Junho/2005

Esta é a 12. ª newsletter da SPD.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

1. O 7º Congresso Português de Diabetes já tem data marcada:
Decorrerá de 22 a 25 de Março de 2006 em Vilamoura ( Algarve). Procuraremos manter informados os sócios da SPD dos preparativos para o Congresso e dos prazos para apresentação de trabalhos.

2. Notícias da SPD:

Em  sede da Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional de Controlo da Diabetes foram já concluídos e aprovados os trabalhos referentes a:

- o Novo Guia da Diabetes (que aguarda formato final, aprovação, publicação e divulgação pela DGS).

- Indicadores de Qualidade. (em estudo as formas de implementação pela DGS).

- Bombas Infusoras de Insulina (cujas indicações clínicas  são sobreponíveis à posição da SPD entretanto divulgada no nosso site). Neste momento aguarda-se decisão quanto ao concurso e comparticipação pelo Estado .

3. Notícias da reunião anual da ADA:

Decorreu de  9 a 14 de Junho em San Diego a Reuinião Anual da American Diabetes Association.

Os seus momentos mais relevantes da Reunião e principais trabalhos apresentados podem ser consultados em resumos  criteriosos nos seguintes sites:

www.cmeondiabetes.com . (é fácil inscrever-se no site e ter acesso ao seu conteúdo através de um username e password que lhe será atribuída em pouco tempo). “American Diabetes Association 65th Scientific Sessions, San Diego, June 9th-14th 2005: Selected Highlights.”

4. Recordamos que os resultados do Registo nacional da Diabetes gestacional podem ser consultados no site. Os dados encontram-se à disposição dos sócios interessados. Qualquer dos Centros participantes no estudo poderá, mediante contacto com o seu coordenador: Dr. Tiago Rocha propor a realização de trabalhos de investigação sob o patrocínio da SPD.  www.spd.pt

5. A SPD deu o seu patrocínio científico às seguintes reuniões nacionais: IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica
10 a 11 de Novembro
Local: Fundação Cupertino de Miranda - Porto

XIII Jornadas de Diabetologia de Coimbra
23 a 25 de Novembro
Local: HUC

6. A Direcção da SPD criou o Prémio Sá Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação ( referencia bibliográfica ) para o endereço da SPD:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

7. A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: