Março/2005

Esta é a 9. ª newsletter da SPD.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

A DIRECÇÃO DA SPD convida todos os sócios a estarem presentes na Reunião Anual  dias 1 E 2 DE ABRIL DE 2005 EM TOMAR (HOTEL DOS TEMPLÁRIOS).

No dia 1 de Abril, decorrerá, uma reunião científica (Curso de Actualização) sob o patrocínio da SPD e do MGSD (Mediterranean Group for the Study of Diabetes).

Durante a manhã de dia 2 haverá uma Conferencia acerca da Epidemiologia da Diabetes em Portugal pelo Prof. João Amado e serão apresentados os resultados do Registo Nacional da Diabetes Gestacional (2003) pelo Dr. Tiago Rocha em nome do grupo de estudos da Diabetes e gravidez. Haverá, ainda, espaço para Reuniões dos Grupos de Trabalho que assim o desejarem.

Durante a tarde serão entregues as Bolsas Pedro Eurico Lisboa e M. Almeida Ruas, assim como o Prémio Hargreaves .

A assembleia geral ordinária e a ASSEMBLEIA ELEITORAL PARA OS PRÓXIMOS CORPOS GERENTES  decorrerão na tarde de 2 DE ABRIL.

O Programa pode ser consultado no site da SPD, onde é possivel tambem fazer inscrição na Reunião na página inicial: www.spd.pt .

Notícias da SPD:

1. A  Bolsa Pedro Eurico Lisboa SPD/BAYER 2004 FOI ATRIBUÍDA AO PROJECTO:

« Comportamentos de risco e sua repercussão na adesão terapêutica e no controlo metabólico de adolescentes diabéticos insulino-dependentes» - Autores: Carlos Gois, Silvia Ouakinin, Jorge Caldeira, Filomena Sousa, Ana Luísa Santos, Ana Ferro - a realizar na Consulta de Diabetes do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria – Lisboa.

2. O Prémio Hargreaves SPD/JABA, 2005 foi atribuído ex-aequo aos trabalhos intitulados:

« Implementação do Programa Nacional de Controlo da Diabetes Mellitus na ARS do Centro» da Dra. Maria Gaspar – C. S. Mangualde e

« Noninvasive Analysis of Hepatic Glycogen Metabolism in Type 1 Diabetics with Deuterated Water and Paracetamol» - Drs. . John G. Jones; Ana Fagulha; Margarida Bastos; Carla Baptista; Luisa Barros; Angela Ribeiro; Madalena Caldeira; Cristina Barbosa; Manuela Carvalheiro - Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra; Dep. Química e Serviço de Endocrinologia dos HUC – Coimbra.

3. A Bolsa MM Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk 2005  foi atribuída ao trabalho intitulado: « A importância de células progenitoras da linhagem endotelial ( CPE ) na neo-vascularização e cicatrização de feridas de doentes com diabetes » Autores: Catia Igreja; Sérgio Dias - a realizar no Laboratório de angiogénese, CIPM, Instituto Portuiguês de Oncologia Francisco Gentil e APDP - Lisboa.

A Direcção da SPD criou o Prémio Sá Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação ( referencia bibliográfica ) para o endereço da SPD ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

– A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: