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina de Coimbra (Director: Prof. Massano Cardoso) e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.
Este Estudo tem o patrocínio e a colaboração da Direcção Geral de Saúde e abrange mais de 3500 indivíduos estratificados por sexo e idade (baseando-se no Censo de 2001). Foram já registados dados de mais de 800 pessoas, graças ao trabalho das equipas e à colaboração dos responsáveis dos Centros de Saúde. A informação agora coligida será apresentada numa reunião da SPD num futuro próximo.

Neste contexto discutiu-se a hipótese da próxima Reunião Anual ter como tema principal a “Epidemiologia da Diabetes tipo 2”, colocando-se desde já o assunto à discussão dos sócios. Foi ainda proposta a data de 27 e 28 de Março de 2009, a fim de que os sócios possam reservar a data na agenda.

Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes
No dia 3 de Abril reuniu-se pela primeira vez a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPCD. Foi discutida a estrutura organizativa, com representantes das ARS, ACES, Hospitais, Centros de Saúde e USF. Foram constituídos vários grupos de trabalho para elaborar Manuais de Boas Práticas nos hospitais, cuidados primários e continuados. Um dos grupos vai elaborar o curriculum mínimo de formação em diabetes para profissionais de saúde incluindo a área da educação terapêutica.
O novo Guia do diabético já está acessível (Circular Informativa da DGS n.º 15/DSCS/DSA de 2/04/08) e estará dependente das ARS a sua distribuição aos Centros de Saúde, locais onde serão disponibilizados.

Actividades da Sociedade
Actualmente o número de sócios ultrapassa os 800. A Sociedade deve continuar a promover o seu crescimento e estabelecer como meta os 1000 sócios.
No sentido de agilizar o contacto, chamamos novamente a atenção para a necessidade de alguns sócios actualizarem as respectivas moradas junto da SPD ou via endereço electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

Literatura
Sugere-se a leitura dos seguintes artigos:

Comparação de regimes de toma única de insulina basal (glargina) com insulina prandial (lispro)

Adding a Third Oral Agent

Practical Strategies for Managing Diabetes and Hyperglycemia in Hospitalized Patients (Slides With Video)

Cost-Related Medication Underuse in Diabetes Patients

A SPD aconselha ainda a consulta e assinatura dos seguintes sites:
www.medscape.com/diabetes-endocrinology

Destaques de Agenda - Reuniões Nacionais

26 e 27 de Maio (Aveiro)
II Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição de Aveiro / 1.º Simposium de Nutrição
Informações: D. Ivete Valente Tel. 961 310 368

29 e 30 de Maio (Porto)
Gravidez e Doenças Endócrino-Metabólicas
VII Curso Monotemático do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar do Porto, EPE (Unidade Hospital de Santo António)

www.skyros-congressos.com

3 e 4 de Outubro (Viana do Castelo)
9.ª Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo do Minho
Informações: D. Fátima Moura Tel. 258 802 166

27 a 28 de Março de 2009 (local a indicar)
Reunião Anual da SPD

Destaques do Sítio da SPD
Sugere-se ainda visitar a página da SPD www.spd.pt e descarregar as recentes Recomendações da SPD para a Diabetes tipo 2.

Até breve!