Abril/2005

Esta é a 10. ª newsletter da SPD.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

1. Decorreu a Reunião Anual  da SPD nos dias 1 E 2 DE ABRIL DE 2005 EM TOMAR (HOTEL DOS TEMPLÁRIOS). Participaram mais de 200 sócios na Reunião.   Uma Conferencia acerca da Epidemiologia da Diabetes em Portugal pelo Prof. João Amado e os resultados do Registo Nacional da Diabetes Gestacional (2003) apresentados pelo Dr. Tiago Rocha em nome do grupo de estudos da Diabetes e Gravidez foram pontos altos da Reunião.

2. A assembleia geral ordinária e a ASSEMBLEIA ELEITORAL PARA OS CORPOS GERENTES  decorreram na tarde de 2 DE ABRIL.

Foi eleita a nova Direcção da SPD cujo Presidente é o Dr. Luís Gardete Correia. Do seu programa de acção ressalta o empenhamento na criação de uma revista de Diabetologia Portuguesa, a aquisição de uma Sede social e a  implementação de um estudo epidemiológico da prevalência da Diabetes tipo2.

A Assembleia geral ordinária aprovou a aquisição da Sede social e mandatou a Direcção para tal.

Foram, ainda, aprovados os relatórios de contas e de actividades do ano transacto.

Foram aprovados votos de louvor à Comissão organizadora do 6.º congresso da SPD e ao seu Presidente Prof. J. Luis Medina e à Direcção da SPD cessante.

3. O Programa da Direcção eleita e o relatório de actividades da Direcção cessante podem ser consultados no site da SPD: www.spd.pt .

4. Os resultados do Registo nacional da Diabetes gestacional podem também ser consultados no site. Os dados encontram-se à disposição dos sócios interessados. Qualquer dos Centros participantes no estudo poderá, mediante contacto com o seu coordenador: Dr. Tiago Rocha propor a realização de trabalhos de investigação sob o patrocínio da SPD.

5. A IDF aprovou recentemente um Consenso para a definição do Sindrome Metabólico. Poderá ter acesso e fazer o download a partir do site da IDF:   http://www.idf.org/home/index.cfm?unode
=32EF2063-B966-468F-928C-A5682A4E3910

– A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: