Março/2006

Esta é a 20. ª newsletter da SPD.

1. O 7º Congresso Português de Diabetes decorreu de 22 a 25 de Março de 2006 em Vilamoura.

Foi um evento pleno de sucesso tanto no aspecto científico como no social. Estiveram mais de 900 congressistas com presença assídua nas sessões de trabalho, participando activamente e com entusiasmo ao longo dos 3 dias de trabalho.

É de salientar que pela 1ª vez na história da SPD e dos seus Congressos o número de resumos recebidos para Comunicações orais e Cartazes (Posters) ultrapassou largamente a centena. Foram cerca de 140 os trabalhos apresentados.

Os prémio para as melhores comunicações livres foram assim distribuídos:

O Prémio do Melhor Poster na categoria de melhor Caso de Investigação, no valor de 500,00 euros (quinhentos euros), foi atribuído ao trabalho: “A importância dos Progenitores Endoteliais (Pé) na Neo-Vasvularização e Cicatrização de feridas de Doentes com Diabetes” - Igreja CA, Real CS, Courinha MI, Oliveira R, Castela A, Boavida JM, Dias SJ. ( IPO; IGC e APDP )

O Premio do Melhor Poster em Clínica /Epidemiologia, no valor de 500,00 (quinhentos euros) , foi atribuído ao trabalho “Jogo interactivo Multimédia para Crianças com Diabetes tipo 1”, dos autores: Reis, F, Serrabulho L, do Ó D, Rosário F, Boavida JM, Lopes FP. ( ISCTE e APDP )

O Prémio do Melhor Poster na categoria de Melhor Caso Clínico, no valor de 500,00 (quinhentos euros), foi atribuído ao trabalho: “A importância dos Factores Genéticos Protrombóticos e da sua Associação com Factores de Risco Cardiovascular Clássicos – A Propósito do Estudo de uma Família” dos autores: Melo M, Fagulha A, Barros L, Baptista C, Guimarães J, Martins . ( S. Endocrinologia dos HUC )

O Prémio do Melhor Comunicação Oral em Clínica, no valor de 500,00 euros (quinhentos euros), foi atribuído ao trabalho: “Neuropatia Autonómica Cardiovascular Assintomática em Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1”, dos autores Melo M, Barros L, Guimarães J, Carvalheiro M( S. Endocrinologia dos HUC )

O Prémio do Melhor Comunicação Oral em Investigação, no valor de 500,00 euros (quinhentos euros), foi atribuído ao trabalho: “ Noninvasive Assay of Pré-and Postprandial hepatic glycogen fluxes in Type 1 Diabetics by 2H2O and Paracetamol”, dos autores Fagulha A, Jones J, Barros L, Bastos M, Baptista C, Barosa C, Caldeira M, Carvalheiro M, ( S. Endocrinologia dos HUC )

2. Notícias SPD

Durante a Assembleia Geral realizada dia 24 de Março em Vilamoura foram aprovados por unanimidade os Relatórios de actividades e contas da Direcção. O relatorio de actividades do ultimo ano e o Plano de actividades para o ano 2006-7 podem ser consultados no site : www.spd.pt

Foi atribuida a realização do 8º Congresso da SPD de 2008 a Lisboa ( Comissão Organizadora: Presidente: Dr. Luis Gardete Correia  ).

A atribuição das 2 bolsas (Pedro Eurico Lisboa e MM Ruas) e do Prémio Hargreaves foi anunciada no decorrer do  7º Congresso da SPD.

Bolsa Dr MM Almeida Ruas SPD/ Novo Nordisk

2006

De acordo com o regulamento da Bolsa Dr MM Almeida Ruas SPD/ Novo Nordisk,  reuniu-se a 15 de Março de 2006 o júri constituído por:

Dr Manuel João Gomes ( Vice-Presidente da SPD )

Profª Dra Manuela Carvalheiro

Dra Elizabete Rodrigues ( SPD )

Dr Rui Duarte ( Sec- Geral da SPD ) e

como observador o Sr. João Morais ( representante da Novo/Nordisk )

Que após se ter congratulado pela qualidade das propostas a concurso

decidiu  por unanimidade atribuir a BolsaSPD/ Novo/Nordisk de  2006   ao trabalho intitulado:

O sistema somato-sensitivo durante a neuropatia diabética”

Profª Isaura Tavares, Dra Carla Morgado

FMUP -Faculdade de Medicina do Porto

Atribuição da Bolsa Pedro Eurico Lisboa SPD/Bayer:

De acordo com o regulamento da Bolsa Pedro Eurico Lisboa SPD/Bayer,  reuniu-se a 15 de Março de 2006 o júri constituído por:

Dr Manuel João Gomes ( Vice-Presidente da SPD )

Profª Dra Manuela Carvalheiro

Dra Elizabete Rodrigues ( SPD )

Dr Rui Duarte ( Sec- Geral da SPD ) e

Dr António Gama da Silva ( representante da Bayer )

Que após se ter congratulado pela qualidade das propostas a concurso

decidiu  por unanimidade atribuir a Bolsa SPD/Bayer de  2005    ao trabalho intitulado:

“Preparação e caracterização de Sistemas de Libertação Controlada de Insulina, Ilhéus Micro-encapsulados, para o Tratamento da Diabetes Mellitus” -

Profª Raquel Maria Seiça. Dra Elsa Cristina Gomes Nunes, Profª Maria Helena Gil,  Profª Maria Margarida Figueiredo

Instituto de Fisiologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

De acordo com o regulamento do Prémio Hargreaves SPD/JABA,  reuniu-se a 15 de Março de 2006 o júri constituído por:

Dr Luis Gardete Correia ( Presidente da SPD )

Prof. José Luis Medina

Dra Ana Fagulha ( SPD )

Dr Rui Duarte ( Sec-Geral da SPD )

Dra. Maria João Marruz ( representante do Lab Jaba)

Que atribuiu por unanimidade  o

Prémio Hargreaves SPD / JABA 2006

ao trabalho:

“Meal-induced insulin sensitisation in humans”  - Rita Patarrão, W Wayne Lautt, Maria P Guarino, Ricardo A Afonso, Rogério T Ribeiro, Ana B Fernandes, José M Boavida e M. Paula Macedo - Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciencias Médicas da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com:
os Departamentos de Bioquímica e Patofisiologia da da Faculdade de Ciencias Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de
Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina de Manitoba ( Canadá) e Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

3 Saiu o nº 1 da RPD - A sua recepção no Congresso de Vilamoura foi muito favorável. Em breve, todos os sócios da SPD começarão a receber a RPD pelo correio.

5. Foi criado o Prémio Sá - Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação (referencia bibliográfica) para o endereço da SPD: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

6. 7. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: