Ano 2012

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Maio/2005

Esta é a 11. ª newsletter da SPD.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

1. O 7º Congresso Português de Diabetes já tem data marcada:
Decorrerá de 22 a 25 de Março de 2006 em Vilamoura ( Algarve). Procuraremos manter informados os sócios da SPD dos preparativos para o Congresso e dos prazos para apresentação de trabalhos.

2. A Está já no correio a 1ª Carta do Presidente da actual Direcção dirigida a todos os sócios.

3. Recordamos que os resultados do Registo nacional da Diabetes gestacional podemser consultados no site. Os dados encontram-se à disposição dos sócios interessados. Qualquer dos Centros participantes no estudo poderá, mediante contacto com o seu coordenador: Dr. Tiago Rocha propor a realização de trabalhos de investigação sob o patrocínio da SPD.  www.spd.pt

4. Foi já aprovado pela FDA e introduzido no mercado norte-americano, uma incretina com indicação na terapêutica da Diabetes tipo 2: o primeiro análogo do GLP-1 - a exenatide - com o nome comercial:   Byetta. Para melhores informações aconselhamos os seguintes sites:

5. A título de curiosidade, informamos também que a forma líquida oral de administração de insulina em aerossol ( Oralyn) já está a ser utilizada nalguns países da america-latina.

6. Existe um excelente espaço de discussão acerca das recomendações nutricionais na Diabetes no seguinte site da famosa Clínica Joslin em Boston a que pode ir acedendo a partir de:

– A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: