Ano 2012

RELATóRIO de ACTIVIDADES da SOCIEDADE PORTUGUESA de DIABETOLOGIA do ano 2012

Agosto/2004

Esta é a 2ª newsletter da SPD.

Conforme anunciado no 6° congresso de Diabetes realizado no Porto no passado mês de Março, a SPD iniciou uma nova forma de comunicação com os seus sócios através do envio de newsletters periódicas para os endereços de correio electrónico respectivos.

Nestas mensagens tentaremos manter os sócios que, assim o desejarem, actualizados quanto a notícias referentes às actividades da SPD, página (site) da internet www.spd.pt e respectivas actualizações e notícias na área da Diabetologia.

Esta forma de comunicação será tanto mais útil quanto maior for o número de sócios que nos enviarem os seus endereços electrónicos assim como a sua actualização. Poderão fazê-lo logo na página inicial do nosso sitewww.spd.pt .

Por favor divulgue esta informação pelos colegas que ainda não recebem a newsletter.

Notícias da SPD:

1- Está já a concurso a Bolsa Pedro Eurico Lisboa/SPD-Bayer 2004. O prazo de entrega de candidaturas termina no fim do ano ( Informações no nosso site).

2 - A Jaba Farmacêutica será o novo patrocinador do Prémio Hargreaves-SPD. ( Em breve teremos mais informações acerca dos detalhes do regulamento é prazos de candidatura ).

3 - A Direcção da SPD recebeu o seguinte fax do Infarmed datado de 02 de Julho de 2004: " Em resposta ao vosso fax de 12 de Abril de 2004, relativo aos análogos rápidos de insulina, vimos....informar que foi aceite a revisão excepcional do preço do medicamento Humalog , 5 cartuchos a 3ml/100 UI....

ou seja, o solicitado pela empresa de forma a dar continuidade à sua comercialização".

Como é sabido a descontinuidade dos cartuchos de 1,5 ml decidida pela Lilly, poderia levar ao fim da comercialização da insulina Humalog no nosso país!!! Este facto motivou uma acção empenhada da Direcção da SPD junto das autoridades competentes.

4 - A SPD aconselha:

O número de Julho da Revista Diabetic Medicine, onde é abordada a controversia relativa à utilização na clínica dos novos padrões de referência para a Hb A1c de acordo com a nova metodologia aprovada pela IFCC ( International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine ) onde os resultados são em média inferiores em 2% aos métodos clássicos referidos no DCCT e UKPDS, por exemplo. Este é um assunto que ainda levantará muitas dúvidas e polémica nos próximos tempos.

5 - A Direcção da SPD criou o Prémio Sá Marques/SPD destinado a premiar o(s) sócios da SPD autor(es) de artigos de Diabetes publicados em Revistas científicas internacionais de prestígio reconhecido. Os autores deverão enviar a informação da publicação ( referencia bibliográfica ) para o endereço da SPD Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou do seu Secretário-Geral Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

– A SPD aconselha a consulta e assinatura dos seguinte sites: