Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina

Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

• . Participação da Indústria Farmacêutica

• . Posters

• . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”

Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.

Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.

HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

• Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

• Centro Hospitalar do Porto

• Centro Hospitalar de S. João

• Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

• Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

• Hospital Beatriz Ângelo – Loures

• Hospital Distrital de Faro

Patrocínio MSD

Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.

Patrocínio Novartis

Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)

Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.

Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Novembro/2006

Esta é a 27.ª newsletter da SPD.

1. Notícias SPD

Dia Mundial da Diabetes: No dia 14 de Novembro de 2006, celebrou-se, a nível nacional, o Dia Mundial da Diabetes, cuja comemoração oficial decorreu no Auditório novo da Assembleia da República,  sob a responsabilidade da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). A Sessão foi Presidida pela Dra Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República e o Prof. Doutor Salvador Massano Cardoso apresentou uma conferência sobre “A epidemia mundial da diabetes”. Foram ainda abordados os seguintes temas: o Dia Mundial da Diabetes, a Campanha para uma Resolução nas Nações Unidas – “UNite for Diabetes”, e o Novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.

2. A folha de registos da Diabetes Gestacional poderá muito em breve ser directamente preenchida on-line no site da SPD. Para tal, todos os responsáveis pelas Consultas de Diabetes na Gravidez serão contactados por carta do coordenador do Grupo de Estudos e receberão um login e password pessoais. Em anexo a esta newsletter pode encontrar a carta enviada para os hospitais - tipo a receber.

3. Encontram-se já abertas as candidaturas às Bolsas:  Pedro Eurico Lisboa SPD/Bayer e M. Almeida Ruas SPD/Novo-Nordisk. O prazo para entrega das candidaturas termina a 31 de Dezembro de 2006.

Encontram-se também abertos os Processos de Candidatura ao  Prémio SPD/Sanofi-Aventis que se destina a premiar uma figura da Diabetologia nacional que se tenha destacado pela actividade desenvolvida na clínica, na investigação ou na educação terapêutica na área da diabetes mellitus e das suas complicações e que tem a sua primeira edição este ano e ao Prémio Hargreaves SPD/Jaba cujo objectivo é premiar trabalhos  na área da Diabetes: etiopatogenia, clínica, terapêutica, prevenção, investigação experimental ou  outros.

Os Regulamentos podem ser consultados no site da SPD (página inicial). www.spd.pt

4. Os números anteriores da Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) podem ser consultados na sua totalidade no site da SPD.

Lembramos todos os sócios que a Revista Portuguesa de Diabetes (RPD) é já uma realidade em pleno andamento e a sua edição é trimestral. É um veículo para que todos os interessados na Diabetologia nacional possam divulgar as suas investigações e trabalhos. O contacto para envio de artigos (que podem ser enviados via e-mail) é: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou em alternativa o do seu Director: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

5. Aos sócios da SPD e em especial aos enfermeiros/as e educadore(a)s aconselhamos a inscrição na Federação Europeia das Enfermeiras em Diabetes: (FEND) Endereço FEND:
Website: www.fend.org

6. A Reunião Anual da SPD em 2007 irá decorrer nos dias 30 e 31 de Março de 2007 em Tomar como tem sido tradição. Nessa Reunião está prevista a apresentação dos primeiros resultados do estudo Teddi e a apresentação e discussão das Recomendações da SPD para o tratamento da Diabetes tipo 2 e tipo 1 para as quais já foram criados 2 Grupos de Trabalho.

7. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

- O 54th Annual Advanced Postgraduate Course da ADA decorrerá entre 25 e 27 de Fevereiro em Nova Iorque. www.diabetes.org/pg/program.jsp

- Para quem quiser consultar e ouvir os principais momentos da última Reunião anual da EASD em Copenhaga no passado mês de Setembro, aconselhamos vivamente a visita ao seguinte endereço (onde pode ouvir as principais «lectures» e simpósios que então ocorreram):
www.easd-lectures.org/copenhagen/index.php?menu=events

- O prazo de envio de Resumos para o próximo Congresso da American Diabetes Association ( ADA ) termina no dia 8 de Janeiro de 2007.
fuseaction=Custom.Content&MenuID=1000

Actualizações acerca de novas terapêuticas para a Diabetes tipo2 (incretinas; inibidores do DPPIV, por exemplo) podem ser consultadas com muito pormenor no seguinte local: www.diabetesconnect.org/ada2006/focustopic/

8. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: