Relatório de Actividade

Ano 2012

 

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Pesquisar

Newsletter



Outubro/2005
 
Esta é a 15. ª newsletter da SPD.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

Notícias

1. IDF  - O Atlas da Diabetes  da IDF pode ser consultado e transferido a apertir do site: http://www.eatlas.idf.org/

2. A propósito da Controvérsia com o S. metabolico já referida na newsletter do mês passado, por gentileza do Dr. M. Almeida Ruas  alguns dos  textos  mais relevantes publicados recentemente  acompanham a edição desta newsletter (ver: anexos).

3. Dia Mundial da diabetes - O Dia Mundial da Diabetes é celebrado no dia 14 de Novembro. A comemoração oficial decorrerá em Coimbra. Durante o fim de semana imediatamente anterior e no próprio dia 14 decorrerão pelo país diversas manifestações alusivas ao dia mundial da Diabetes que este ano é dedicado à Prevenção das amputações e aos cuidados com o Pé Diabético.

Foram distribuídos por diversos Serviços nacionais de atendimento ao diabético, cartazes em português alusivos ao dia Mundial em iniciativa  conjunta da SPD e da APDP.

Existe ainda disponível material alusivo à disposição dos sócios da SPD. Para tal, podem contactar o secretariado da SPD  (968252297) ou da APDP.

4. Preocupações com insulinas.

O momento actual no mercado nacional das insulinas é preocupante devido à iminente retirada de algumas gamas de insulina e à ausência ou atraso de aprovação na comparticipação de outras há muito previstas para entrar no mercado nacional. Mais uma vez a SPD está atenta e tem manifestado a sua preocupação às entidades competentes e no seio da Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional da Diabetes..

5. O 7º Congresso Português de Diabetes já tem data marcada:
Decorrerá de 22 a 25 de Março de 2006 em Vilamoura.

Poderá manter-se actualizado consultando o site do congresso:      www.diabetologia2006.com

6. A Direcção da SPD criou o Prémio Sá Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação ( referencia bibliográfica ) para o endereço da SPD:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .


  7. Bolsa Pedro Eurico Lisboa SPD/Bayer
     
 
Candidaturas de 2005
até  15/02/2006
A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (S.P.D.) com o apoio da Bayer Portugal S.A., institui uma bolsa de estudo anual sob a designação "Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer)", no valor de € 4.000,00 (quatro mil euros) destinada a subsidiar um projecto de investigação ou um estágio de formação na área da Diabetes Mellitus.
 

8.  Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk
      Prazo de Candidatura:
      15/02/2006

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia, ao diante designada apenas por S.P.D., com o patrocínio de Novo Nordisk Comércio Produtos Farmacêuticos, Limitada, ao diante designada apenas por Novo Nordisk, e com vista a contribuir para o incentivo das actividades de investigação cientifica e divulgação na área da Diabetelogia, e, assim, para o progresso das Ciências Médicas em Portugal no campo da diabetes, atribuirá anualmente uma Bolsa, designada como Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas - S.P.D. / Novo Nordisk em Diabetes, ao diante designado apenas por BOLSA.
/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=174

9 . A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites:
www.medscape.com/diabetes-endocrinologyhome
www.diabetesincontrol.com

Nota: Se desejar ser removido de nossa lista, por favor responda esta mensagem electrónica com o título REMOVER.