Ano 2012

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Novembro/2006

Esta é a 27.ª newsletter da SPD.

1. Notícias SPD

Dia Mundial da Diabetes: No dia 14 de Novembro de 2006, celebrou-se, a nível nacional, o Dia Mundial da Diabetes, cuja comemoração oficial decorreu no Auditório novo da Assembleia da República,  sob a responsabilidade da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). A Sessão foi Presidida pela Dra Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República e o Prof. Doutor Salvador Massano Cardoso apresentou uma conferência sobre “A epidemia mundial da diabetes”. Foram ainda abordados os seguintes temas: o Dia Mundial da Diabetes, a Campanha para uma Resolução nas Nações Unidas – “UNite for Diabetes”, e o Novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.

2. A folha de registos da Diabetes Gestacional poderá muito em breve ser directamente preenchida on-line no site da SPD. Para tal, todos os responsáveis pelas Consultas de Diabetes na Gravidez serão contactados por carta do coordenador do Grupo de Estudos e receberão um login e password pessoais. Em anexo a esta newsletter pode encontrar a carta enviada para os hospitais - tipo a receber.

3. Encontram-se já abertas as candidaturas às Bolsas:  Pedro Eurico Lisboa SPD/Bayer e M. Almeida Ruas SPD/Novo-Nordisk. O prazo para entrega das candidaturas termina a 31 de Dezembro de 2006.

Encontram-se também abertos os Processos de Candidatura ao  Prémio SPD/Sanofi-Aventis que se destina a premiar uma figura da Diabetologia nacional que se tenha destacado pela actividade desenvolvida na clínica, na investigação ou na educação terapêutica na área da diabetes mellitus e das suas complicações e que tem a sua primeira edição este ano e ao Prémio Hargreaves SPD/Jaba cujo objectivo é premiar trabalhos  na área da Diabetes: etiopatogenia, clínica, terapêutica, prevenção, investigação experimental ou  outros.

Os Regulamentos podem ser consultados no site da SPD (página inicial). www.spd.pt

4. Os números anteriores da Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) podem ser consultados na sua totalidade no site da SPD.

Lembramos todos os sócios que a Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) é já uma realidade em pleno andamento e a sua edição é trimestral. É um veículo para que todos os interessados na Diabetologia nacional possam divulgar as suas investigações e trabalhos. O contacto para envio de artigos (que podem ser enviados via e-mail) é: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou em alternativa o do seu Director: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

5. Aos sócios da SPD e em especial aos enfermeiros/as e educadore(a)s aconselhamos a inscrição na Federação Europeia das Enfermeiras em Diabetes: (FEND) Endereço FEND:
Website: www.fend.org

6. A Reunião Anual da SPD em 2007 irá decorrer nos dias 30 e 31 de Março de 2007 em Tomar como tem sido tradição. Nessa Reunião está prevista a apresentação dos primeiros resultados do estudo Teddi e a apresentação e discussão das Recomendações da SPD para o tratamento da Diabetes tipo 2 e tipo 1 para as quais já foram criados 2 Grupos de Trabalho.

7. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

- O 54th Annual Advanced Postgraduate Course da ADA decorrerá entre 25 e 27 de Fevereiro em Nova Iorque. www.diabetes.org/pg/program.jsp

- Para quem quiser consultar e ouvir os principais momentos da última Reunião anual da EASD em Copenhaga no passado mês de Setembro, aconselhamos vivamente a visita ao seguinte endereço (onde pode ouvir as principais «lectures» e simpósios que então ocorreram):
www.easd-lectures.org/copenhagen/index.php?menu=events

- O prazo de envio de Resumos para o próximo Congresso da American Diabetes Association ( ADA ) termina no dia 8 de Janeiro de 2007.
fuseaction=Custom.Content&MenuID=1000

Actualizações acerca de novas terapêuticas para a Diabetes tipo2 (incretinas; inibidores do DPPIV, por exemplo) podem ser consultadas com muito pormenor no seguinte local: www.diabetesconnect.org/ada2006/focustopic/

8. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: