Ano 2013

Relatório de Actividades da Sociedade Portuguesa de Diabetologia do ano 2013

Reuniões da Direcção da SPD

No seu terceiro e último ano de mandato a Direcção reuniu dez vezes.

Grupos de Estudo

A SPD tem, desde sempre, apoiado os seus Grupos de Estudo e fomentado a sua criação.

1 – “Grupo de Estudo de Tecnologias Avançadas em Diabetes – GETAD” – Coordenador Dr. Bragança Parreira

2 – “Grupo de Estudo de Educação em Diabetes” – Coordenador Prof. João Filipe Raposo

3 – “Grupo de Estudo de Investigação Fundamental e Translacional – GIFT” – Coordenadora Prof. Paula Macedo

4 – “Grupo de Estudo de Neuropatia Diabética” – Coordenadora Dra. Luísa Raimundo

5 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Gravidez” – Coordenador Dr. Jorge Dores

6 – “Grupo de Estudo do Pé Diabético” – Coordenador Dr. Rui Carvalho

7 – “Grupo de Estudo de Epidemologia em Diabetes” – Dr. Simões Pereira

8 – “Grupo de Estudo de Diabetes e Doença Cardiovascular” – Coordenador Dr. Pedro Matos

9 – “Grupo de Estudo de Recomendações Terapêuticas” – Coordenador Dr. Rui Duarte

10 – “Grupo de Estudo de Nefropatia e Transplantação” – Coordenadora Dra. Margarida Bastos

11 – “Grupo de Estudo de Enfermagem em Diabetes” – Enfª. Isabel Correia

12 – “Grupo de Estudo de Diabetes na Criança e no Adolescente” – Coordenadora Dra. Rosa Pina

Reunião Anual da SPD – 2013

Realizou-se a Reunião Anual da SPD em Tomar, a 1 e 2 de Março de 2013.

Alteração do modelo prévio:

• . Participação da Indústria Farmacêutica

• . Posters

• . Comunicações orais

Atribuição de 2 Bolsas e 1 Prémio

Bolsa de Estudo Pedro Eurico Lisboa, SPD/Bayer”

Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas SPD/Novo Nordisk”

Prémio SPD/Sanofi”

Prevadiab 2

Segunda fase do Estudo PREVADIAB

Coordenação: Dr. Luís Gardete Correia.

Renapedi

Registo Nacional de Pé Diabético Infectado.

Coordenação: Dr. Rui Carvalho.

HIPOS-ER

Hypoglycemia In POrtugal Study – Emergency Room

7 centros:

• Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

• Centro Hospitalar do Porto

• Centro Hospitalar de S. João

• Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

• Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Stª. Maria

• Hospital Beatriz Ângelo – Loures

• Hospital Distrital de Faro

Patrocínio MSD

Programa “Juntos é mais fácil”

SPD como um dos promotores do programa “Juntos é mais fácil”

Objectivo: Ajudar a pessoa com diabetes e a sua família a compreender a doença e os tratamentos, a colaborar nos cuidados e a responsabilizar-se pelo seu estado de saúde, favorecendo a sua autonomia.

Patrocínio Novartis

Linhas de Investigação na Área da Diabetes

Comissão para política de Investigação – Prof. Doutor José Luís Medina (Presidente)

Comissão para revisão de bolsas – Prof. Doutora Manuela Carvalheiro (Presidente)

Colaboração com outras Sociedades e Serviços

Colaboração activa com outras Sociedades Médicas, concedendo o patrocínio científico a vários congressos, jornadas e cursos de reconhecido mérito científico na área da Diabetologia.

Agosto 2014

O Secretário-Geral da SPD

José Silva Nunes

Outubro/2004

Esta é a 4ª newsletter da SPD.

A SPD iniciou em Julho deste ano, uma nova forma de comunicação com os seus sócios através do envio de newsletters periódicas para os endereços de correio electrónico respectivos.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso site www.spd.pt.

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

Notícias da SPD:

1 - Realiza-se de 22 a 24 de Outubro a Reunião anual da IDF-Europa   «TWAS - Together We Are Stronger» em Otocec, na Eslovenia. Este ano o tema é "Future Diabetes". Durante o «meeting» realizar-se-á  a Assembleia Geral da Organização onde serão votadas também as candidaturas para um lugar no «Board» e para um lugar na «Comissão de Nomeações».

Portugal tem direito a 3 delegados: ( 2 delegados da APDP e 1 delegado da SPD, em função do número de sócios ). A SPD far-se-á  representar pela Srª Enf.ª Sara Pinto - membro da Direcção e apresentará um Poster de divulgação das actividades da SPD já anteriormente apresentado no último Congresso da EASD em Munique.

A SPD apoia, ainda, a candidatura do Dr. João Nabais ( a convite da APDP e Presidente da Diabentejo- Associação de Diabéticos do Alentejo) a um lugar no Board ( Direcção) da IDF-Europa.

2 - " Estudo Genético de Doentes com Diabetes Tipo Mody " - Este estudo, cujo responsável principal é o nosso colega: Dr. J. Silva Nunes tem o patrocínio científico da SPD, tendo ganho a Bolsa  M.M.Almeida Ruas SPD-Novo/Nordisk do ano passado.  Iniciou-se agora a sua fase de implementação. A todos os colegas interessados neste estudo que identificará famílias com MODY, aconselhamos a consulta da Pagina da SPD - na barra intitulada: "Estudos" ou contacto pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

3 - " Centros / Núcleos de Diabetologia" - Com o objectivo de obtermos uma base de dados mais fiel quanto aos centros especializados de atendimento a diabéticos  no país, solicitamos a todos os colegas que trabalhem ou conheçam consultas ou núcleos de Diabetes em actividade fora dos grandes Centros ( Hospitais Centrais, APDP, p.ex) que nos informem ou actualizem essa informação para o nosso mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

4 - Patrocínios Científicos - A SPD deu o seu patrocínio científico aos seguintes encontros:

- V Curso Monotemático “O Pé Diabético – a Prevenção da Catástrofe ”, que decorrerá na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, nos dias 04 e 05 de Novembro de 2004. - Organização da Consulta Multidisciplinar de “Pé Diabético”, do Serviço de Endocrinologia do Hospital Geral de Santo António. Programa e contactos: http://www.acropole-servicos.pt/

- 8ªs Jornadas de Diabetes da Madeira -Hotel Savoy -  Funchal.  Dr. Silvestre Abreu, Dra. Margarida Ferreira Dra. Maritza Sá  Dr. Gardete Correia

5 - DIA MUNDIAL DA DIABETES - Á semelhança de outros anos a SPD associou-se à APDP, SPEDM e, este ano, à SPEO, nas comemorações do Dia mundial da Diabetse , 14 de Novembro. Este ano, a comemoração oficial será em Lisboa. O lema deste ano lançado pela IDF e OMS é: «Combater a obesidade é prevenir a Diabetes». Aos colegas interessados em obter folhetos ( ou posters) de divulgação do dia mundial poderão contactar o telef. da SPD :

Telf: 96 825 22 97 e Fax: 21 385 93 71 ou a APDP: 213886101 ( D. Paula Gabriel ).

6 - Lembramos que está já a concurso a Bolsa Pedro Eurico Lisboa/SPD-Bayer 2004. O prazo de entrega de candidaturas termina no fim do ano ( Informações no nosso site ).

7 - A Jaba Farmacêutica será o novo patrocinador do Prémio Hargreaves-SPD.
( Em breve teremos mais informações acerca dos detalhes do regulamento e prazos de candidatura ).

8 - O prazo de candidatura à Bolsa M.M. Almeida Ruas SPD/Novo-Nordisk será em breve afixado na página da SPD.

9 - A Direcção da SPD criou o Prémio Sá Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação ( referencia bibliográfica ) para o endereço da SPD ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

– A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: