Ano 2012

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Julho/Agosto/2007

Esta é a 34.ª newsletter da SPD.

1. Notícias SPD

O 8.º Congresso da SPD que irá decorrer em Vilamoura nos dias 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2008 já tem confirmados alguns convidados de grande prestígio como os Prof. A. Ceriello; E. Gale, S. Del Prato e F. Monnier entre outros.
Em breve mais informação estará disponível no site da SPD e em:

Chamamos a atenção para a necessidade de alguns sócios actualizarem as respectivas moradas junto da SPD ou via endereço electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , pois tem havido alguma correspondência devolvida.

2. I FORUM NACIONAL DA DIABETES
No ano seguinte ao da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma Resolução em que se considera a Diabetes como uma das mais graves pandemias do Século XXI e em que se recomenda aos governos de todo o mundo que desenvolvam acções no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento da Diabetes, aproveitando a data do Dia Mundial da Diabetes, a SPD em conjunto com a APDP e a SPEDM abraçaram a ideia de um Forum Nacional da Diabetes que irá decorrer no Porto, dia 10 de Novembro (sábado). nesse Forum estarão representadas Associações de pessoas com Diabetes, Unidades de Cuidados a Diabéticos e Sociedades Científicas.

3. A Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) pode ser consultada na sua totalidade no site da SPD. Lembramos todos os sócios que a Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) é já uma realidade em pleno andamento e entrou no 2.º ano de vida. É um veículo para que todos os interessados na Diabetologia nacional possam divulgar as suas investigações e trabalhos.
O contacto para envio de artigos (que podem der enviados via e-mail) é: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou em alternativa o do seu Director: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Notícias Internacionais

Continua a polémica em volta das glitazonas em geral e da rosiglitazona em particular.
Em anexo enviamos uma Revisão Sistemática Cochrane acerca das glitazonas.
Outra interessante Revisão Sistemática diz respeito à terapêutica com incretinas que também anexamos.

5. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: