Relatório de Actividade

Ano 2012

 

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Pesquisar

Newsletter



Maio/Junho/2007
 



Esta é a 33.ª newsletter da SPD.

1. Notícias SPD

O 8.º Congresso da SPD já tem data e local marcados: irá decorrer em Vilamoura nos dias 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2008.
Em breve mais informação estará disponível no site da SPD e em:
http://www.diabetologia2008.com/

Chamamos a atenção para a necessidade de alguns sócios actualizarem as respectivas moradas junto da SPD ou via endereço electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , pois tem havido alguma correspondência devolvida.

2. A Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) pode ser consultada na sua totalidade no site da SPD. Lembramos todos os sócios que a Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) é já uma realidade em pleno andamento e entrou no 2.º ano de vida. É um veículo para que todos os interessados na Diabetologia nacional possam divulgar as suas investigações e trabalhos.
O contacto para envio de artigos (que podem der enviados via e-mail) é: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou em alternativa o do seu Director: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Notícias Internacionais

3. Como tem sido noticiado, uma meta-análise publicada no New England Journal of Medicine, revelou a possível associação entre a Rosiglitazona e um aumento da incidência do risco de enfarte do miocárdio e morte cardiovascular em diabéticos tipo 2 medicados com Rosiglitazona. Esse risco não está ainda definitivamente estabelecido e carece de ser confirmado. Existe um estudo prospectivo em curso com a rosiglitazona (estudo Record) que deverá esclarecer dentro de algum tempo este importante assunto, embora notícias recentes dêem conta de que muitos dos doentes no estudo o têm abandonado após esta polémica.

A SPD entendeu emitir uma posição que se encontra disponível no nosso site. Salvaguarda-se que esta posição poderá vir a ser revista caso haja conhecimento de novos dados relevantes quanto a este importante assunto.

Nessa posição recomendamos que se cumpram escrupulosamente as indicações terapêuticas para a Rosiglitazona tal como constam da bula do medicamento em Portugal. A rosiglitazona não deverá ser prescrita em doentes com história ou potencial para Insuficiência cardíaca e deverá ser interrompida ao primeiro sinal ou sintoma de doença cardiovascular.
A terapêutica com rosiglitazona deverá ser ponderada caso a caso.
A sua indicação para a diabetes tipo 2 com insulino-resistência deverá ser colocada apenas se existir contra-indicação, intolerância ou falência em atingir os objectivos metabólicos com a metformina.

Seguem-se os links para consulta dos documentos mais significativos
(artigo e editorial do NEJM, posição da EMEA, FDA, GSK ,ADA,ACC e AHA):

FDA Issues Safety Alert on Avandia
In Diabetes Today
Effect of Rosiglitazone on the Risk of Myocardial Infarction and Death from Cardiovascular Causes
Rosiglitazone and Cardiovascular Risk
EMEA statement on recent publication on cardiac safety of rosiglitazone (Avandia, Avandamet, Avaglim)

5. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites:
www.medscape.com/diabetes-endocrinologyhome
www.diabetesincontrol.com

Nota: Se desejar ser removido de nossa lista, por favor responda esta mensagem electrónica com o título REMOVER.

© Sociedade Portuguesa de Diabetologia todos os direitos reservados